Saiba como joga a LDU, adversário do São Paulo na Sul-Americana

Adversário do São Paulo nas quartas de final da Copa Sul-Americana, a LDU (EQU) é conhecida por dificultar a vida de clubes brasileiros nas competições continentais. Com um estilo de jogo baseado em ataques rápidos e verticais, o time do técnico Luis Zubeldía também se notabiliza pela pressão constante na bola e pelas disputas físicas na defesa.

Na tentativa de ajudar a torcida Tricolor, recrutamos os olheiros do Lance! para analisar como joga a LDU, seus pontos fortes, fracos e qual o principal jogador da equipe. O resultado você confere a seguir.

COMO A LDU DEFENDE?
O time de Zubeldía se organiza em um 4-4-2 com duas linhas de quatro. A ideia do treinador é pressionar a saída de bola do adversário, usando os dois atacantes para marcar os zagueiros e impedir a circulação de bola do rival. Sem alternativa, a única opção que resta aos defensores da outra equipe é levar a bola para o lado do campo e dar um chutão

Com a bola no alto, no entanto, os laterais e zagueiros da LDU costumam levar vantagem sobre os adversários no jogo físico. Tanto em disputas pelo alto como pelo chão, os defensores costumam devolver a bola ao campo do adversário rapidamente, dificultando a saída do time para um contra-ataque.

 

Essa subida de marcação, no entanto, gera espaços nas costas dos volantes da equipe que sobem para tentar recuperar a bola no meio-campo. Juntando todas essas informações, o São Paulo pode tirar vantagem desse espaço através dos bons passes de Beraldo (além dos laterais) em direção a Lucas (caso entre como titular) e Calleri, que tem boa capacidade de disputar as jogadas mais físicas e prender a bola no ataque.

 

COMO A LDU ATACA?
De forma geral, o ataque da LDU é limitado em ideias. A equipe se organiza no mesmo 4-4-2 em linha e deixa a zona do ‘camisa 10’, no meio do campo, desocupada. O time não costuma trocar muitos passes e busca sempre o passe para frente o mais rápido possível.

A equipe inicia suas jogadas com os laterais e pontas bem abertos e a aproximação de um volante junto dos zagueiros. Com a equipe distante, frequentemente são utilizados lançamentos e inversões longas. Essa solução costuma dar certo pelo fato de a equipe jogar com dois atacantes enfiados entre os zagueiros, sendo um deles Paolo Guerrero, especialista em jogadas de pivô.

 

A intenção, porém, não é lançar todas as bolas, e sim construir curto através das laterais do campo, se valendo de triangulações entre lateral, volante e ponta. Sem ‘armadores’ para levar a bola ao ataque, o time depende de ultrapassagens de um desses jogadores do trio para avançar, ou acaba apelando para jogadas de pivô, acionando um dos dois atacantes centralizados. Quando essas ultrapassagens não acontecem, é comum ver os pontas da equipe isolados, diante de dois ou três marcadores, precisando definir a jogada de qualquer maneira.

Vale destacar, no entanto, que até mesmo quando a jogada se desenrola bem pelos corredores, a equipe acaba finalizando o lance em um cruzamento, na tentativa de aproveitar os dois atacantes posicionados dentro da área. Assim, passes originados na intermediária, buscando os dois centroavantes, não são raros pela forma como joga a LDU.

 

QUEM É O PRINCIPAL JOGADOR DA LDU?
Vestindo a camisa 10 da equipe, o equatoriano Alexander Alvarado, de 24 anos, se destaca pela técnica em meio ao jogo físico do restante do time. Atuando pelo lado esquerdo do campo – embora seja destro – o meia costuma ser o responsável pelo último passe no ataque, além de responsável pelas bolas paradas da equipe.

Com dois gols e uma assistência anotados na Sul-Americana, Alvarado é líder da LDU em grandes chances criadas (6) e passes decisivos por jogo (média de 3,2), além de segundo jogador do elenco que mais dribla por jogo (média de 1,8 e 64% de acerto). Os dados são da plataforma ‘Sofascore’.

São Paulo e LDU se enfrentam nesta quinta-feira (24), às 19 horas (hora de Brasília) no estádio Casa Blanca (Equador), pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*