O São Paulo garantiu sua vaga à próxima fase do Campeonato Paulista de forma atencipada ao bater o São Bento na última terça-feira, por 3 a 0, em Sorocaba. No entanto, se engana quem pensa que a equipe não traçará novas metas nesta primeira fase da competição.
O Tricolor Paulista atualmente ocupa a liderança do grupo B, com 20 pontos ganhos, e pode garantir a posição caso derrote o São Bernardo em seu próximo compromisso. A partida está marcada para este sábado, no Estádio do Morumbi.
Como o time do ABC paulista venceu o Ituano na última quarta-feira, por 2 a 0, ultrapassou o São Paulo na classificação geral da competição e, agora, ocupa o segundo lugar, com 23 pontos. Ou seja, o jogo deste fim de semana tornou-se uma briga direta pela topo da tabela, atualmente ocupado pelo Palmeiras, que soma 24.
Para alcançá-lo, a conta é bem simples: a equipe de Rogério Ceni necessita vencer os dois compromissos seguintes (diante de São Bernardo e Botafogo-SP) e torcer por tropeços do Verdão. Em caso de empate neste sábado, o Tricolor precisaria de dois reveses do Palmeiras, outro do Bernô e de uma goleada frente ao clube de Ribeirão Preto na rodada final.
Já uma derrota encerraria qualquer possibilidade do time de chegar à liderança da tabela geral. A diferença para o São Bernardo subiria para seis pontos, enquanto que, para o Palmeiras, a distância poderia ser ampliada para sete.
Cabe ressaltar que o líder geral da tabela no Paulistão ganha a oportunidade de disputar todas as decisões de mata-mata sob seu mando de campo. Isso vale tanto para as quartas e semifinais, em jogo único, e também na final, que conta com confrontos de ida e volta.
E é justamente esse critério que motiva Ceni a ir com força máxima para a reta final da competição, mesmo com a classificação já assegurada. Ele mesmo garantiu que irá a campo com aquilo que tem de melhor, claro, sempre respeitando a condição física de cada atleta.
“Acredito que para essas últimas duas (rodadas) vamos com o que temos de melhor. Nós vamos rodar em algumas posições que temos jogadores para trocar. A fase classificatória determina muita coisa, foi assim nos últimos anos. Vamos lutar muito para ter a melhor posição possível, agora classificados”, declarou o treinador em coletiva de imprensa.
O São Paulo está em reta final de preparação para o duelo diante do São Bernardo, marcado para as 18h30 (de Brasília) deste sábado, no Morumbi, pela penúltima rodada do Estadual. O Tricolor encerrará sua participação na primeira fase contra o Botafogo-SP, no dia 5 de março, em Ribeirão Preto.