A equipe feminina do São Paulo dá início neste sábado à sua trajetória no Campeonato Brasileiro de 2023. O time tricolor enfrenta o Bahia às 16h (de Brasília), no CFA Laudo Natel, em Cotia. O jogo será com entrada gratuita e sem retirada de ingressos.
A equipe do Morumbi realizou boa campanha na competição em 2022, terminando a primeira fase na segunda colocação, com com 35 pontos conquistados em 15 jogos, ficando abaixo somente do Palmeiras. Entretanto, foi eliminada nas semifinais para o Internacional, pelo placar agregado de 2 a 1.
Para esta temporada, o São Paulo promoveu uma reformulação em seu elenco, a começar pela troca no comando técnico: Thiago Viana (33 anos), multicampeão nas categorias femininas de base do clube, assumiu a vaga antes ocupada por Lucas Piccinato.
O Tricolor também foi ao mercado e contratou a atacante Ariel, ex-Bragantino, artilheira do último Paulistão feminino com cinco gols marcados. Além dela, chegaram também a atacante Mariana Santos, a zagueira Ana Alice, a lateral esquerda Ariane e as meias Vivian, Kika Brandino e Robinha.
Pensando em manter parte do time, o São Paulo também garantiu algumas permanências importantes. O clube conseguiu ampliar o vínculo de seis remanescentes do ano passado. São elas as zagueiras Mimi e Pardal, as goleiras Carla Maria e Michelle, além das laterais Dani e Fê Palermo.
Por outro lado, três peças fundamentais da equipe se foram. A lendária volante Formiga viu seu contrato se encerrar, enquanto a zagueira Thais Regina foi negociada com o Flamengo e a meia Yaya, destaque na Seleção feminina sub-20, partiu rumo ao Santos.
O time ainda promoveu ao grupo principal as seguintes atletas: Barraca, Carol, Dudinha e Ravena. Todas também representaram a equipe sub-20 feminina do Brasil no começo de 2023.
Já o Bahia marcará neste sábado seu retorno à elite do futebol nacional. O Tricolor de Aço garantiu o acesso na última temporada ao superar o Minas Brasília, nas quartas de final da Série A2 do Brasileirão feminino. Nas semis, o time acabou sendo eliminado pelo Athletico-PR. O campeão do torneio foi o Ceará.
O clube acertou para esta temporada as voltas da zagueira Aila e a ponta Dan, ex-atletas da equipe e campeãs estaduais em 2020 e em 2021. A primeira estava no Atlético-MG, enquanto a outra retorna ao Bahia após vestir as cores do Fluminense.
Transmissão
Será possível assistir à partida somente no SPFC Play, plataforma de streaming gratuita do São Paulo. Assim, o duelo não será transmitido em TV aberta, fechada, ou pay-per-view.