São Paulo repete campanha de ‘rebaixado’ no Brasileiro

O São Paulo completou um ano sem vencer fora de casa no Campeonato Brasileiro. A última vez que o Tricolor venceu como visitante no Brasileirão foi no dia 13 de novembro de 2022, contra o Goiás, na vitória por 4 a 0. Desde então, o rendimento do Tricolor fora de casa não tem sido dos melhores. Nesta temporada, foram 16 jogos, com oito derrotas e oito empates. Entretanto, esses números são semelhantes aos de campanhas de times que foram rebaixados nas últimas temporadas.

O São Paulo ainda tem três oportunidades para não encerrar o ano sem nenhum resultado positivo como visitante na competição. Em 2008, o clube mineiro Ipatinga foi rebaixado sem obter nenhum resultado positivo fora de casa. No ano seguinte, isso também aconteceu com o Sport. Em 2016, o América-MG encerrou a edição com apenas quatro pontos somados, nenhum deles conquistado como visitante.

E por coincidência, todas essas equipes foram rebaixadas nesses anos. O que, de fato, salvou o São Paulo foram os jogos disputados como mandante.

Nesta edição do Brasileiro, além do Tricolor, somente o América-MG também não ganhou fora de casa. Mas se por um lado o São Paulo está garantido na série A da competição, com o ‘número mágico’ na tabela, o Coelho é lanterna e, matematicamente, está rebaixado.

Esta é a pior campanha do São Paulo como visitante no Brasileirão em toda a história do time. Segundo levantamentos do historiador Alexandre Giesbrecht, do ‘Anotações Tricolores’, a última vez que o clube do Morumbi ficou tanto tempo sem vencer como visitante na competição foi em 1980, 1996 e 2017. Mas, nestes três casos, foram oito jogos assim.

3 comentários em “São Paulo repete campanha de ‘rebaixado’ no Brasileiro

  1. Essa conversa já morreu, mas os caras continuam. Vamos direto à moral da história: ficar um ano sem vencer fora de casa não significa nada. O time está no meio da tabela, à frente de um monte de gente que vence fora de casa. Numa porção desses jogos, atuamos com times mistos ou nos poupamos. Me incomodam muito mais os pontos que perdemos em casa para Bahia (e) Galo (d) e Fortaleza (d). Contra o Bahia, sem Calleri, paramos numa atuação de cinema do goleiro deles; contra o Atlético teve aquele frango do Rafael em falta cobrada pelo Hulk; e o Fortaleza em que jogamos com os reservas num jogo que claramente deveria ter sido adiado pois ficou entre as duas partidas da final da CdB. Mais sete pontos e estaríamos com 53, na sétima posição. Podem acrescentar aí ao menos três partidas fora de casa em que fomos roubados – Corinthians, Cuiabá e Flamengo. Não dá pra repetir essa história de tabu sem entender como chegamos onde chegamos.
    Dito tudo isso, o Dorival é um técnico excelente mas não conseguiu ou não pôde montar um esquema específico pra jogar fora. Só agora, pós-final da Copa do Brasil, o time está conseguindo emplacar uns contra-ataques. É algo pra treinar e melhorar ano que vem. Mas fodasse o tabu.

    • Bem colocado, mas vai explicar isso pra esses caras que só mexem com números e se auto proclamam historiadores…

      Cada jogo, cada campeonato e cada ano tem um contexto.

      O ano foi muito bom, exceto aquele 5×0 que tomamos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*