O São Paulo vive um momento muito complicado na temporada. Após ser eliminado precocemente da Libertadores pelo Talleres, o clube pode ficar de fora também das quartas de final do Campeonato Paulista. Caso perca para o São Caetano, nesta quarta-feira, e o Oeste vença o Mirassol, o clube estará fora da fase decisiva do Estadual. Apesar da grande pressão que paira sobre o Morumbi, o Tricolor se apoia no retrospecto que possui quando teve de lidar com situação parecida. Na última vez que chegou à rodada derradeira do torneio precisando de uma vitória, em 2010, a equipe correspondeu e fez o dever de casa.
Naquela edição do Campeonato Paulista, 20 times se enfrentaram em turno único, e os quatro melhores foram para as semifinais. O São Paulo chegou à última rodada na quarta posição e só precisava vencer para manter o posto. O adversário era o Santo André, que já estava classificado. O Tricolor ainda contava com jogadores que marcaram época no clube, como Rogério Ceni, Miranda, Jorge Wagner e Dagoberto. A partida, disputada no Estádio Barão de Serra Negra, terminou 3 a 1 para o time da capital, que avançou sem maiores problemas.
Nesta quarta, o adversário do São Paulo é novamente um rival do ABC, o São Caetano. Ameaçado pelo rebaixamento, o Azulão precisa da vitória para tentar se manter na elite do futebol paulista. Justamente por isso, a missão do Tricolor fora de casa não será nada fácil.
Para se ter uma ideia, o Tricolor ocupa somente a nona posição geral do Campeonato Paulista e não tem chance de repetir a campanha de 2010, quando encerrou a primeira fase na quarta colocação. O que salva o São Paulo desta vez é o regulamento do torneio. Mesmo não se estabelecendo como uma das oito melhores equipes da competição, o clube hoje se classificaria às quartas de final por ocupar a vice-liderança do Grupo D – os dois primeiros de cada grupo se classificam.
Dos jogadores que participaram da partida contra o Santo André, em 2010, apenas Hernanes está no atual elenco do São Paulo. O jogador, no entanto, está machucado e não enfrenta o São Caetano, nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Anacleto Campanella.
Fonte: Gazeta Esportiva