
O presidente do São Paulo, Julio Casares, foi convocado por conselheiros para explicar as negociações do clube com o magnata grego Evangelos Marinakis, dono de Nottingham Forest (Inglaterra), Olympiacos (Grécia) e Rio Ave (Portugal). O dirigente prepara uma apresentação para a reunião do dia 28 de janeiro.
A expectativa de Casares é de que, até lá, as negociações com Marinakis já estejam mais avançadas do que estão neste momento. O magnata grego tem o interesse de fazer uma parceria com o São Paulo para investir e ter participação na venda de jogadores das categorias de base do clube.
O São Paulo, porém, descarta vender o controle de suas categorias de base para Marinakis. O que tem sido discutido entre as partes é uma parceria para aumentar o poder de investimento de Cotia e promover intercâmbio de jogadores e outros profissionais que participam da formação de atletas. O magnata grego também negocia a compra da SAF do Vasco.
O Tricolor também mira um aumento no poder de captação de jovens jogadores. Hoje, o São Paulo, por falta de poder de investimento, evita tirar atletas da base de outros times e prioriza a formação completa em Cotia. Se a parceria com Marinakis sair do papel, o clube acredita que vai conseguir dobrar seu potencial de contratar garotos antes do profissional.
A viagem de Julio Casares para a Inglaterra, no mês passado, foi o segundo encontro dele com Marinakis para discutir a parceria. Antes, em agosto, o magnata grego já havia se reunido com o presidente do São Paulo no Brasil. As conversas seguem à distância para que haja um acordo num futuro próximo.
– Nós estamos conversando. É algo ainda embrionário, vou com muita calma, mas estamos caminhando bem para trazer um empresário ligado a plataforma esportiva, não só financeira. Imagina o São Paulo com o grupo dele, se isso caminhar dessa forma. Ele tem o Olympiacos, o Rio Ave, o Nottingham…
– Qualquer jogador de 15 anos vai falar: “O São Paulo é uma ponte aérea mais próxima para a Europa”. Estamos buscando esse tipo de coisa – disse Casares, no início deste mês.
Como o Tricolor não negocia a venda de suas categorias de base, o que está sendo discutido neste momento são as contrapartidas do negócio. Entre as possibilidades debatidas está a participação de Marinakis no lucro de venda de atletas formados em Cotia depois do início da parceria.
Quem é Marinakis
O empresário de 57 anos fez a maior parte da sua fortuna no setor marítimo. A família de Marinakis é dona da Capital Maritime Group, empresa que conta com uma frota de dezenas de navios e cujo patrimônio é apreciado em R$ 22 bilhões.
O primeiro investimento no futebol aconteceu em 2010 com a compra do Olympiacos, um dos dois maiores times da Grécia. Com ele, o clube conquistou o título da Liga Grega por sete temporadas consecutivas, além de levantar quatro vezes a taça da Copa Nacional.
Em maio de 2017, Marinakis virou sócio-majoritário do Nottingham Forest, da Inglaterra – depois de 23 temporadas fora da primeira divisão inglesa, o clube voltou à Premier League em 2022. O último movimento do empresário no futebol foi a aquisição do Rio Ave, de Portugal, em 2023.
Evangelos Marinakis costuma ser uma figura presente nos seus clubes e divide opiniões entre os torcedores. Polêmico, ele foi investigado por suposta participação em um esquema de manipulação de resultados de apostas esportivas e por tentativa de corrupção de árbitros no futebol grego, mas terminou absolvido em ambos os casos.
Fonte: Globo Esporte
Nota do PP: interessante, mas nunca precisei me preparar para falar a verdade. Porém, como sabemos que essa diretoria é uma eterna mentira, haja preparação.
Se o SPFC lançar camisa barata para torcedor comn os
dizeres; SAO PAULO NA LIBERTADORES
1- com autorização da Comnebol
2- Dá para vender mais de 300 a 500.000
3-É muita grana extra que entraria nos cofres
4-Nenhum clubepoderá imitar !!!!!!!!!!!!!!!!
vamo que vamos