James volta ao São Paulo valorizado e com futuro incerto

O meia James Rodríguez foi vice-campeão e eleito melhor jogador da Copa América no último domingo, com a seleção da Colômbia. Craque do torneio de seleções, o jogador vive cenário bem diferente no São Paulo.

James Rodríguez tem contrato com o São Paulo até junho de 2025, mas seu futuro no clube é incerto. Preterido pelo técnico Luis Zubeldía e também com poucas chances com os antecessores Dorival Júnior e Thiago Carpini, o meio-campista deve ser negociado, mas o Tricolor evita fechar portas para ele.

Em entrevista à ESPN durante a Copa América, o presidente Julio Casares falou sobre a possibilidade de James Rodríguez ser reintegrado ao elenco quando se reapresentasse ao clube.

– Ele é jogador do São Paulo, vai se reapresentar após a Copa América. É uma questão técnica. Passou o Dorival, o Carpini e o Zubeldía, e com nenhum desses técnicos ele se firmou. Mas ele se reapresenta, e se tiver o mesmo desempenho em treinos e partidas, pode ser reintegrado. É uma decisão técnica – disse.

Antes de se apresentar à seleção colombiana para a Copa América, James Rodríguez estava fora dos planos de Zubeldía e de sua comissão técnica. O meia só entrou em campo por cinco minutos no clássico contra o Palmeiras, a segunda partida do treinador argentino. Depois, nem relacionado foi para os jogos do São Paulo.

No início de maio, ainda distante da Copa América, Zubeldía justificou a ausência de James Rodríguez, que também vinha sendo comum com Thiago Carpini. Pelo Tricolor, o meia jogou só oito vezes em 2024.

– Eu tomo decisões em relação ao que vejo e para isso estou aqui, para tomar decisões. Se não está o James, é porque considero que tem que estar outros companheiros. (…) Tenho clara qual é a minha profissão e tenho clara qual é a minha responsabilidade. Um treinador vive tomando decisões, e tratamos junto com o meu estafe que essas decisões sempre sejam em favor do grupo e que sejam, em sua maioria, positivas – disse.

Os números
Se no São Paulo James Rodríguez não consegue apresentar sua melhor forma, pela Colômbia o panorama é bem diferente. Ao todo, no Tricolor, o meio-campista tem 22 jogos, dois gols e quatro assistências. Ele chegou ao clube no segundo semestre do ano passado.

Não só os números de James Rodríguez no São Paulo são ruins. As aparições em momentos decisivos, também. Em 2023, sequer entrou nas finais da Copa do Brasil, contra o Flamengo, que o Tricolor venceu. Diante da LDU, perdeu pênalti e viu o Tricolor ser eliminado nas quartas de final da Copa Sul-Americana.

No início desta temporada, o São Paulo levou para as penalidades o jogo contra o Novorizontino, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. James Rodríguez, que estava em campo, desta vez não cobrou. E o Tricolor foi novamente eliminado.

Agora, na Copa América, James superou, pela sua seleção, os passes decisivos de toda a sua passagem pelo São Paulo até aqui. Em seis partidas, fez um gol e deu seis assistências. As ótimas atuações do camisa 10 levaram a Colômbia à final da competição, perdendo na prorrogação por 1 a 0 para a Argentina, no último domingo.

No mercado

Prestigiado no mercado internacional principalmente pela expectativa criada por suas atuações pela Colômbia, James Rodríguez despertou, nos últimos meses, o interesse de clubes europeus. De acordo com pessoas próximas ao jogador, o Celta de Vigo, da Espanha, foi uma das equipes que procuraram o estafe.

Ao São Paulo, porém, nunca chegou nada oficial. O alto salário do meio-campista é um empecilho para qualquer negociação. No início da temporada, um clube procurou o Tricolor para saber sobre a possibilidade de um empréstimo, já que James Rodríguez não vinha sendo utilizado. O negócio não avançou.

James Rodríguez gostaria de esperar a Copa América para definir seu futuro. Agora, é aguardado no São Paulo, ainda sem data certa para retorno, para ter certeza se será negociado ou passará a ser utilizado pelo técnico Luis Zubeldía.

Um comentário em “James volta ao São Paulo valorizado e com futuro incerto

  1. James só vai dar certo se qual treinador estiver no sao paulo tirar essa camisa 10 do Luciano e tirar o luciano com essa função e deixar o james livre para armar, voltar para marcar quando der, Luciano so dara certo junto com calleri na frente da area, apesar que na posicao no meio ficaria o Lucas que joga muito mais nessa posição, Luciano poderia jogar do lado direito revezando com o Lucas, trocando de posicao, Ferreirinha é dono do lado esquerdo, precisamos de 2 laterais bons marcadores e bons nas subidas para ajudar nas subidas mas nao temos, a zaga esta complicada, Arboleda apesar de ser titular absoluto tem feito jogos abaixo da media dele mas nao temos outro, Alan Franco conquistou a sua vaga, tem ferrarezi que voltou mas é instavel, diego costa pelo visto vai ser vendido mas tb nao fara falta., no meio Alisson titular absoluto e Luiz Gustavo e tem o bombadilha que voltou, Nestor nao gosto dele de 10 jogos ele faz 1 bom os outros todos ruins nao marca, fraco fisicamente, Gallopo é meia nao é volante.
    Temos um elenco bem limitado, alguns reservas mais ou menos como Erick, Juan, Michel Araujo e Andre, como disse nosso calcanhar de aquiles sao as 2 laterais, e mesmo com a volta do Rafinha ja nao tem idade para fazer 90 min .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*