SP “lapida” zagueiro da base pensando em prováveis mudanças para 2025

O São Paulo usou 2024 para “lapidar” uma nova joia para as próximas temporadas. O zagueiro Igão, de apenas 17 anos, passou a ser relacionado para jogos, viajou com o elenco profissional e estreou na última rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Botafogo, no Nilton Santos.

A estratégia foi usada pelo São Paulo para dar experiência ao garoto, que é visto como uma das grandes promessas do clube para o futuro próximo. Enquanto jogava pelo sub-17, Igão treinou também com os profissionais para se ambientar à rotina que pode estar mais presente nas próximas temporadas.

Apesar de só ter entrado em campo por um minuto contra o Botafogo, na última partida de 2024, Igão terminou o ano feliz. O zagueiro entende que sua primeira temporada convivendo com os profissionais serviu de aprendizado.

– Estou muito feliz e realizado de estrear entre os profissionais. Foi um trabalho de muito aprendizado ao longo dos treinamentos e, também, das relações que tive neste ano. Sentir a atmosfera do vestiário, conversar com os atletas mais experientes, participar ativamente dos trabalhos.

– Acredito que a comissão, e o Zubeldía, me preparam muito para este momento. Sem dúvidas foram os momentos mais especiais da minha trajetória como jogador de futebol e fico muito realizado por isso – disse Igão.

Entre os jogadores bem mais velhos e experientes que ele, Igão passou 2024 se destacando. Inicialmente, o garoto ficaria por pouco tempo no CT da Barra Funda, mas logo foi relacionado para quatro partidas do São Paulo (contra Vasco, Criciúma, Bahia e Athletico). Depois, voltou para as categorias de base para reforçar o time sub-17.

O Tricolor entende que o caminho natural é Igão se firmar cada vez mais entre os profissionais. Por isso, apesar da pouca idade, o São Paulo tenta aproveitar ao máximo o potencial do garoto, o que deve ser ainda mais frequente em 2025.

E a promessa já é vista, também, como um “xerife” pelo São Paulo, pelo seu perfil de liderança. Destro, chegou ao clube aos nove anos. Em 2018, ganhou repercussão, nas redes sociais, um vídeo em que o garoto motivava os companheiros da equipe sub-11 do Tricolor.

Em dificuldade financeira, o clube sabe que pode perder algum de seus zagueiros – principalmente os mais caros. Arboleda, recentemente, foi oferecido ao Cruzeiro por seus empresários, mas o negócio não andou.

– Para o ano que vem, quero ajudar e aprender ainda mais. Sei que é um caminho com bastante aprendizado, temos jogadores capacitados no elenco e quero fazer parte disso. Agora é pensar que em todas as etapas eu tenho que dar o meu melhor, como sempre fiz e sempre vou fazer por este clube. O São Paulo mudou minha vida e quero retribuir isso todos os dias, trabalhando, me esforçando e sendo capaz e ajudar a instituição – completou Igão.

O zagueiro tem contrato com o São Paulo até setembro de 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*