O momento de empolgação pela vaga à final da Copa do Brasil, que começa a ser decidida a partir do dia 17, e a chance de avançar à semi da Sul-Americana contrastam com dois pontos que o São Paulo vai encontrar neste fim de semana: a sequência no Campeonato Brasileiro e o retrospecto fora de casa sob o comando de Dorival Júnior.
Diante do América-MG, no Independência, neste domingo, a partir das 16h (de Brasília), o Tricolor busca reencontrar a vitória na Série A depois de cinco jogos e conquistar o primeiro resultado positivo como visitante na competição nacional, que quebraria uma marca incômoda.
A última vitória do São Paulo fora do Morumbi ocorreu há um mês, no histórico resultado de 2 a 1 conquistado sobre o Palmeiras, em duelo pela mesma Copa do Brasil que o time decidirá em setembro contra o Flamengo.
Neste domingo, porém, o São Paulo encontra o cenário ideal para afastar essa fase ruim como visitante.
O América-MG vem de derrota em casa na Sul-Americana e ocupa a lanterna do Brasileirão, com apenas 10 pontos. O favoritismo está do lado tricolor.
Busca pela primeira vitória
O confronto de domingo pode marcar a primeira vitória são-paulina como visitante no Brasileirão. Em nove jogos, o time somou cinco empates e quatro derrotas, o que coloca o São Paulo com a quarta pior campanha fora de casa na competição.
O Tricolor soma 18,52% de aproveitamento dos pontos e só supera Coritiba (16,67%), Santos (14,81%) e América-MG (10%), clubes que brigam contra o rebaixamento na Série A.
Além da dificuldade como visitante, o São Paulo vive um momento ruim no Brasileirão. São cinco rodadas sem vitórias, com duas derrotas (Cuiabá e Atlético-MG) e três empates (Bahia, Flamengo e Botafogo).
A sequência afastou o time da briga pelas primeiras posições e o deixou quase com a mesma distância para o G-4 e para a zona de rebaixamento.
Com 28 pontos, o Tricolor iniciou a rodada seis pontos atrás do Fluminense, quarto colocado. O Santos, primeiro dentro da zona de rebaixamento, tem 21.
O São Paulo, portanto, precisa da vitória diante do lanterna América-MG para sair da zona intermediária da tabela e retornar ao posto para o qual se planejou para 2023: brigar por uma vaga na Libertadores via Brasileirão.
O aproveitamento ruim do Brasileirão se alinha ao desempenho ruim do time com Dorival Júnior, especialmente desde a vitória marcante contra o Palmeiras nas quartas de final da Copa do Brasil.
Nos últimos cinco jogos como visitante, desde o 2 a 1 sobre o Palmeiras, o time com Dorival perdeu quatro e empatou um. No total são quatro triunfos, seis empates e seis derrotas.