O Hospital Albert Einstein, de São Paulo, informou neste sábado que o zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU, teve uma parada cardíaca após deixar o Morumbis, onde sentiu-se mal durante o segundo tempo da partida contra o São Paulo, na última quinta-feira.
Segundo o comunicado, o hospital iniciou manobras de “ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação, tendo o paciente retornado à circulação espontânea”.
O hospital completa o boletim com a informação de que Izquierdo está internado na UTI, “sedado, em ventilação mecânica e cuidados intensivos neurológicos.”
É o primeiro boletim médico divulgado pelo Einstein desde a internação do atleta, na quinta. Até então, o Nacional-URU era quem se manifestava sobre o estado de saúde do jogador.
Leia a nota do Einstein:
São Paulo, 24 de agosto de 2024 – O paciente Juan Manuel Izquierdo Viana foi admitido no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 22 de agosto de 2024, às 20h55, em parada cardíaca, de início indeterminado, secundária a uma arritmia.
O hospital iniciou imediatamente manobras de ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação, tendo o paciente retornado à circulação espontânea. Desde então, Juan está internado na Unidade de Terapia Intensiva, sedado, em ventilação mecânica e cuidados intensivos neurológicos.
Izquierdo, de 27 anos, caiu no gramado aos 39 minutos do segundo tempo. Imediatamente, os outros jogadores chamaram a ambulância para prestar atendimento. Após alguns minutos sob os cuidados médicos, ele foi colocado no veículo e levado ao hospital.
Na chegada ao Albert Einstein, o jogador perdeu novamente a consciência e foi imediatamente sedado e estabilizado. De acordo com Alejandro Balbi, presidente do Nacional, o atleta foi diagnosticado com uma arritmia cardíaca.
Quem é Juan Izquierdo?
Izquierdo começou a carreira no Cerro, do Uruguai, passou pelo Montevideo Wanderers e se transferiu para o Atlético San Luis, do México. Na volta ao país de origem, defendeu novamente o Wanderers, o Nacional, o Liverpool e retornou ao Nacional em 2024. São 25 partidas na temporada.