Atualmente, o São Paulo trabalha com 35 jogadores no elenco profissional. E 13 deles são formados nas categorias de base do Tricolor, em Cotia. O número representa 37,1% do total.
Os jovens do Tricolor, aliás, têm sido a válvula de escape na busca de dias melhores na temporada. Do time titular na vitória sobre o Ituano, domingo, por exemplo, quatro jogadores eram de Cotia.
Foram eles: Antony, Igor Gomes (autor dos dois gols), Liziero e Luan. A tendência é que o quarteto siga na equipe na quarta-feira, contra o Ituano, às 19h15, em Itu, no jogo de volta das quartas de final do Paulistão.
O jogo será transmitido ao vivo pelo Premiere para todo o Brasil, com narração de Milton Leite e comentários de Mauricio Noriega. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real com vídeos.
Vale lembrar ainda que o meia Hernanes, que está em sua terceira passagem pelo Tricolor, é também um jogador formado nas categorias de base do São Paulo.
O São Paulo, aliás, está bem amparado contratualmente contra o assédio europeu sobre os jovens jogadores. Quase todos eles possuem vínculos logos com o clube.
No ano passado, o Tricolor foi obrigado a negociar Éder Militão com o Porto por 4 milhões de euros (R$ 17,7 milhões na cotação da época), já que o contrato dele valia até janeiro de 2019. Com isso, ele poderia sair de graça.
Na semana passada, o Real Madrid pagou 50 milhões de euros para tirá-lo do clube português, o que rendeu mais R$ 25 milhões aos são-paulinos.
Veja abaixo o status das promessas:
Antony – atacante
- Idade: 19 anos
- Jogos: 13
- Gols: 1
- Contrato até: 30/09/2023
Promovido no segundo semestre de 2018, voltou para a base no começo deste ano e comandou o Tricolor na conquista da Copinha. No retorno ao profissional, virou titular absoluto e é destaque.
Antony, atacante do São Paulo — Foto: Renato Pizzutto/BP Filmes
Brenner – atacante
- Idade: 19 anos
- Jogos: 28
- Gols: 4
- Contrato até: 12/09/2022
Subiu no meio de 2017, depois de brilhar no sub-17 com muitos gols, e teve algumas chances com Ceni e Dorival. Mas não engrenou com Aguirre e Jardine. Hoje é reserva e tem tido algumas chances no segundo tempo com o interino Mancini.
Brenner, atacante do São Paulo — Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net
Helinho – atacante
- Idade: 18 anos
- Jogos: 14
- Gols: 1
- Contrato até: 30/04/2023
Foi promovido junto com Antony e fez um golaço logo em sua estreia, no empate com o Flamengo, no Morumbi, no Brasileirão de 2018. Iniciou este ano como titular, mas perdeu espaço e é reserva.
Helinho, atacante do São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
Igor Gomes – meia
- Idade: 20 anos
- Jogos: 4
- Gols: 2
- Contrato até: 31/03/2023
Também foi promovido no ano passado, com Antony e Helinho, mas foi ter chances como titular nos últimos dois jogos do Paulistão. Está em alta depois de dois gols na vitória sobre o Ituano.
Igor Gomes, meia do São Paulo — Foto: Renato Pizzutto/BP Filmes
Júnior – goleiro
- Idade: 20 anos
- Jogos: 0
- Gols sofridos: 0
- Contrato até: 31/12/2020
Atualmente, com o afastamento de Jean por indisciplina, é o reserva imediato de Tiago Volpi.
Junior, goleiro do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Liziero – volante
- Idade: 21 anos
- Jogos: 45
- Gols: 2
- Contrato até: 30/04/2023
Destacou-se assim que foi promovido, durante o Paulistão do ano passado, e logo virou titular. É uma das principais joias do time. Voltou no último domingo, depois de dois jogos fora, e foi decisivo.
Liziero, volante do São Paulo — Foto: Renato Pizzutto/BP Filmes
Luan – volante
- Idade: 19 anos
- Jogos: 13
- Gols: 0
- Contrato até: 31/12/2022
Foi pego de surpresa no ano passado, quando acabou convocado para jogo contra o Corinthians. Foi tão bem quando teve chance que desbancou o experiente Jucilei. Atualmente é titular absoluto.
Luan, volante do São Paulo — Foto: Marcelo Hazan
Lucas Kal – zagueiro
- Idade: 23 anos
- Jogos: 1
- Gols: 0
- Contrato até: 31/07/2019
Voltou este ano para o São Paulo depois de ser emprestado a Guarani e Vasco. Mas não tem tido muitas chances. É a quinta opção para o setor defensivo.
Lucas Kal, zagueiro do São Paulo — Foto: Marcelo Hazan
Lucas Paes – goleiro
- Idade: 21 anos
- Jogos: 0
- Gols sofridos: 0
- Contrato até: 31/12/2019
O São Paulo chegou a confirmar o seu empréstimo ao Toronto FC, do Canadá, mas a negociação não deu certo, e ele voltou ao Tricolor. Hoje, é o quarto goleiro.
Lucas Paes, goleiro do São Paulo — Foto: Marcelo Hazan
Rodrigo – zagueiro
- Idade: 20 anos
- Jogos: 1
- Gols: 0
- Contrato até: 31/12/2021
É considerado uma das principais promessas da zaga, mas o setor atualmente tem jogadores muito experientes e em boa fase. Está sendo lapidado para o futuro.
Rodrigo Freitas, zagueiro do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Thiago Couto – goleiro
- Idade: 20 anos
- Jogos: 0
- Gols sofridos: 0
- Contrato até: 30/10/2019
Foi titular na conquista da Copinha deste ano e apareceu no elenco profissional esta semana depois do afastamento de Jean.
Thiago Couto, goleiro do São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
Toró – atacante
- Idade: 19 anos
- Jogos: 0
- Gols: 0
- Contrato até: 11/08/2023
Foi destaque do São Paulo nos torneios de base e chegou a ser relacionado pelo técnico interino Vagner Mancini recentemente. Deve ser mais aproveitado ao longo da temporada.
Toró, atacante do São Paulo — Foto: BRUNO RIGANTI/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Walce – zagueiro
- Idade: 20 anos
- Jogos: 0
- Gols: 0
- Contrato até: 13/10/2021
Destaque na base do Tricolor e também na base da seleção brasileira, o zagueiro tem começado a participar mais dos treinamentos com o elenco profissional, mas ainda não teve chances.
Walce, zagueiro do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Fonte: Globo Esporte
Parafraseando o saudoso JJ: O Futuro do São Paulo é Cotia. O Futuro do time é a Base. Belo legado.