O São Paulo enfrenta o São Bernardo na tarde deste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Morumbi, pela penúltima rodada do Campeonato Paulista. Em um confronto direto pelo topo da classificação geral do torneio, o Tricolor pode dizer que tem um trunfo a seu favor: foi derrotado pelo rival do ABC somente uma vez.
O revés isolado aconteceu há oito anos, em 2016, também válido pelo Estadual. A equipe foi superada pelo placar de 3 a 1, em pleno Morumbi. O único tento gol são-paulino na partida foi marcado pelo meia Paulo Henrique Ganso, que atualmente defende o Fluminense.
No retrospecto geral, porém, o São Paulo leva larga vantagem. São quatro vitórias, um empate e outra derrota em seis confrontos disputados. Além disso, são 12 gols marcados contra apenas seis sofridos.
O Tricolor também guarda boas lembranças de antigos duelos contra o São Bernardo. No último encontro entre as equipes, em 2022, a equipe saiu vencedora por 4 a 1, com gols de Nestor, Pablo Maia, Marquinhos e Calleri, e conseguiu uma vaga nas semifinais do Paulistão. Posteriormente, chegaria à grande decisão, perdendo o título para o Palmeiras.
Desta vez, o embate reserva uma forte briga pela liderança da competição. Já classificado à próxima fase, o São Paulo pode ultrapassar o adversário deste fim de semana caso vença o jogo no Morumbi. Ainda assim, precisaria torcer por um tropeço do Verdão, que ocupa a primeira posição geral, frente a Ferroviária.
Antes de encerrar sua participação na primeira fase, a equipe de Rogério Ceni visita o Botafogo-SP na rodada final, no dia 5 de março, em Ribeirão Preto. O time, que lidera o grupo B, com 20 pontos ganhos, pode garantir a colocação em sua chave caso derrote o São Bernardo.