A janela de transferências do São Paulo tem sido agitada até aqui. O clube já oficializou três contratações – Erick, Luiz Gustavo e Damián Bobadilla. Os dois últimos são para o meio de campo, setor que deve viver uma superlotação em 2024.
A temporada de 2023 encerrou com o São Paulo contando com 14 nomes para o meio de campo (seja armador ou volante). O excesso de nomes fez com que James Rodríguez, por exemplo, tivesse dificuldades para conseguir uma sequência no time titular.
Com as chegadas de Luiz Gustavo e Bobadilla, além da recuperação de Giuliano Galoppo, a concorrência se tornará ainda mais acirrada.
O time campeão da Copa do Brasil teve em Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor e Wellington Rato os principais nomes do setor. Com a lesão de Nestor, Michel Araújo encerrou a temporada na equipe titular.
Há nomes, porém, que pedem passagem, como o caso de James Rodríguez, que revelou certo incômodo por não ter sido utilizado um minuto sequer nos três jogos em que ficou à disposição na Copa do Brasil.
Primeiro volante
A função de primeiro volante tem Pablo Maia como o principal nome neste momento. Ele é titular absoluto e não teve um concorrente a altura em 2023. Luiz Gustavo chega para acirrar essa disputa.
Ainda há uma indefinição nos casos de Luan e Jhegson Méndez. A dupla, que não desempenhou um bom futebol nesta temporada, pode se despedir do clube na atual janela de transferências.
Segundo volante
A posição foi uma das mais carentes durante o ano, tanto que Dorival Júnior passou a improvisar Alisson, que jogou a carreira toda de meia-atacante, de segundo volante.
A tentativa funcionou e ele terminou o ano em alta, mas a comissão técnica avaliou que era necessária uma peça de reposição para brigar pela vaga. Gabriel Neves não agradou a Dorival Júnior.
O primeiro nome procurado no mercado foi o de Emannuel Martínez, do América-MG. A direção do Coelho fez jogo duro nas negociações, e o São Paulo partiu para Damián Bobadilla. Em pouco tempo conseguiu selar o acordo. O paraguaio deve elevar a disputa na posição.
Meia armador
É o local do campo mais disputado do elenco são-paulino. Além de Nestor, que terminou a temporada como titular absoluto, com direito ao gol do título da Copa do Brasil, o grupo conta com James Rodríguez, Michel Araújo e Giuliano Galoppo, além de Luciano e Wellington Rato que fizeram muitas vezes a função no ano.
Todos os citados acima devem seguir no clube em 2024, e Dorival terá o desafio de manter todos motivados pela disputa da posição.
A superlotação, por si só não é o problema, a ruindade dos que estão superlotando, isso sim é o problema.