O São Paulo jogará nesta quarta-feira, contra o Coritiba, sem seu principal jogador no momento. Tido como ponto de virada do time na temporada, o meia está suspenso pelo terceirocartão amarelo e verá de casa sua equipe tentar alcançar, no Couto Pereira, a décima rodada seguida de invencibilidade no Campeonato Brasileiro. Nesse período, foram dois empates e sete vitórias, a última delas sobre o líder Cruzeiro, a qual acirrou a disputa pelo título.
Emprestado pelo Orlando City até o final do ano, Kaká tem sido apontado pelo técnico Muricy Ramalho e companheiros como o diferencial nessa arrancada da equipe. A lógica é que, além da qualidade técnica do reforço, ele também contribui contagiando os demais, que se sentem obrigados a ter maior dedicação quando veem um jogador que já foi eleito o melhor do mundo se entregar em campo como ele tem feito. Algo que Michel Bastos, seu provável substituto nesta quarta-feira, pretende manter.
“Uma característica parecida de nós dois é que gostamos de nos doar bastante para a equipe. O que o Kaká vem mostrando é uma coisa fora de série. Ver o que ele está fazendo é elgal, porque você pode achar que ele voltou para o Brasil e poderia relaxar, mas não. Ele está mostrando que não veio para brincar, que veio realmente para ajudar o São Paulo a estar onde está hoje”, disse o jogador, que é lateral esquerdo de origem, porém já prefere o meio-campo.
Michel Bastos deve ser a única alteração em relação ao time que bateu o Cruzeiro e diminuiu para quatro pontos a distância da primeira colocação. Mas há uma dúvida: Rogério Ceni se queixou de tendinite no joelho esquerdo no domingo e até saiu mais cedo do treino de terça-feira, mas viajou com o restante do grupo, à espera de uma melhora; caso contrário, por precaução, Muricy relacionou, além do reserva imediato (Denis), também o terceiro goleiro (Renan Ribeiro) do elenco para a viagem à capital paranaense.
O Coritiba, por sua vez, ainda vive situação delicada. Sem conseguir encaixar uma sequência de bons resultados, na zona de rebaixamento desde a quarta rodada – com exceção de uma rodada, quando chegou à 16ª colocação –, agora terá que superar uma equipe embalada, que entrou na briga pelo título. Após a derrota para o Santos, no entanto, Marquinhos Santos recebeu boas notícias.
O treinador coxa-branca terá retornos importantes para montar o time. Norberto, Welinton, Alex, Germano e Geraldo estão novamente à disposição e reforçam em quase todas as áreas para dar equilíbrio à equipe, que busca mostrar força de reação diante do torcedor após sofrer com os tropeços em casa no primeiro turno. Já o atacante Martinuccio, com dores na região lombar, está vetado pelo departamento médico.
Mesmo afastado dos gramados por quase 15 dias, Alex deve ser escalado entre os titulares por sua experiência e pela necessidade de um meia articulador. A tendência é utilizar apenas Zé Love no ataque, o que aumenta a importância dos homens que vêm de trás. Se a opção no lugar de Martinuccio for outro atacante, Geraldo e Joel estão na briga.
Marquinhos comemora as novas peças que terá em mãos para montar o onze titular e acredita que as possibilidades táticas que se abrem podem ser um diferencial para surpreender o Tricolor. “É muito importante contar com o retorno destes jogadores tendo em vista a sequência difícil que temos pela frente e também pelo momento que o clube passa tratando de classificação. Ganhamos qualidade e opções táticas no grupo”, analisou.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA X SÃO PAULO
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 17 de setembro de 2014, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro : Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Thiago Gomes Brigido (CE)
CORITIBA: Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Carlinhos; Helder, Rosinei, Robinho, Elber e Alex; Zé Love
Técnico: Marquinhos Santos
SÃO PAULO: Rogério Ceni (Denis); Auro, Edson Silva, Rafael Toloi e Álvaro Pereira; Denilson, Souza, Ganso e Michel Bastos; Alexandre Pato e Alan Kardec
Técnico: Muricy Ramalho
Fonte: Gazeta Esportiva