O São Paulo oficializou nesta segunda-feira o encerramento das atividades do time de basquete. Por meio de um comunicado, o clube alegou falta de recursos para dar continuidade ao projeto.
“O São Paulo Futebol Clube comunica o encerramento das atividades da equipe de basquetebol masculino profissional. O projeto, que contou com grandes nomes do esporte no País e foi inicialmente idealizado e executado pelo diretor Carlos Belmonte, foi um sucesso da modalidade em âmbito nacional e internacional, com a coroação com títulos e inúmeros grandes jogos e disputas de finais das principais competições da modalidade”, escreveu o clube.
Nos últimos anos o São Paulo se consolidou como uma das principais equipes de basquete do Brasil. O time tricolor foi campeão da Liga das Américas, na temporada 2021/22, foi vice-campeão da Copa Intercontinental, perdendo para o Tenerife, da Espanha, na final, e também chegou a duas decisões do NBB, sendo derrotado pelo Flamengo em 2020/21 e pelo Franca em 2022/23.
“O São Paulo agradece a dedicação de todos os atletas, profissionais e dirigentes que contribuíram durante estes anos em que as cores do Tricolor foram defendidas com honra, garra e empenho dentro das quadras. O Clube também agradece o apoio incondicional de torcedores e sócios ao time ao longo de todo o projeto”, prosseguiu.
Apesar do comunicado de encerramento das atividades, o clube deixou em aberto um possível retorno do basquete, caso haja uma captação de recursos para retomar o projeto.
“Futuros projetos à parte do futebol, modalidade que é motivo da existência do São Paulo Futebol Clube, só serão iniciados a partir da prévia obtenção de recursos novos para a manutenção”, concluiu.