Nesse domingo, o São Paulo entra em campo pela última rodada da Fase de Grupos do Campeonato Paulista 2023. O Tricolor enfrenta o Botafogo-SP às 16h (de Brasília), fora de casa, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
Em seu último compromisso pelo torneio estadual, os comandados de Rogério Ceni foram derrotados pelo São Bernardo, no Morumbi. Com isso, o time viu o Água Santa, segundo colocado do Grupo B, se igualar na pontuação, com 20 pontos cada. Ainda assim, a equipe se mantém à frente nos critérios de saldo de gols (11 contra 8).
Para esta partida, além do objetivo de garantir a primeira posição em seu grupo, o São Paulo também tem como meta se manter na terceira colocação geral. Assim, em uma eventual semifinal, o Tricolor teria o mando de campo, já que as duas melhores campanhas (Palmeiras e São Bernardo) se enfrentam nas quartas de finais.
Nessa última rodada, na briga por essa vaga estão: Água Santa, Corinthians (19 pontos) e RB Bragantino (17 pontos). Dessa forma, para garantir ambos objetivos, é necessário apenas uma vitória simples. Em caso de empate ou derrota, depende de tropeço dos aversários. Porém, o técnico Rogério Ceni terá que lidar com mais um desfalque para este jogo. O atacante Calleri, com uma lesão no tornozelo esquerdo, está de fora do duelo e se junta a lista de baixas por lesão.
Nesse momento, o São Paulo tem três jogadores sem previsão de retorno: Ferraresi (cirurgia no joelho), André Anderson (pubalgia) e Rafinha (entorse no tornozelo). Recentemente, Igor Vinícius, Orejuela, Diego Costa, Welington e David retornaram às atividades. Ao passo que Erison segue o período de transição e Moreira, ainda que já esteja fazendo atividades no gramado, requer mais tempo para se recondicionar fisicamente.
Para a vaga de Calleri, o técnico Rogério Ceni planejava escalar o atacante Pedrinho, mas o jogador está sendo acusado de agredir a sua ex-namorada e pediu o afastamento do time. Assim, o comandante deve colocar o volante Pablo Maia, que retorna após cumprir suspensão, e, assim, adiantaria Galoppo ou Luciano para a função de centroavante. Dos jogadores recuperados, apenas Igor Vinícius pode começar a partida.
Do outro lado, o Botafogo-SP não contou com uma semana livre, tendo que jogar na Copa do Brasil, onde se classificou à próxima fase após empatar em 0 a 0 com o Parnahyba. No Paulista, o time também busca prosseguir na competição e depende apenas de si.
Na segunda posição do Grupo A, empatado em pontos com o Santos, mas à frente no número de vitórias (4 vs 3), a equipe precisa apenas de um triunfo para garantir a vaga para o mata-mata do estadual. Em caso de empate ou derrota, terá que torcer para um tropeço do alvinegro praiano.
Para esse duelo, o técnico Adilson Batista deve ir com o que tem de melhor e repetir a escalação do jogo pela competição nacional.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-SP X SÃO PAULO
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)
Data: 3 de março de 2023, domingo
Horário: às 16h (de Brasília)
Árbitro: Edina Alves Batista
Assistentes: Neuza Ines Back e Daniel Luis Marques
VAR: Jose Claudio Rocha Filho
SÃO PAULO: Rafael; Nathan, Alan Franco, Beraldo e Caio Paulista; Méndez, Pablo Maia, Rodrigo Nestor; Wellington Rato, Galoppo e Luciano
Técnico: Rogério Ceni
BOTAFOGO-SP: Matheus Albino; Vidal, Gustavo Henrique, Diogo Silva e Jean; Tárik, Filipe Soutto e Tómas Andrade; Caio Dantas, Osman e Robinho
Técnico: Adilson Batista