Novo técnico do São Paulo, Roger Machado foi regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF e já pode estrear pelo Tricolor. O gaúcho de 51 anos inicia sua primeira passagem pelo clube e assinou um vínculo válido até o fim de 2026.
O primeiro compromisso do treinador à frente do São Paulo está marcado para essa quinta-feira, quando recebe a Chapecoense, às 21h30 (de Brasília), no Canindé, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
Roger, que chega para assumir o cargo antes ocupado por Hernán Crespo, foi uma das principais opções do São Paulo. Um dia após a demissão do comandante argentino, as partes chegaram a um acordo pela contratação do treinador gaúcho, que desembarcou na capital paulista na manhã desta terça-feira e já comandou um treino.
O último trabalho de Roger Machado foi no Internacional, durante os anos de 2024 e 2025. Em sua primeira temporada, liderou o Colorado até a quinta posição do Campeonato Brasileiro e, no ano seguinte, conquistou o Campeonato Gaúcho.
Depois do título estadual, porém, o time caiu de desempenho, vencendo apenas 21 dos 47 jogos seguintes. Assim, Roger Machado foi demitido para a chegada de Ramón Díaz.
Após encerrar a carreira de jogador em 2009, Roger Machado iniciou sua trajetória como treinador em 2011, no Grêmio. Na equipe gaúcha, integrou a comissão técnica fixa até 2014, quando assumiu o Juventude.
Até chegar ao Internacional, Roger Machado colecionou passagens por Grêmio, Fluminense, Bahia, Palmeiras, Atlético-MG e Novo Hamburgo. Além do Campeonato Gaúcho de 2025, o treinador conquistou outros dois troféus: o Campeonato Mineiro de 2017, pelo Galo, e o Campeonato Gaúcho de 2022, pelo Imortal.
Situação atual do São Paulo
Roger Machado terá de enfrentar um momento difícil do São Paulo, que passa por uma crise administrativa, com a saída do presidente Julio Casares e constantes investigações relacionadas a problemas fora de campo. Ele será obrigado a gerir diversos problemas, inclusive financeiros, além de investimentos limitados no elenco. Há uma dúvida, sobretudo entre os torcedores, se é o nome certo para o atual momento do Tricolor.
No entanto, o presidente do São Paulo, Harry Massis Júnior, exaltou a contratação de Roger Machado. “A chegada do Roger é fruto da nossa convicção, de tudo o que, junto da nossa diretoria de futebol, observamos e ouvimos sobre o trabalho dele. É um treinador que chega referendado por seu bom trabalho, que resultou em conquistas em diferentes clubes e em imenso respeito das pessoas que conviveram profissionalmente com ele”, celebrou o mandatário.