O elenco do São Paulo volta de férias nesta quarta-feira, um mês após o fim do Brasileiro, bem modificado – por enquanto, mais pelas saídas do que pelas chegadas.
A temporada frustrante, em que foi vice-campeão paulista e da Sul-Americana, e que terminou sem vaga na Libertadores de 2023 fez a diretoria iniciar uma reestruturação do grupo à disposição de Rogério Ceni.
De cara, cinco jogadores foram avisados que não teriam seus contratos renovados: o zagueiro Miranda, o volante Andrés Colorado, o lateral Reinaldo (já anunciado pelo Grêmio) e os atacantes Eder e Marcos Guilherme. Depois, o atacante Nahuel Bustos pediu para ter seu empréstimo rescindido.
O zagueiro Luizão é outro jogador que deixará o Morumbi – com contrato só até janeiro, ele se acertou com o West Ham, e o São Paulo ficará com 15% dos direitos. Igor Gomes, que também está com vínculo perto do fim (até março), já se acertou com o Atlético-MG, que tentará a liberação antecipada do meia – mas, a princípio, ele é esperado na reapresentação desta quarta.
Para reforçar o time, duas contratações já foram fechadas. A primeira foi a do atacante Pedrinho, que estava no Lokomotiv, da Rússia. Ele será emprestado até o fim de 2023, com direitos fixados em 4 milhões de euros (cerca de R$ 22 milhões).
Pedrinho esteve no CT do São Paulo e já vestiu a camisa do clube — Foto: Rubens Chiri e Miguel Schincariol / saopaulofc
Pedrinho esteve no CT do São Paulo e já vestiu a camisa do clube — Foto: Rubens Chiri e Miguel Schincariol / saopaulofc
A outra chegada é do goleiro Rafael, de 33 anos, que estava no Atlético-MG e assinou contrato por três temporadas. Thiago Couto foi emprestado para o Juventude.
A diretoria ainda tem trabalho a fazer na pré-temporada.
O meia Wellington Rato está muito perto de acertar sua transferência para o São Paulo. O Atlético-GO já aceitou a oferta paulista de R$ 5,5 milhões, mas ainda briga para diminuir o parcelamento – o que não deve causar outro transtorno além de adiar o anúncio do acordo.
O atacante Marcos Paulo é outro alvo. Formado no Fluminense, ele tem vínculo com o Atlético de Madri, que deve emprestá-lo ao São Paulo.
A defesa e a lateral esquerda ainda têm carências e podem ganhar reforços antes do Paulista, que começa no fim de semana do dia 15 de janeiro.
O estadual é o primeiro campeonato que o São Paulo disputará em 2023, com finais previstas para o começo de abril. No mesmo mês, começam também a Copa Sul-Americana, a Copa do Brasil e o Brasileiro, os outros torneios que o clube jogará na temporada.