O São Paulo espera anunciar oficialmente a chegada de seu quinto reforço para 2023 já nesta quinta-feira (5). O zagueiro argentino Alan Franco, de 26 anos, é aguardado para desembarcar no Brasil e assinar vínculo com o Tricolor por três anos.
Conforme o LANCE! apurou, a contratação foi acertada na tarde desta quarta-feira (4), após reunião do presidente Julio Casares e a cúpula do futebol são-paulino com integrantes do estafe do jogador, revelado pelo Independiente e que estava no Atlanta United, dos EUA.
Franco chega ao Morumbi após pagamento de aproximadamente R$ 13 milhões, o que o torna o investimento mais alto feito pelo clube nesta janela de transferências.
Inicialmente, o clube estadunidense aceitou a proposta de empréstimo por um ano com opção de compra e valor fixado. Mas os dirigentes do Morumbi acreditam no potencial de revenda e decidiram abrir os cofres. Isso aliado à disposição do zagueiro em acertar um contrato longo com o Tricolor.
Franco está no radar são-paulino desde a passagem de Hernán Crespo pelo clube. Foi ele quem o indicou inicialmente. E o departamento de análise aprovou o investimento.
O L! apurou que o jogador pediu para ser negociado no decorrer da última temporada, frustrado com a pouca visibilidade que a MLS (Major League Soccer) lhe oferecia para chamar a atenção dos europeus ou da seleção argentina. Foi mais um quesito que motivou o Tricolor a buscar o negócio em definitivo no lugar de um empréstimo.
As bases salariais do argentino são mantidas em sigilo, mas a reportagem descobriu que há cláusulas que possibilitam a renovação automática por pelo mais um ano em caso de cumprimento de metas.
Antes de Franco, o São Paulo já anunciou oficialmente como seus reforços para 2023 o meia Pedrinho, o goleiro Rafael e os pontas Wellington Rato e Marcos Paulo.
Além do argentino, o Tricolor tem encaminhada a contratação do volante equatoriano Jhegson Méndez, de 25 anos, revelado pelo Independiente del Valle e que desde 2019 também está no futebol dos EUA. Foi campeão da última edição da MLS pelo Los Angeles FC e chega de graça após o término de seu contrato com os estadunidenses.
Com passagens pela seleção de seu país, o jogador viu o próprio empresário vazar por meio das redes sociais o acerto com o São Paulo.
Com suas duas novas peças, o Tricolor agora lida com o dilema do limite dos estrangeiros. O clube já conta com Arboleda, também equatoriano, o venezuelano Ferraresi, os argentinos Calleri e Galoppo, o uruguaio Gabriel Neves e o colombiano Orejuela. Ou seja, já são seis gringos no elenco, um a mais que o limite estabelecido.