São Paulo encara realidades opostas na temporada

O São Paulo vive realidades diferentes na primeira parte dos dois principais campeonatos da temporada de 2025.

O mesmo time que venceu apenas uma partida no Campeonato Brasileiro em oito rodadas disputadas e que tem só nove pontos de 24 possíveis até aqui entra na quarta rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores, na noite desta quarta-feira, diante do Libertad-PAR, a um ponto de se classificar para as oitavas de final de forma antecipada.

Com dez pontos na tabela, o São Paulo está a seis de distância do terceiro colocado, o Alianza Lima, que tem quatro. Com duas rodadas pela frente, um empate já assegura ao menos a segunda colocação do grupo para o Tricolor. O time peruano pega o Talleres na quinta-feira.

Enquanto oscila no Brasileirão, no qual é 16º colocado com uma vitória, uma derrota e seis empates acumulados, sendo dois deles dentro do Morumbis contra Sport e Fortaleza, a mesma equipe faz história no torneio continental.

Na rodada passada, concluiu os jogos fora de casa com 100% de aproveitamento, algo até então inédito na história do clube. A equipe venceu Talleres, Libertad e Alianza Lima como visitante. Com um empate contra o time peruano dentro de casa, tem dez de 12 pontos possíveis. E pode chegar a 16.

– Nas Copas, podem ganhar equipes que não necessariamente têm elencos grandes. Vamos em busca do mais alto possível no Brasileirão e veremos no último mês onde estaremos – disse o técnico Luis Zubeldía, que em 2024 levou o Tricolor até as quartas da Copa do Brasil e da Libertadores.

Sobre o Brasileirão, competição que a equipe foi sexta colocada na temporada passada, o objetivo parece claro: voltar a obter uma classificação direta para a próxima Libertadores, o que exige uma pontuação capaz de deixar a equipe num G-4 – ou até G-6, dependendo das demais competições.

– O objetivo sempre é entrar na próxima Libertadores. O São Paulo tem de jogar quatro ou cinco anos seguidos, pois isso significa que você está sempre entre as quatro, cinco ou seis melhores equipes do Brasileirão. Onde estaremos nós veremos em setembro ou outubro. Temos de tentar entrar entre os dez, depois entre os seis, depois entre os quatro. Falta muito, é uma maratona – explicou.

Em 2024, o Tricolor somou 11 pontos na fase de grupos da Libertadores, dividindo a liderança do grupo com o Talleres, mas ficando na primeira colocação pelos critérios de desempate. Nas oitavas, a equipe enfrentou o Nacional-URU e decidiu a vaga no Morumbis. O mesmo ocorreu nas quartas, contra o Botafogo, quando foi eliminado nos pênaltis dentro do estádio são-paulino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*