O time deste domingo deve ser analisado individual, não coletivamente

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, o São Paulo venceu o São Bento por 1 a 0, golaço de Henanes. A vitória seria obrigatória, jogasse com qual formação fosse. Titular, misto ou reserva. Até Sub-20. Tinha que ganhar. E ganhou. Pronto. É o que basta para falar do todo da partida.

A análise que quero fazer é individual. Quando recebi a escalação gostei, pois entendo que só veremos a qualidade do elenco se ele for colocado à prova. Não é treinando contra Sub-20 em Cotia que os jogadores vão mostrar se podem ou não serem substitutos dos titulares. Além do mais, exceção feita ao Palmeiras, que tem uma financeira por trás e pode se dar ao luxo de ter três times, nós continuamos, como a quase totalidade dos times, buscando ter um time, com bons reservas que possam substituir os reservas em casos de contusão, suspensão ou mesmo fazendo rodízio.

Não é só pelo jogo contra o São Bento que vamos poder cravar se o elenco é forte, confiável, ou não. É por uma sequência, mas é fato que já deu para ter ideia se melhoramos ou pioramos em relação ao ano passado. E acho que evoluímos.

Nossos dois goleiros – Thiago Volpi e Jean – são melhora que Sidão e Jeanm que tínhamos em 2018; nossos laterais reservas – Igor Vinicius e Leo – são melhoras que Edimar. E fico por aqui porque não tínhamos lateral direito reserva. E vou além: gostei bastante de Igor Vinicius e Léo. Ambos cobrem bem a defesa, fazem a linha de fundo, quando precisam entram na diagonal, partem para cima dos marcadores. Entendo que Reinaldo e Bruno Peres ainda são titulares, mas com o tempo Igor Vinicius pode assumir essa posição.

Rodrigo foi uma boa surpresa. Me pareceu muito firme na zaga. É bem verdade que teve ao seu lado Bruno Alves, que para mim deveria ser titular do time ao lado de  Arboleda. Mas o garoto mostrou personalidade, inclusive para sair jogando algumas vezes, se aventurando no ataque.

Apesar de alguns erros de passes – problema crônico de todos os volantes do São Paulo – Willian Farias me pareceu bom marcador. Sabe se posicionar à frente da zaga e dar cobertura quando os zagueiros descem. Já Araruna…bem, Araruna é Araruna. Muitas vezes me dá desânimo em assistir ao jogo do São Paulo quando vejo essa garoto em campo. Bom menino, mas com futebol muito limitado.

Gostaria muito de ter visto Jonathan Gomez jogando como segundo volante, desde o início do jogo. Mas ele entrou no lugar de Hernanes. E perdeu o pênalti. Então sua volta foi horrorosa. Terei paciência para esperar e vê-lo, uma hora, jogando de segundo volante.

Na frente, me parece que Helinho está sentindo muito a mudança para o profissional e as cobranças que tem sido feitas contra ele. Já Antony, que se encheu de moral com a conquista da Copinha e o prêmio de melhor jogador do torneio, entrou com muita confiança e mostrou que poderá fazer sucesso. Só acho que ambos devem ganhar uma atenção especial da comissão técnica no que tange à parte física. Precisam ganhar massa muscular, pois são frágeis e não aguentam uma dividida.

Para fechar, Gonzalo Carneiro não é o cara que tem que ser titular, mas pode ser útil num momento de necessidade de atacantes com movimentação. Ele brigou muito e isso me deixou confortável para elogiar seu futebol.

Projetando a quarta-feira, me parece claro que Hernanes começa jogando e Nenê também, com Helinho indo para o banco. Do contrário Jardine não deixaria o garoto jogando a partida inteira hoje e Nenê no banco. Acho que a sinalização foi clara.

A semana começa com essa decisão. O ano de 2019 chega, finalmente, à temporada.

6 comentários em “O time deste domingo deve ser analisado individual, não coletivamente

  1. Araruna e Éverton Felipe foram muito mal.

    Bruno Alves é nosso melhor zagueiro.

    Boa oportunidade para alguns jogadores mostrarem serviço.
    Laterais foram bem.
    Helinho já vi jogos muito bons dele no Jr. E ele precisa se soltar mais.
    Antony jogou bem como no Jrs.

    Jean… como explicar a contratação dele?

  2. Boa análise, acho que entre carneiro e helinho, prefiro o Carneiro.
    Acho que o Igor Vinicius deverá ser titular.
    Helinho muito jovem, precisa ser emprestado para aprender a jogar.
    Antony precisa ter a chance pelo paulistao de mostrar o que sabe, se nao, ser emprestado também.
    Já o Jardine, mostra que nao temos técnico.
    #JardineAindaNão

  3. É de se lamentar e deixar torcedor irritado quando se entra com Araruna Everton Felipe Helinho e depois entra Jonathan Gomes claro aproveitando a fraqueza do adversário mas não tem condições alguma de começar jogando com esses jogadores espero que poupou os titulares e vamos realmente ver um futebol digno na quarta feira

  4. O problema é: o adversário inexistia!!!

    Esse time que jogou hoje pelo SPFC, não aguentaria se manter na serie A no brasileirão…

    Everton Felipe, Araruna, Jonatan Gomez, Helinho (que até hoje vive daquele gol contra o Flamengo)!

    Ou o Helinho sai do time, ou acorda, ou fatalmente acabará por se queimar em algum jogo grande que pode nos custar uma eliminação!!!

    O São Bento não tem nem ataque e ainda assim chegou a fazer um gol!!!

    Eu queria ter em relação a esse grupo 5% do otimismo do PP!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.