Morre em São Paulo o jornalista e produtor cultural Ricci Jr

Faleceu nesta sexta-feira pela manhã o jornalista e produtor cultural e musical Ricci Jr. Ele foi vítima de um enfarto fulminante em sua casa.

Ricci é um dos grandes companheiros que tive nessa jornada em prol do São Paulo. Em todos os momentos que víamos pessoas usurpando o clube, nos unimos e fomos à luta por nossos veículos de comunicação.

Lembro, por exemplo, da cobertura que fizemos do caso Far East, que culminou com a renúncia de Carlos Miguel Aidar da presidência do São Paulo.

Em 2022 decidimos fazer o programa São Paulo em Dois Tempos para lutar contra o golpe que a trinca Júlio Casares/Olthem Ayres de Abreu/Dedé queria dar no estatuto do São Paulo. Reunimos vários jornalistas e meios de comunicação alternativos, que tinham compromisso com a verdade e com o amor pelo São Paulo. E conseguimos uma vitória expressiva.

A maior audiência da Rádio São Paulo foi no dia que formamos uma rede de rádios para transmitir a sessão do Conselho Deliberativo que aprovou o golpe. Naquele dia, enquanto a Rádio  São Paulo transmitia a sessão, a  São Paulo Digital e as demais da rede faziam um programa de espera. Foi uma audiência histórica, digna de horário nobre de grandes emissoras de AM ou FM.

Em 2023 voltamos a nos unir lutando por um São Paulo melhor. Em nenhum momento fomos contra o clube, muito menos a favor da oposição. Nós fomos, sim, oposição ao sistema, a essa diretoria que é extremamente maléfica ao clube. Criamos, para isso, o programa Somos Todos São-Paulinos.

Entretanto, a luta inglória que travamos custou a nós todos que fazemos parte do programa muita pressão por parte da diretoria, portões fechados para qualquer pleito nosso e até ameaças à intregridade física. Ricci Jr foi ameaçado pessoalmente por um membro da Torcida Independente quando chegava na cabine usada pela São Paulo Digital ara transmitir um jogo do Tricolor.

Ele me relatou isso, disse estar com medo. Pouco tempo depois teve o primeiro enfarto, em novembro. Ficou vários dias no hospital, tamanha a gravidade de seu estado de saúde. Quando saiu, conversou comigo e optou por deixar o Somos Todos São-Paulinos, pois precisava cuidar da saúde e estava muito temeroso com as ameaças que continuava recebendo, embora passassem a ser veladas.

Conversamos muito nos últimos dias, principalmente pelo veto que continuava – e no meu caso continua – acontecendo para a cobertura do São Paulo, acesso à sala de coletiva pós jogo, etc. A ideia chegou a ser entrarmos com uma ação coletiva contra o clube. Começamos a juntar material, mas não houve tempo de darmos entrada.

Nesta manhã, meu companheiro de grandes batalhas, numa defesa ardorosa do São Paulo, se calou. Deixou a passagem por esse plano e voltou para sua verdadeira morada. Que Deus o receba de braços abertos, amparado pelo seu mentor. Nós, aqui, ficamos com a saudade do grande amigo e parceiro que se foi.

O velório será realizado neste sábado, entre 9h e 13h, no Cemitério da Vila Mariana, em São Paulo.

 

Paulo Pontes

4 comentários em “Morre em São Paulo o jornalista e produtor cultural Ricci Jr

  1. Que tristeza. Conheci o canal do Ricci ano passado, e surpreendi-me pela qualidade e pelo amor ao São Paulo. O profissionalismo e o caráter do Ricci não serão esquecidos. A comunidade tricolor está toda enlutada, uma lamentável perda para todos nós.

  2. RIP ! Lamentavelmente, é mais um grande sãopaulino que se vai, deixando-nos órfãos da sua inteligência e do seu bom senso.
    Meus pêsames à família enlutada.

  3. Meus sentimentos aos familiares e ao PP pelo amigo que o deixou. Diversos jovens também estão morrendo com esse problema, sugiro conversarem com alguns médicos e vocês entenderão de onde vem o problema. Os dados são alarmantes, mas escondidos pelo governo e pela imprensa. É um caos, perdi diversas clientes pelo mesmo problema e muitas extremamente jovens.

    Que Deus o receba nos céus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*