Zubeldía diz que São Paulo joga bem há muito tempo

O São Paulo venceu o Flamengo por 1 a 0, na noite deste sábado, e voltou a vencer no Campeonato Brasileiro depois de três rodadas. Calleri marcou o gol que garantiu a festa para os mais de 58 mil torcedores presentes no Morumbis, recorde na atual temporada.

O técnico Luis Zubeldía, que levou cartão amarelo por reclamação e voltou a ficar pendurado, destacou o bom momento da equipe na temporada e enalteceu o desempenho dos jogadores nos últimos jogos.

– Estou feliz porque jogamos bem, ganhamos bem, nossa gente pode assistir ao estádio lotado e ver um bom jogo. Jogamos bem, faz tempo que a gente vem jogando bastante bem, mas hoje desfrutei mais que das outras vezes. Vi uma equipe segura, que fazia as jogadas que tinha que fazer, encontrava o jogador livre, tivemos controle de jogo, posse, aceleração.

– Temos jogador bem há muitos jogos, uma ideia bem clara, futebol brasileiro é muito difícil manter o nível em muitos jogos, pelas cargas dos jogadores, pela carga mental, pelas viagens, calor, gramados que não são bons… Há muitos fatores. Quando vejo que o jogador A passa para o B e que essa jogada tem que acabar no C e isso acontece e se repete, com aceleração para atacar, sem que se cheguem em seu próprio gol, é hora de desfrutar. Estamos bem. Isso aconteceu hoje, muitas jogadas em que eu, mentalmente, via o que ia acontecer. Isso se repetiu. Terminei desfrutando o jogo.

O treinador argentino disse que segue com a expectativa de brigar pelo título brasileiro e das outras duas competições em que o São Paulo segue em disputa na temporada: a Copa do Brasil e a Conmebol Libertadores.

– Vamos seguir tentando no Brasileirão, no que mais pudermos, estar nas primeiras posições. Espero que os resultados sejam a favor para que tenhamos um lindo ano.

– A essa altura da minha carreira, é um lindo presente que deram a mim e a todo estádio. Sobretudo pela equipe que enfrentamos, boa equipe, bons nomes, e que estava acima na tabela. Um dia redondo, pela minha esposa [se formou em Comunicação], pela alegria que tenho por ela, e pelo futebol ser para mim importante, e pela gente que a gente nos representa. Família e futebol se uniram e me permitiram ter um lindo dia – disse o treinador.

Com 35 pontos, o São Paulo ocupa a sexta colocação do Brasileirão, oito pontos abaixo do líder Botafogo e agora a apenas cinco do Flamengo, vice-líder.

O São Paulo entra em campo novamente na quinta-feira, às 20h (de Brasília), contra o Goiás, no estádio da Serrinha, em Goiânia, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na primeira partida, disputada no Morumbis, o Tricolor venceu por 2 a 0.

Veja outros trechos da entrevista de Luis Zubeldía:

Luiz Gustavo
– Está na vista, o que posso falar dele, só ver as partidas ou ver sua carreira, está fazendo pelo São Paulo. Muitos podem se surpreender, mas ele há dez partidas vem jogando bem. É um caso… quando cheguei, ele estava recuperando de lesão, fui vendo seu rendimento nos treinamentos, no aeróbico, apesar da idade, o rendimento físico dele nos treinos era de um jogador top, os metros por minutos, distância em alta intensidade.

– E quando vimos com ritmo futebolístico com os trabalhos, consideramos que estava para uma oportunidade, usamos contra o Barcelona e Talleres segundo tempo, titular na Copa do Brasil, e fomos vendo o Luiz Gustavo. O que mais surpreendeu foi a humildade para treinar de forma silenciosa e demosntrar no treino. Às vezes falamos para o jovem: ganha sua vaga no treinamento. E aqui temos um exemplo de dentro, não precisamos olhar nas redes sociais um jogador do Real Madrid. É um exemplo, é importante. Não precisa ver Cristiano Ronaldo a distância, como treina.

Ausência de Luciano
– A medida que vamos transitando na temporada, a ideia é incorporar melhores rendimentos dentro do plantel e da equipe. Há um tempo atrás, não imaginávamos que teríamos a dupla Rafinha-Rato, eles estavam lesionados, quando jogava um não jogava outro. Hoje vimos uma boa versão dos dois. Eu não imaginava que estaria jogando o Liziero, que teve bom rendimento hoje e nas partidas passadas, um jogador que incorporamos no projeto. Bobadilla estamos incorporando no projeto. O aporte de Erick, o que fez na partida passada, André e Juan. Na esquerda, Nestor. Temos Patrick, Ferraresi, Jandrei… E assim posso enumerar. O que quero dizer é que temos de ir encontrando a melhor versão de cada um para que nos três campeonatos possamos render bem, competir bem, e isso está acontecendo. Vamos ver com o tempo se é assim. O importante é que estamos sendo uma equipe e isso tem sido um avanço.

Ferreira e Liziero
– No futebol é importante o antagonismo. Se a a pausa for na direita, a aceleração pode ser na esquerda. Ou vice e versa. Os jogadores que jogam, Calleri mete muita diagonal, e Luciano ou Lucas arrancam de trás. O antagonismo associado é importante. Ferreira tem dado isso, um contra um que outros jogadores não tem. Por esquerda, Welington vem de trás. As vezes Ferreira passa ou dois ou três, e Wellington vem de trás. Ou se pode jogar no um contra um, ele aparece para apoiar. É um antagonismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*