Por que o São Paulo parabenizou clube da Grécia que fez 100 anos

O São Paulo surpreendeu seus torcedores e, na última segunda-feira, utilizou as redes sociais para parabenizar o Olympiacos, da Grécia, que completava 100 anos. A ação foi uma cortesia tricolor em meio às negociações com o magnata grego Evangelos Marinakis, dono do clube e também do Nottingham Forest (Inglaterra) e do Rio Ave (Portugal).

As conversas entre São Paulo e Marinakis são sobre uma parceria para as categorias de base do Tricolor, vêm desde o ano passado e têm avançado. As partes mantêm sigilo sobre o assunto, mas confiam que as negociações caminham para um final feliz. O presidente Julio Casares ainda precisa levar o assunto ao Conselho Deliberativo do clube.

O que tem sido discutido nos últimos meses são detalhes de um acordo complexo. O São Paulo não pretende vender o controle de suas categorias de base para Marinakis. Os termos ainda não estão definidos, mas a intenção do Tricolor é ter um alto investimento nos próximos anos oferecendo uma contrapartida para o empresário.

O Tricolor também mira um aumento no poder de captação de jovens jogadores. Hoje, o São Paulo, por falta de poder de investimento, evita tirar atletas da base de outros times e prioriza a formação completa em Cotia. Se a parceria com Marinakis sair do papel, o clube acredita que vai conseguir dobrar seu potencial de contratar garotos antes do profissional.

Diante de todo esse cenário, o São Paulo, no início desta semana, felicitou o Olympiacos nas redes sociais. A publicação foi compartilhada por Julio Casares.

No ano passado, Casares e Marinakis se reuniram algumas vezes. Duas delas foram em Londres, numa viagem do presidente do São Paulo à Europa para discutir, também, outros assuntos.

Quem é Marinakis
O empresário de 57 anos fez a maior parte da sua fortuna no setor marítimo. A família de Marinakis é dona da Capital Maritime Group, empresa que conta com uma frota de dezenas de navios e cujo patrimônio é apreciado em R$ 22 bilhões.

O primeiro investimento no futebol veio em 2010 com a compra do Olympiacos, um dos dois maiores clubes da Grécia. Com ele, o time conquistou o título da Liga Grega por sete temporadas consecutivas, além de levantar quatro vezes a taça da Copa Nacional.

Em maio de 2017, Marinakis virou sócio-majoritário do Nottingham Forest, da Inglaterra – depois de 23 temporadas fora da primeira divisão inglesa, o clube voltou à Premier League em 2022. O último movimento do empresário no futebol foi a aquisição do Rio Ave, de Portugal, em 2023.

Evangelos Marinakis costuma ser uma figura presente nos seus clubes e divide opiniões entre os torcedores. Polêmico, ele foi investigado por suposta participação em um esquema de manipulação de resultados de apostas esportivas e por tentativa de corrupção de árbitros no futebol grego, mas terminou absolvido em ambos os casos.

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*