O São Paulo estreia na noite de quarta-feira na Copa São Paulo em busca de seu quinto título no torneio. A partida contra o Porto Velho, em Marília, também marca a estreia de Belletti, campeão do mundo em 2022, no comando do sub-20 tricolor.
Ex-lateral do São Paulo, Belletti substitui Alex de Souza, que treinou o time nas últimas duas temporadas, e acertou com o Avaí para dirigir o time principal.
O São Paulo está no Grupo 17 da Copinha, em Marília, que tem também o time da casa, o Porto Velho e o CSP, da Paraíba.
Depois de encarar o Porto Velho, o Tricolor enfrenta o CSP, no sábado, às 21h45, e o Marília, no dia 10, no mesmo horário. Os dois melhores de cada grupo avançam aos mata-matas.
O goleiro Leandro é um dos destaques do time. Ele ganhou atenção recentemente ao marcar um gol de falta no Paulista sub-20. Em novembro, ele assinou a renovação de contrato até 2025.
O lateral Patryck, que já atuou pelo time principal, foi inscrito na Copinha, mas não irá disputar o torneio. Ele foi convocado pela seleção sub-20 para disputar o Sul-Americano da categoria, que começa no dia 19, e foi liberado pelo São Paulo
O meio-campista Brian também está fora: ele sofreu uma lesão no joelho e precisou passar por cirurgia.
No meio, a principal promessa é o meia Pedrinho, apontado como o jogador com mais chances de subir após a Copinha. O jogador precisou passar por uma cirurgia no joelho durante a Copinha de 2022 e só voltou a jogar em setembro.
Negrucci é outro nome para ficar de olho. Com 18 anos, subiu ao sub-20 no ano passado e jogou a Copinha. Na temporada, fez 34 jogos.
Na frente, Talles Wander, de 19 anos, fez 35 jogos e oito gols em 2022.
Foi ele quem fez o gol do São Paulo no empate em 1 a 1 com o Audax, no dia 23 de dezembro, o último amistoso do time antes da Copinha de 2023.
– Tivemos bastante tempo para trabalhar e procuramos aproveitar muito bem. O time foi bastante competitivo em todos os jogos, deu para analisarmos muitas coisas porque os times vieram muito motivados, a resposta dos jogadores foi boa e foram testes muito válidos – disse Belletti após o jogo contra o Audax.
No ano passado, o São Paulo chegou às semifinais do torneio, mas foi eliminado pelo Palmeiras. O time revelou Pablo Maia, que se tornou um dos principais jogadores da equipe de Rogério Ceni na última temporada.
O Tricolor venceu o Copinha em 1993, 2000, 2010 e 2019. No último título, tinha em campo nomes como Diego Costa, capitão da equipe profissional em 2022, Rodrigo Nestor, Wellington e Antony – o último, hoje no Manchester United, esteve na Copa do Mundo do Catar.
Veja os inscritos do São Paulo na Copinha:
Goleiros: Leandro, Roberto, Arthur Doria e Lorenzo
Zagueiros: Ythallo, Belém, Andrade e Lucas Inácio
Laterais: Rafael Luiz, Luís Felipe, Kaiky Carvalho e Patryck*
Meias: Léo Silva, Vinícius, Negrucci, Brian**, Cauã Lucca, Mateus Amaral, Pedrinho, Boer, Palmberg e Luiz Henrique
Atacantes: Newerton, Talles Wander, Maioli, João Adriano, Azeez, João Gabriel, Brito e Cauê
*Liberado para disputar o Sul-Americana sub-20
**Se recupera de lesão no joelho