O Coritiba surpreendeu e venceu o São Paulo, de virada, por 3 a 1, nesta quarta-feira, no Couto Pereira. A rodada era válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Coxa saiu da zona de rebaixamento da competição. Desde a quarta rodada o clube estava entre os quatro piores do campeonato. Já o São Paulo interrompeu uma sequência de dez jogos sem perder, mas segue como vice-líder. A diferença para o Cruzeiro, porém, voltou para sete pontos.
Quem achou que a equipe da casa iria entrar na retranca por pisar em campo na zona de rebaixamento da competição se enganou. Os primeiros minutos de jogo foram totalmente controlados pela equipe da casa. O São Paulo errou muitos passes e não conseguiu criar no início do jogo.
Sem Rogério Ceni, com uma tendinite na parte posterior do joelho esquerdo, Denis fez seu terceiro jogo no ano. Apesar de não ter tido culpa nos gols, errou reposições e não conseguiu evitar a derrota.
Também com a ausência de Kaká, suspenso, Muricy optou pela entrada de Michel Bastos no meio de campo. O jogador, que também joga na lateral esquerda, mostrou muita vontade de jogo e foi autor do ínico gol do São Paulo na partida – seu primeiro com a camisa do clube. Depois de bela inversão de Auro, Pato deu um toque para o jogador, que colocou no fundo das redes.
Aliás, é preciso destacar a atuação do jovem lateral direito. Auro, que ganhou espaço no time após a saída de Douglas e a lesão de Paulo Miranda, tem dado muita garra em campo. Na defesa, não perdeu nenhuma bola. No ataque, deu muita velocidade e foi autor de bons passes.
A dupla de ataque do São Paulo formada por Alexandre Pato e Alan Kardec não estava em uma noite inspirada. Apesar da assistência do primeiro, os jogadores erraram muitos passes e finalizações.
O panorama do jogo mudou no segundo tempo. Sem se intimidar por estar perdendo por 1 a 0, o Coxa foi para cima. Depois de uma falha de Alvaro Pereira (que tentou afastar uma bola de bicicleta), Helber abriu o placar.
Joel, que estava em um dia inspirado, marcou os dois outros do Coritiba. No último, que cravou a vitória por 3 a 1, ele acabou se empolgando na comemoração, tentou pular uma das placas de propaganda e caiu. Ele, porém, logo se recuperou. O São Paulo saiu de campo aos gritos de “olé” da torcida rival.
Com o resultado, o São Paulo permaneceu com 42 pontos e segue na vice-liderança. Já o Coritiba saiu da zona de rebaixamento. O Tricolor volta a campo neste domingo, quando enfrenta o Corinthians, na Arena Corinthians. Já o Coxa pega o Sport na Ilha do Retiro.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 3 X 1 SÃO PAULO
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 17 de setembro de 2014, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Thiago Gomes Brigido (CE)
Cartões amarelos: Alex, Rosinei, Zé Love, Luccas Claro e Joel (Coritiba); Michel Bastos (São Paulo)
GOLS: CORITIBA: Hélder, aos 14 minutos e Joel, aos 17 minutos e aos 40 minutos do segundotempo
SÃO PAULO: Michel Bastos, aos 46 minutos do primeiro tempo
CORITIBA: Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Welinton (Luccas Claro) e Carlinhos; Helder, Rosinei (Élber), Robinho e Alex; Zé Love (Dudu) e Joel.
Técnico: Marquinhos Santos
SÃO PAULO: Denis; Auro, Edson Silva, Rafael Toloi e Álvaro Pereira (Boschilla); Denilson (Luis Fabiano), Souza, Ganso e Michel Bastos; Alexandre Pato (Osvaldo) e Alan Kardec
Técnico: Muricy Ramalho