O meio-campista Pol Fernández, do Boca Juniors, é o novo alvo do São Paulo no mercado. A diretoria do clube busca a contratação do jogador a pedido de Luis Zubeldía.
Guillermo Matías Fernández, conhecido como Pol Fernández, tem 32 anos de idade e defende o Boca Juniors há três temporadas. Natural de Granadero Baigorria, em Santa Fé, na Argentina, ele é destro e tem 1,76 m de altura. O ídolo do atleta é Juan Román Riquelme, ídolo do Boca.
O atleta chegou ao clube argentino em 2009, quando ainda tinha 16 anos de idade. Ele chegou a ser relacionado para jogos do time profissional em 2011, mas só foi fazer sua estreia pela equipe no ano seguinte. Em 2013, Pol Fernández foi emprestado ao Rosario Central.
O jogador não conseguiu se firmar por lá e também passou por empréstimo no Atlético Rafaela e no Godoy Cruz, que o adquiriu em definitivo em 2016. Após quatro temporadas no time, ele foi vendido para o Racing.
Lá, Pol conquistou o primeiro título de sua carreira: o Campeonato Argentino de 2018/19. Ele deixou o clube para se transferir ao Cruz Azul, do México, seu primeiro time fora da Argentina.
O meio-campista ergueu quatro troféus no futebol mexicano: a Leagues Cup (2019), Supercopa MX (2019), Liga MX (2021) e o Campeão dos Campeões (2021).
Ele voltou para o Boca Juniors por empréstimo em 2020. Naquela temporada, ele disputou 15 jogos e faturou outros três títulos: Campeonato Argentino (2019/20), Copa da Argentina (2019/20) e a Copa da Liga (2020). Em 2022, Pol foi comprado em definitivo pelo clube em que foi revelado para o futebol.
De lá para cá, Pol Fernández participou de 120 partidas com o Boca Juniors, com seis gols e seis assistências, e a taça da Copa da Liga (2022). Ele goza de prestígio entre os companheiros e já chegou a ser capitão do time.
O experiente meio-campista continua se destacando nas últimas temporadas. Ele foi titular do time na campanha do vice da Libertadores de 2023. O jogador, inclusive, esteve em campo na final contra o Fluminense, no Maracanã.
Pol Fernández foi eleito o melhor em campo no último jogo do Boca, contra o Independiente del Valle, pelos playoffs da Copa Sul-Americana. Seu time venceu por 1 a 0 e garantiu a classificação à próxima fase. Na Argentina, ele é visto como um jogador de ‘jeraquia’, em português, hierarquia.
Possível vinda de Pol pode envolver Galoppo
A possível vinda do atleta de 32 anos pode fazer parte de um negócio envolvendo Giuliano Galoppo, alvo de interesse do clube argentino.
Em 2022, o Tricolor desembolsou cerca de U$ 6 milhões (R$ 32 milhões na cotação da época) para contratar o meia do Banfield. Ele, portanto, é o jogador mais caro da história do clube. Desta maneira, o São Paulo até estava disposto a vender o atleta, desde que, em troca, recebesse um boa compensação financeira.
Com o interesse em Pol Fernández, a diretoria tricolor pode aproveitar o desejo do Boca Juniors em Galoppo e tentar envolvê-lo nas negociações.
Segundo o Olé, o Boca estaria disposto a desembolsar U$ 3 milhões (R$ 16,9 milhões) para adquirir 50% dos direitos econômicos de Galoppo. No entanto, dirigentes do São Paulo afirmam que esta proposta nunca chegou. O Tricolor só recebeu uma oferta do Rosario Central.
Seis gols e seis assistências em cento e vinte jogos? Ele é zagueiro? Fala sério. Wellington Rato tem números melhores. Até o Luciano atuando como meia é muito mais produtivo. Ou seja, é mais um passo para a quebradeira econômica do clube.
Depois de contratar dois times inteiros para o Ceni, acho justo fazer algum investimento baseado na indicação do Zubeldia.
Só não concordo em trocar um atleta jovem e que ainda está sendo observado por um atleta de 32 anos.
Por que será que o Zubeldia não experimenta um dos meninos da base para fazer o primeiro volante no time principal.
Qq menino especialista na posição, se bem instruído e apoiado, com certeza, será melhor que o Galoppo e todos os “estrangeiros” do elenco que tentam fazer a função..
Jogador fraco e ruim… nunca vi esse cara jogar bem quando vi jogos dos bosteros.