O zagueiro uruguaio Juan Manuel Izquierdo morreu na noite desta terça-feira, aos 27 anos de idade. Vítima de um mal súbito no jogo contra o São Paulo, pela Copa Libertadores, o jogador do Nacional teve seu falecimento confirmado por meio de post publicado pelo clube no X.
“Com a mais profunda dor e impacto nos nossos corações, o Club Nacional de Football comunica o falecimento de nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências para sua família, amigos, colegas e conhecidos. Todo o Nacional está luto por sua perda irreparável”, diz o texto.
Juan Izquierdo começou o jogo contra o São Paulo no banco de reservas e voltou do intervalo no lugar de Sebastian Coates. Aos 39 minutos do segundo tempo, o zagueiro sentiu um mal súbito, perdeu o equilíbrio e foi ao chão. Atendido pelos médicos de sua equipe, foi removido de ambulância para o Hospital Israelita Albert Einstein.
Por meio de boletim médico, o hospital confirmou o falecimento do atleta na noite desta terça-feira. De acordo com o Einstein, o falecimento ocorreu às 21h38, “em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca”.
O elenco do São Paulo ficou abalado com o mal súbito sofrido por Izquierdo e atletas como o também uruguaio Michel Araújo e o argentino Jonathan Calleri estiveram no hospital nos últimos dias. Assim que a morte do atleta foi confirmada, os principais clubes brasileiros lamentaram, a começar pelo time do Morumbis.
“Vivemos dias de orações, união e esperança, e hoje estamos em profunda tristeza com a notícia do falecimento de Juan Izquierdo, atleta do Nacional. Nossas condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho, torcedores do Nacional e a todo o povo uruguaio neste momento de dor. Um dia triste para o futebol”, publicou o São Paulo.
A CBF também lamentou a morte de Juan Manuel Izquierdo e definiu ainda que seja respeitado um minuto de silêncio nos jogos de seus torneios a serem disputados nesta quarta-feira. O São Paulo enfrentará o Atlético-MG às 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pela Copa do Brasil.
Que Deus possa receber este jovem nos céus. Lutou o quanto pode.
Foi triste ver ele caído do estádio, realmente não tínhamos uma boa sensação com aquilo.
Agora cabe ao Nacional não deixar sua família desamparada.