As invenções de esquema tático começaram

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, o técnico Thiago Carpini começou com suas invenções. Na realidade, o esquema tático colocado por ele em campo contra o Mirassol não foi uma novidade, uma invenção plena, mas cópia perfeita do esquema montado por Rogerio Ceni no Campeonato Paulista do ano passado.

Ants da partida iniciar, eu e meu amigo Edson Lapolla conversávamos: ele achando que o Diego Costa seria lateral e eu que o esquema seria 3-5-2, com Wellington Rato como ala direito. Eu acertei, mas durou pouco. Rato não conseguiu fazer o vai e vem (precisava de um Uber para isso) e Galoppo acabou, em certos momentos, virando assistente de lateral.

Depois virou um não sei o que. Começou com 3-5-2, virou 3-4-3 e outros mais.

Mas como um esquema desses pode dar certo? Você tem um “ala” pela direita, que é canhoto; depois você tem um quarteto no meio de campo, com dois volantes, um meia e um lateral esquerdo. E tem mais um jogando pela esquerda (Ferreira). Ou seja: time capenga.

Se ele queria jogar com três zagueiros, nos moldes tradicionais, não seria mais fácil ter tirado Wellington Rato (ou Ferreira) e entrado com Igor Vinicius? Ah, ele quis poupar Igor Vinicius. Então por que levou Igor Felisberto para lá, se não servia para nada?

Esperei ansiosamente pela explicação de Carpini no pós jogo, mas ela não veio. Na realidade, a brilhante imprensa presente não insistiu na pergunta para elucidar. Ele, na primeira indagação, tergiversou, falou do desgaste físico nessa início de temporada, de precisar rodar o elenco, mas não convenceu a mim.

Se é para poupar, por que não Wellington? Poderia ter entrado com três zagueiros, Igor Vinicius e Patryck como alas e vida que segue. Afinal, Wellington também jogou contra o Santo Andre.

Foi invenção e pronto. E não gostei. Não fico cornetando técnico no início, mas erros deste tamanho precisam ser criticados. Além do mais, Carpini tem que entender que é técnico do São Paulo, não mais do Água Santa ou do Juventude. Até porque na coletiva ele disse que vai observar a Portuguesa para ver como montar o São Paulo.

Pera aí, cara pálida. É a Portuguesa quem tem que estudar o São Paulo, não o contrário. O time grande é o Tricolor.

Destaco Galoppo que está ganhando essa posição. Rende mais do que Luciano. E, se mantiver o ritmo, colocará James Rodrigues no banco. Aliás, se James um dia for relacionado.

O empate fora não foi ruim. O Mirassol é um bom time. O que me incomodou mesmo foi o esquema tático. Por isso digo que começamos mal essa caminhada com Carpini.

10 comentários em “As invenções de esquema tático começaram

  1. São sempre os mesmos cornetas. Técnico do São Paulo tem que se habituar à esse bando de do contra. Aliás, se o portuga da SEP fosse nosso técnico, já não seria por muito tempo. Dá um tempo e deixa o cara trabalhar. Que m… porra.

  2. Concordo. Foi invencionice.

    E acrescento a tentativa de recuperar o Nikão. Já vi esse filme várias vezes, quase nunca termina bem.

    O cara está em início de carreira. Teve a sorte incrível de receber um time montado, experimentado e reforçado. E vai querer inventar?

    Ele conhece o campeonato brasileiro, sabe que técnicos muito mais prestigiados seguiram esse caminho e acabaram demitidos. E vai querer inventar?

  3. A torcida do SPFC de rede social é de um nível de corretagem sem precedentes. Paulo, estamos no segundo jogo, e testes são feitos agora. Somos campeões da Copa do BR e não precisamos cobrar nesse nível um cara que chegou agora. Torcedores, calma.

  4. Minha impressão é que teremos mais um ano difícil. Nosso ataque pode ser até melhor do que o ano passado, mas nossa defesa, meu Deus! Apenas dois jogos e tomar dois gols de cabeça do adversário na pequena área é um verdadeiro absurdo. Vamos esperar para ver o que será do próximo jogo. Espero algo melhor.

  5. Filho, vamos conversar sério. Vc não percebeu que não tínhamos lateral direito ? O Igor Vinicius fazia um ano que não jogava, ele tinha sim que ser poupado. O Wellington jogou justamente por não termos ninguem do outro lado e então atacamos mais pela esquerda.
    Na zaga, ele usou 3 zagueiros reserva, sendo que um fazia um ano que não jogava e vem de contusão.
    O Ferreirinha chegou agora e tentou fazer algo, mas esta nitidamente fora de ritmo e desentrosado.
    O time foi bem, jogou mais do que o Mirassol (que é um bom time), fez o gol para ganhar (o VAR inventou) e teve outro que o Juan errou, e não levou muitos sustos, acho que o Mirassol chutou apenas 3 vezes em nosso gol.
    Estamos em pré temporada, agora é a hora de rodar o elenco, colocar todos para jogarem.
    Esta tudo certo, o elenco é ótimo, dá muitas opções ao treinador, podemos e devemos sim montar um esquema de acordo com o adversário, principalmente quando o jogo é fora do Morumbi.
    Vc escreve “o estrago estará feito” ? Como assim, o rapaz chegou, esta trabalhando sério, vem de bons trabalhos.
    Não existe tecnico no Brasil, quem vc contrataria ?
    Vai dar certo sim, voltamos a ser grandes, voltamos a impor respeito, já temos decisão dia 4 da Supercopa…..e vcs reclamam ? Do que ?

    • Tinham 2 laterais direito no banco de reservas… fazer um trabalho razoável no time do PCC e no Juventude não credencia a ser técnico de time grande como você diz… ah a final da Supercopa é puro e exclusivo mérito do Dorival.

  6. E depois das alterações o time piorou ainda mais, ficou um excesso de jogador nas beiradas do campo e só um pelo meio… o jogo se dá pelo meio e no terço final pode cair nas beiradas ou com uma inversão de lado da bola…

    É o Thiago Capim!!! Isso não vai longe, mas o estrago estará feito!!

    • Tb nao gostei, tudo bem que carpini chegou agora mas se ficar inventando nao vai durar muito e ele tem que entender tem colocar o que tem de melhor e nao ficar inventando esquema com jogadores que não consegue adaptar nesse esquema e o sao paulo sem lucas perde quase tudo pq ele diferenciado chama a responsabilidade e ele em campo preocupa pelo 3 adversários para marca lo.
      Por isso que as vezes vale a pena investir treinador experiente que tenha bagagem, tenha títulos e conhece seus aniversários.
      Mas que carpini acorde logo que ele nao esta dirigindo time pequeno é time grande, torcida gigante tri mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*