Depois de passar o período de Natal e Ano Novo realizando treinos remotos, o elenco do São Paulo retomou nesta semana, desde a última segunda-feira, os treinamentos presenciais no CCT da Barra Funda. De olho na estreia do Campeonato Paulista contra o Ituano, no próximo dia 15, a equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni fará um jogo-treino neste sábado, no próprio CT, contra o Guarani. A confirmação deste duelo foi feita pelo treinador Mozart Santos, do time de Campinas, em entrevista à rádio Bandeirantes.
No Paulistão, o Guarani está no mesmo Grupo B que o São Paulo e, assim, os dois clubes não irão se enfrentar na primeira fase. Apenas nas quartas de final, em jogo único, se ambos ficarem nas primeira e segunda colocações da chave, que ainda conta com Mirassol e Água Santa.
Para 2023, quatro reforços foram anunciados pelo São Paulo até o momento: Pedrinho (atacante), Rafael (goleiro), Wellington Rato (meia) e Marcos Paulo (atacante). Há a expectativa de o clube do Morumbi oficializar em breve três novos nomes: Alan Franco (zagueiro), Jhegson Méndez (volante) e David (atacante). Já a lista de saídas é grande: Andrés Colorado, Eder, Léo, Luizão, Marcos Guilherme, Miranda, Nikão, Reinaldo e Thiago Couto.
Como terminou o Campeonato Brasileiro de 2022 na nona colocação, o São Paulo não obteve vaga na Copa Libertadores. Se classificou para a Copa Sul-Americana, na qual ficou com o vice no ano passado, e jogará ainda o Paulistão, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Na competição eliminatória nacional, o Tricolor fará a sua estreia apenas na terceira fase.