Renovação de Lucas e reserva para Calleri: as prioridades do São Paulo

O São Paulo eliminou o risco de rebaixamento e agora pode pensar totalmente no planejamento para 2024, mesmo com duas rodadas pela frente no Campeonato Brasileiro.

São cinco pontos principais a movimentarem o clube para a próxima temporada depois da vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, na Fonte Nova.

Dorival Júnior terá dois jogos para fazer testes e definir sobre a continuidade de alguns nomes para a próxima temporada. Alguns jogadores emprestados estão perto do fim do contrato, e só Caio Paulista e Ferraresi têm a compra assegurada para 2024.

O Tricolor retorna aos gramados no sábado, às 21h (de Brasília), contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte. O último jogo de 2023 será na quarta-feira, às 21h30, diante do Flamengo, no Morumbi.

Renovação de Lucas
A prioridade do São Paulo a partir desta quinta-feira será a renovação de Lucas, ídolo dos torcedores e um dos grandes protagonistas do título inédito da Copa do Brasil.

As partes seguem com diálogo, mas sem um avanço mais concreto para decretar a permanência do jogador revelado em Cotia. Há otimismo, porém com ponderação diante da abertura do mercado europeu em janeiro. Lucas deve despertar interesse de clubes estrangeiros.

Busca por um centroavante
A diretoria enfrenta dificuldades no mercado na busca por uma alternativa a Calleri, que operou o tornozelo direito e só retorna aos gramados em 2024.

Há dificuldade em encontrar um nome ideal que caiba no orçamento planejado e aceite a condição de reserva do argentino.

O clube ainda busca dois meio-campistas com características parecida aos titulares Pablo Maia e Alisson. Luiz Gustavo tem acordo avançado, enquanto Martínez, do América-MG, é alvo de interesse.

Quem sai?
Desde o título da Copa do Brasil, jogadores menos utilizados têm recebido oportunidades para convencer Dorival a permanecer no plano para a próxima temporada.

Dos emprestados, Ferraresi e Caio Paulista vão assinar contratos definitivos em janeiro. David e Erison, por outro lado, devem deixar o clube.

De quem possui contrato definitivo, jogadores como Méndez e Nathan ganharam chances, mas podem deixar o clube – especialmente o volante equatoriano.

Luan é outro que, sem espaço, pode deixar o time para a próxima temporada.

Jovens para 2024
Atletas revelados em Cotia como Talles Costa e Juan ainda buscam espaço no elenco para a próxima temporada. O meio-campista, por exemplo, entrou nas últimas rodadas, enquanto o atacante recebeu chances como titular.

Negrucci, volante da base, agrada a Dorival e chegou a ser relacionado recentemente. A dupla de atacantes Talles Wander e William Gomes subiu para o profissional nas últimas semanas e já estreou.

Busca pelo bônus
O São Paulo se planejou no início do ano para terminar o Brasileirão na sexta posição. Porém, o clube só conseguiria alcançar nas duas rodadas finais o oitavo lugar na tabela.

Cada posição, porém, é importante pela premiação bônus dentro da Série A. A cada avanço, mais dinheiro em caixa para um clube com dificuldades financeiras.

O Tricolor soma 50 pontos e ocupa a nona posição. São dois pontos de diferença para o Athletico, que enfrenta o Cruzeiro, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira.

 

Fonte: Globo Esporte

3 comentários em “Renovação de Lucas e reserva para Calleri: as prioridades do São Paulo

  1. Alguns que lerem, quererão me matar: mais vai lá:
    Precisa cuidado na renovação do Lucas, para não se tornar outro Dani Alves. Ele não é esse craque todo que a maioria aqui parece acreditar; se o fosse, com certeza, estaria na Inglaterra, mesmo que num time de menor expressão.
    O que eu acho:
    Deveriam esperar a abertura da janela de janeiro para efetivar uma proposta firme para ele.
    Caso ofereçam uma proposta que ele gostaria de ouvir, mesmo assim ele esperaria alguma coisa de fora do país, dado à força do Euro e do Dolar.
    Assim sendo, deixando para negociar após ele ouvir as ofertas estrangeiras, caso venham de fato, ele poderia aceitar uma proposta mais pés no chão, já que ele não pode querer ganhar, no SP, mais que o Calleri, por exemplo, que, neste tempo ausente, se provou mais importante para a equipe do que o próprio Lucas, que não tem jogado bem – salvo dois ou três jogos no início de seu retorno.
    Pode até ser que os companheiros não o ajudem a jogar melhor; entretando, muitas vezes percebo o Lucas meio que “sonhando” em campo, como acontecia no Tottenhan, parecendo desligado da partida.
    Ademais, se o elenco continuar no mesmo nível do atual, não vai fazer diferença ter ou não o Lucas em campo…

    • Quanto ao reserva para o Calleri, acho grande besteira contratar outro David ou Erison.
      Centroavante, tendo bom posicionamento e físico, caso as bolas lhe cheguem, por certo, vai fazer os gols necessários.
      Vejam o Bruno Rodrigues que, no S.Paulo, não deixaram nem entrar em campo e é o goleador no Cruzeiro. Alias, mesmo jogando num time pior que o SP tem tantos gols, ou mais, que os nossos atacantes, Calleri incluso.
      Tem um ótimo centroavante no sub17 para subir e ser utilizado, e um razoável no sub 20. É só darem moral para eles e os usarem em suas posições de origem que em pouco tempo vamos ter mais que um bom substituto para o Calleri sem gastar nada para isto e, de repente, fazer um grande negócio no futuro.
      É preciso pensar nisto: cobrar do treinador que invista seu trabalho em jovens (como fazia o Telê) e parar de contratar porcaria a pedido do treinero de plantão…

    • Lucas está claramente muito acima da média no Brasil. Não encontrou mercado na Europa por conta das constantes contusões.

      Tivemos sorte de ele não se machucar nos momentos cruciais da Copa do Brasil. Podemos ter menos sorte no próximo ano.

      Bruno Rodrigues teve chances no SPFC, não tinha condição de ser titular e continua não tendo.

      É vital para o SPFC aproveitar jovens da base. Sem isso, não vai conseguir montar bons times nem superar a imensa dúvida.

      Mas os jovens de Cotia vão precisar de um time estável para terem a chance mostrar trabalho sem a pressão de resultado imediato. Por isso entendo que a contratação de alguns veteranos é necessária.

      Gosto dos nomes cogitados até agora: Ferreirinha e Martinez.

      Mastriani seria boa opção para brigar com Calleri, a diretoria deveria insistir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*