A partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, entre São Paulo e Vitória, será o reencontro do técnico Thiago Carpini com o Morumbis, sua antiga casa.
O Tricolor demitiu o treinador adversário deste domingo no dia 18 de abril, depois da queda precoce nas quartas de final do Paulistão e um início ruim no Brasileirão e na Libertadores.
Quatro meses depois da saída de Carpini, o São Paulo está diferente. Sob o comando de Luis Zubeldía, se reencontrou no Brasileirão e chegou às quartas de final da Conmebol Libertadores e da Copa do Brasil.
Neste domingo, terá, em campo, reforços que sequer chegaram a jogar sob o comando de Thiago Carpini. O meia Marcos Antônio, contratado depois da saída do treinador, e o zagueiro Sabino, que já estava no clube, mas não havia estreado, devem ser titulares.
Mudou, também, a maneira como o São Paulo joga. Sob o comando de Thiago Carpini, o Tricolor jogava quase sempre num 4-2-3-1 mais posicional, com um criador centralizado e dois pontas, um pela direita e outro pela esquerda.
Com Zubeldía, essa formação tem sido bastante alterada. Na última quinta-feira, por exemplo, pela partida de volta das oitavas de final da Conmebol Libertadores contra o Nacional-URU o São Paulo foi a campo também num 4-2-3-1, mas os quatro atacantes não tinham posição fixa.
Lucas, Luciano, Wellington Rato e Calleri (principalmente os três primeiros) trocavam de lado e de função e confundiam a marcação do Nacional, do Uruguai.
Nos últimos meses, o São Paulo também jogou de outras maneiras. Com três zagueiros, num 4-1-4-1, num 4-2-4… Com mais tempo do que Carpini para trabalhar, Zubeldía tem conseguido encontrar variações táticas para extrair o melhor de cada jogador.
O agora treinador do Vitória foi contratado pelo São Paulo em janeiro. Rapidamente, caiu nas graças do torcedor ao conquistar a Supercopa do Brasil contra o Palmeiras e encerrar o longo tabu de 10 anos sem vitórias contra o Corinthians na Neo Química Arena.
O rendimento, porém, caiu. O São Paulo foi eliminado para o Novorizontino, nos pênaltis, nas quartas de final do Paulistão, no Morumbis lotado, e estreou com derrotas no Brasileirão e na Libertadores.
A sequência de maus resultados interrompeu o trabalho de Carpini no Tricolor, e o treinador foi para o Vitória com a missão de salvar o clube do rebaixamento no Brasileirão. Atualmente, é o 16º colocado, com 22 pontos.