Novidades na Rádio Tricolornaweb Musical

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, a partir desta próxima segunda-feira, 02 de outubro, a Rádio Tricolornaweb Musical vai mergulhar na história, muito mais do que tem feito até agora. Nascida sem o objetivo de brigar com emissoras comerciais, sempre busquei atender todos os seguimentos de público que frequentam nosso site.

Os ouvintes se acostumaram a ouvir músicas antigas e atuais, seleções especiais dos mais diversos ritmos musicais e busca por cantores, cantoras, compositores, compositoras, grupos, bandas, orquestras de todos os tipos, de diversas nacionalidades.

Sempre primamos pela boa qualidade das músicas, amparados, inclusive, pela sugestão de vários leitores/ouvintes e fizemos questão de que a boa qualidade sonora fosse imprescindível. Nas vezes que essa qualidade não era boa, avisamos mas justificamos pela historicidade da gravação. Exemplo disso foi a seleção de tangos que fizemos essa semana e trouxe músicas na voz de Carlos Gardel, cujas gravações se deram apenas em discos de 78 rotações, aqueles de louça.

Consultei alguns leitores/ouvintes, os mais participativos com ideias e sugestões da Rádio Tricolornaweb Musical, sobre uma ideia que tinha de fazer Hit Parade do século passado. Alertei na consulta que, nos primeiros programas, a qualidade sonora seria de péssima qualidade, mas primaria pela relevância histórica. Recebi aprovação unânime, pois todos entenderam que, como disse no começo, não temos a intenção de concorrer com rádios comerciais, mas de tocar o que ninguém toca. Então toquei meu projeto em frente.

Assim sendo, a partir desta segunda-feira, dia 02 de outubro, começa o Hit Parade de todos os tempos. Apresentaremos músicas alternadas com fatos relevantes da época. Nesse primeiro episódio tocaremos a música mais executada em cada ano, entre 1900 (século IXX) e 1914 (já no século XX). Depois teremos, da mesma forma, entre 1915 e 1929; 1930 e 1944. Então, entre 1945 e 1949, apresentaremos as três músicas mais executadas em cada ano.

A partir de então, quando chegarmos em 1950, faremos o Hit Parade do ano, com as 15 músicas mais executadas, sempre trazendo, intercalando as músicas, o que de mais importante aconteceu naquele ano no Brasil e no mundo.

Vale salientar que entre 1900 e 1920 só tínhamos músicas tocadas em gramofone, o que leva a qualidade em níveis baixíssimos; depois vieram os discos de carnauba e louça, em 78 rotações. A partir de 1930 já consegui fazer algumas remasterizações, reduzindo o excesso de chiados e melhorando sensivelmente a qualidade sonora. A partir de 1950, já com o advento do vinil, meu trabalho de extração de ruídos foi bastante facilitado. Aliás, aos que já me perguntaram onde consigo esses músicas, tenho um acervo musical, parte herdada de meu pai, parte que eu mesmo constituí, muito grande. E trabalho há 21 anos na Jovem Pan, tendo trabalhado por dez anos na Bandeirantes, onde o arquivo musical é incomensurável. Portanto, tenho onde buscar essas músicas.

Nossa ideia é transformar esse trabalho no maior acervo já conhecido na história da música e do mundo, unidos numa única plataforma, e que permitirá que todos os nossos leitores/ouvintes possam baixar essa programação e colecionar esse acervo que disponibilizaremos a partir de segunda-feira.

Conto com a participação de todos. Boa viagem ao túnel do tempo.

4 comentários em “Novidades na Rádio Tricolornaweb Musical

  1. OLÁ PAULO PONTES,
    PARABÉNS VOU ACOMPANHAR TODAS COM CERTEZA.
    GOSTARIA DE DAR UMA SUGESTÃO PARA O “NOSSO” SITE VISTO FICAR CONECTADO A ELE DIRETO, NA PÁGINA PRINCIPAL TER A TABELA DE CLASSIFICAÇÃO, HOJE ACOMPANHO PELO DO TERRA QUE É MUITO BOA.
    É SÓ UMA SUGESTÃO.
    UM ABRAÇO E NOVAMENTE PARABÉNS PELO SITE.
    ALVANDIR

  2. Tudo da musica melhor do mundo
    todinha para nos,
    um premio muito melhor do que a
    insatisfacao que esse timeko do pixu leko
    nos brinda, atualmente e sempre com essa diretoria
    di mierda.
    Musica, musica para nos alegrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*