
A derrota de virada por 4 a 3 para o Bolívar (BOL) na última quarta-feira não teve nenhum efeito prático para o São Paulo, já que o clube – após golear por 5 a 0 no jogo de ida – garantiu classificação à fase de grupos da Libertadores.
Contudo, o revés em La Paz significou o fim da maior sequência invicta de Ney Franco no Tricolor. Desde a derrota para o Grêmio, pelo Brasileirão do ano passado, o treinador carregava um retrospecto de dez partidas sem perder.
Agora, contra o Santos, no domingo, o comandante são-paulino irá até a Vila Belmiro defender outra invencibilidade: a de clássicos no comando do clube do Morumbi.
Desde que foi contratado por Juvenal Juvêncio em julho do ano passado, o treinador disputou cinco jogos contra rivais paulistas. O primeiro, inclusive, aconteceu logo em sua estreia pelo Tricolor, contra o Palmeiras, na Arena Barueri.
Depois, Ney Franco conquistaria duas vitórias sobre o Corinthians, encerrando o jejum diante do Timão, uma sobre o Verdão, ajudando a afundar ainda mais o rival, e um empate com o Santos, na Vila.
Um triunfo em cima do Peixe neste San-São significaria outra marca importante não só para Ney, mas também para o Tricolor. Em duas apresentações no Paulistão-2013, o São Paulo – com dois jogos a menos que seus adversários por conta da Libertadores – tem 100% de aproveitamento. Uma vitória na Vila, além da manutenção desse índice, daria a Ney Franco seu primeiro triunfo contra o Santos e, por consequência, a continuidade de sua invencibilidade em clássicos regionais.
Ano de clássicos
Para o torcedor são-paulino, 2013 não é só o ano do retorno à Libertadores, assim como também uma temporada cheia de clássicos.
Só contra o Corinthians, o São Paulo poderá fazer nove Majestosos, caso os clubes se encontrem na fase final do Paulista e nos mata-matas da Copa Libertadores.
Diante do Palmeiras, Ney Franco poderá comandar o Tricolor em até cinco oportunidades, caso também avancem às finais do Estadual e no torneio continental.
Contra o Santos, além do que acontecerá neste domingo, poderão disputar ainda mais dois no Paulista e dois no Nacional.
Prato cheio para o torcedor. Responsabilidade para Ney Franco.
Clássicos de Ney Franco à frente do São Paulo (todos pelo Brasileirão)
São Paulo 3×1 Corinthians
38ª rodada São Paulo venceu o Corinthians com uma equipe inteira formada por jogadores reservas.
São Paulo 3×0 Palmeiras
28ª rodada Luis Fabiano brilhou, fez dois gols e afundou ainda mais o rival na zona de rebaixamento do Brasileiro.
Santos 0x0 São Paulo
23ª rodada Jogo ruim na Vila, empate sem gols. Santos é o único rival que Ney Franco ainda não venceu pelo Tricolor.
Corinthians 1×2 São Paulo
19ª rodada Fabuloso decidiu e São Paulo encerrou jejum de sete anos sem vencer o rival no estádio do Pacaembu.
Palmeiras 1×1 São Paulo
9ª rodada Ney Franco fez seu primeiro jogo pelo clube e empatou com o Palmeiras na Arena Barueri
Fonte: Lance