O São Paulo ainda dá os primeiros passos na montagem do elenco que vai disputar a temporada 2025. Enquanto encaminha um acerto com o lateral Wendell, do Porto, o Tricolor prepara a saída de alguns nomes da equipe, parte deles da “turma gringa”. O time conta com onze estrangeiros, mas poderá perder mais da metade na próxima janela de transferências.
Já nesta reta final de temporada, o São Paulo indica que alguns nomes não devem seguir no elenco, podendo sair em definitivo ou por empréstimo. Atualmente, o Tricolor conta com os estrangeiros Jamal Lewis, Arboleda, Alan Franco, Ferraresi, Santiago Longo, Bobadilla, Michel Araujo, Galoppo e Calleri no elenco principal, além de Orejuela e Jhegson Méndez, que foram emprestados na temporada e retornaram ao time neste fim de ano.
O norte-irlandês Jamal Lewis chegou para a lateral esquerda, não correspondeu e se lesionou de forma mais séria, o que deve antecipar sua saída da equipe. O contrato de empréstimo junto ao Newcastle previa a permanência em São Paulo até junho de 2025.
Também lateral, o colombiano Orejuela tem contrato até o fim do Paulistão. Caso não tenha sua saída antecipada, pode ficar no clube até o prazo estabelecido no acordo. Porém, desde que voltou de empréstimo, não atuou pelo clube.
O argentino Galoppo também se recupera de uma lesão, e as sondagens recebidas pelo São Paulo por ele devem se intensificar, já que o meia não tem atuado tanto quanto gostaria. No mesmo setor, o equatoriano Méndez foi mais um emprestado durante a temporada e não teve sequência quando retornou. Com contrato até o fim do próximo ano, o atleta pode sair por empréstimo novamente. Outro meio-campista pouco aproveitado é Santi Longo, da Argentina, também com futuro incerto.
O paraguaio Bobadilla, por outro lado, pode ter sua saída associada a uma oportunidade de mercado para o clube, que vê o atleta valorizado no cenário do futebol sul-americano. O zagueiro equatoriano Arboleda, há oito anos no Tricolor, é outro que tem nome forte no mercado. O defensor chegou a ter o nome vinculado ao Cruzeiro, mas ainda sem avanços significativos.
O argentino Alan Franco, por sua vez, segue muito valorizado na defesa e virou titular incontestável neste fim de ano. O zagueiro venezuelano Ferraresi, apesar de correr por fora na disputa, é um nome forte para o elenco e tende a seguir, assim como o meio-campista uruguaio Michel Araujo.
No ataque, o argentino Calleri é certamente uma das maiores prioridades do São Paulo e seguirá no clube na próxima temporada, apesar de ter finalizado 2024 em baixa.
As possíveis saídas de atletas de fora do Brasil podem abrir espaço para o São Paulo voltar a observar o mercado sul-americano. Vale ressaltar que o Brasileirão permite que cada clube utilize até nove estrangeiros em uma partida.
Sério isso?
Mantém Michel Araújo e libera Arboleda e Bobadilla?
O setorista está inventando mais uma vez ou a diretoria está de sacanagem.
E aí Muricy?! Todos essas contratações foram avaliadas e endossadas por você.
Como coordenador de futebol você não lembra em nada aquele treinador de sucesso multi campeão no início do século. Tem gente que NÃO sabe mesmo a hora de parar…