Há um ano, James Rodríguez era anunciado como novo reforço

O meia James Rodríguez completa um ano de São Paulo nesta segunda-feira. No dia 29 de julho de 2023, o Tricolor Paulista anunciava a contratação do astro colombiano e chocava o mercado da bola. O reforço de peso, no entanto, viveu poucas glórias com a equipe do Morumbi.
Estreia, pênalti perdido contra a LDU e primeiro gol marcado

James estreou pelo São Paulo em 13 de agosto de 2028 – 15 dias após o anúncio de sua contratação – no empate em 1 a 1 com o Flamengo, no Maracanã, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O meia entrou na partida aos 21 minutos do segundo tempo e, embora não tenha contribuído com gols ou assistências, mostrou que ainda tinha a mesma qualidade apresentada ao longo de sua carreira.

A estreia como titular veio no empate sem gols com o Botafogo, no qual atuou durante todo o primeiro tempo, mas foi substituído no intervalo.

O trajeto de James no São Paulo, que até então vinha sendo tranquilo, tomou um rumo negativo no dia 31 de agosto. Neste dia, a equipe enfrentou a LDU pelo jogo de volta da Sul-Americana. Após perder o jogo de ida por 2 a 1, o Tricolor precisava vencer os equatorianos para passar de fase. James entrou no segundo tempo e deu assistência para o gol de Arboleda, que levou o jogo para os pênaltis.

E foi na disputa de pênaltis que o primeiro capítulo sombrio de James no São Paulo foi escrito. O colombiano se colocou para bater a primeira cobrança, mas o resultado não foi o esperado. O meia isolou a penalidade – única desperdiçada -, e o Tricolor foi eliminado.

O primeiro gol do craque colombiano demorou para sair. Depois de perder o pênalti contra a LDU, James voltou a campo no duelo contra o Fortaleza, pela 24ª rodada do Brasileirão. A chance de se redimir veio no começo do jogo, novamente com uma penalidade, que ele acabou perdendo. O gol finalmente saiu no segundo tempo, quando aproveitou vacilo dos cearenses e bateu para o fundo das redes.

Depois do Fortaleza, James foi titular em seis partidas do São Paulo na temporada e anotou mais três assistências. Além disso, também atuou em dois jogos saindo do banco de reservas.
2024: polêmicas e pouco tempo de jogo

O ano virou, e mais capítulos negativos da passagem de James pelo São Paulo surgiram. O técnico Thiago Carpini, até então recém-contratado, não relacionou James para os primeiros jogos do São Paulo em 2024, o que causou descontentamento do lado do colombiano.

Na quinta partida do São Paulo na temporada, válida pela Supercopa do Brasil, contra o Palmeiras, James voltou a ser deixado de lado por Carpini. Irritado, o meia não viajou com a delegação à Belo Horizonte para a final, interferindo na relação com torcedor.

Com isso, James amaçou rescindir seu contrato com o São Paulo, mas voltou atrás, reavaliou a decisão e decidiu permanecer. Ele ficou afastado do elenco durante um período, mas seguiu treinando no CT da Barra Funda. Na época, Muricy Ramalho, coordenador de futebol do Tricolor, elogiou a determinação e o compromisso ao atleta, mesmo em meio às polêmicas.

“É um jogador de excelente qualidade, grande profissional, diferente mesmo. Claro que o futebol brasileiro hoje, principalmente o nosso time, é aguerrido, de pouco espaço, que marca pressão o tempo todo. Nossa quilometragem é muito alta e intensa. Hoje em dia, temos toda a tecnologia para observar isso”, disse Muricy, em entrevista ao Canal do Nilson Cézar.

James foi reintegrado ao elenco são-paulino e inscrito pelo clube no Campeonato Paulista no dia 26 de fevereiro. Dois dias depois, contra a Inter de Limeira, James enfim estreou em 2024. O meia entrou aos 26 minutos do segundo tempo e, mesmo com pouco tempo de jogo, marcou um gol e deu uma assistência.

Parecia que a situação da James Rodríguez no São Paulo ia melhorar, o que não aconteceu. Após o jogo contra a Inter de Limeira, ele esteve em campo em apenas sete partidas – duas como titular.

Neste meio tempo, veio mais uma polêmica. Na decisão por pênaltis contra o Novorizontino, pelas quartas de final do Morumbis, o meia decidiu que não iria bater. Resultado: São Paulo eliminado em pleno Morumbis mais uma vez.

Durante os meses de junho e julho, James esteve com a seleção colombiana para a disputa da Copa América. O meia pareceu outro jogador no torneio. Com seis assistências e um gol, ele foi o principal destaque da equipe – vice-campeã – e foi eleito craque da competição.

Após a Copa América, James ainda não retornou às atividades no CT da Barra Funda e negocia com a diretoria são-paulina uma rescisão de contrato amigável.

Apesar de completar um ano no São Paulo nesta segunda-feira, o futuro do colombiano parece estar bem distante da equipe do Morumbi. James não conseguiu se encaixar com nenhum treinador que passou pelo clube (Dorival Júnior, Thiago Carpini e Luis Zubeldía) e sua passagem foi mais um pesadelo do que um sonho.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Nota do PP: uma contratação eleitoreira, cujo ônus financeiro sobrou para nós, torcedores que amamos de verdade esse clube, que damos tudo por ele e não nos servimos dele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*