Foram inúmeras as vezes em que o técnico Rogério Ceni esteve em entrevistas coletivas do São Paulo na temporada passada e fez questão de dizer que o seu elenco era carente de um atacante veloz, um zagueiro e jogadores para o meio de campo.
Em 2023, o treinador não poderá reclamar mais dessas posições. Pelo menos por enquanto. Isso porque o clube movimentou o mercado de transferências nesta janela e contratou jogadores para suprir os desejos de Ceni.
Na última quinta-feira, o zagueiro Alan Franco foi anunciado e aumenta a disputa no setor defensivo. Além dele, o treinador ainda tem à disposição Arboleda, Ferraresi, Beraldo e Walce. Diego Costa se recupera de lesão e deve voltar em breve.
Antes um problema, a zaga agora se torna um dos setores do campo mais sólidos e com opções do elenco do São Paulo. No ano passado a equipe sofreu com a grave lesão de Arboleda e algumas ausências de Diego Costa também por problemas médicos.
A maior contestação de Rogério Ceni, porém, não era nem tanto a defesa. Mas sim o tal ponta rápido no ataque para dar velocidade ao time. Na falta de um, ele ganhou dois: Pedrinho e Marcos Paulo. A dupla, que estava no futebol europeu, já tem treinado no CT da Barra Funda.
Os atacantes irão suprir a maior angústia do técnico, que sentia falta de ter uma equipe para puxar contra-ataques ou mudar o ritmo de uma partida. Ele ainda terá de volta Caio, que se recupera de uma cirurgia no joelho e faz a função pelos lados do campo.
Meio de campo e mais um goleiro
Com as saídas de Nikão, Igor Gomes e Andrés Colorado, o São Paulo precisou se mexer para reforçar o meio de campo. Para a parte criativa do setor, Wellington Rato é a aposta do Tricolor. Para a função de volante, Jhegson Méndez deve ser anunciado nos próximos dias.
Ambos já têm experiência suficiente para não serem tratados como aposta, e isso era um pedido de Rogério Ceni para o meio de campo. No entendimento do treinador era necessário jogadores decisivos para esta temporada.
O gol também terá mais experiência. Na última quinta, o São Paulo apresentou o goleiro Rafael, de 33 anos. Embora já tivesse dois jogadores experientes para a posição, Ceni gostaria de ter mais um para acirrar a disputa.
Agora, o Tricolor conta com Felipe Alves, Jandrei e Rafael. A média de idade do trio é de 32 anos. Thiago Couto, terceiro goleiro no ano passado e revelado nas categorias de base, foi emprestado.