Após a derrota para o São Bernardo, em casa, no sábado, por 1 a 0, o São Paulo terá o maior período sem jogos nesse início de temporada. Serão oito dias até o duelo contra o Botafogo, domingo que vem, em Ribeirão Preto.
O técnico Rogério Ceni espera que a semana livre o ajude a recuperar jogadores que estão em fase final de tratamento de lesões para o jogo em que tentará garantir a vantagem de atuar como mandante nas quartas de final do Paulista.
Com 20 pontos, o São Paulo lidera o Grupo B com a mesma pontuação do Água Santa, que tem saldo de gols menor (11 a 3) – as duas equipes estão classificadas e se enfrentam no primeiro mata-mata, que é em jogo único.
A vantagem expressiva no saldo de gols dá ao time do Morumbi a possibilidade de avançar como líder se repetir o resultado do rival de Diadema, que pega o São Bernardo fora de casa.
São 12 jogadores afastados por lesão – e Calleri deixou o gramado no sábado com dores no tornozelo, o que pode aumentar essa lista.
O lateral-direito Igor Vinícius é quem está mais próximo de voltar. Ele teve uma pubalgia, mas na última semana participou de atividades com o elenco.
O atacante Caio, que operou o joelho em junho, está no mesmo estágio de recuperação, mas a comissão técnica tem mais cautela com o retorno do jovem jogador e deve poupá-lo do Paulista, com possibilidade de retorno no Brasileiro, em abril.
O zagueiro Diego Costa, que fez uma cirurgia menos complexa no joelho nas férias, está em processo de transição e há esperança de que ele possa treinar durante a semana para, talvez, reforçar a zaga nos jogos finais do estadual – o setor tem só Alan Franco e Beraldo, além do recém-promovido Matheus Belém, já que Ferraresi e Arboleda estão machucados.
A derrota em casa para o São Bernardo tirou do São Paulo a chance de conquistar a liderança geral do Paulista. A equipe do ABC chegou aos 26 pontos, e o Palmeiras tem 24. Com 20 pontos, o time de Rogério Ceni só pode ir aos 23.
Os times de melhor campanha têm a vantagem de serem mandantes nas quartas e semifinais, além de jogar em casa a segunda partida da final. Os pontos, porém, continuam sendo somados na fase final para a definição dos mandos.
Não merece ser líder ou estar entre os 1o de cada grupo, um time fraco, com treinador fraco a cara do time não chega a final de jeito nenhum.