O São Paulo acertou, na última segunda-feira, a contratação do lateral-direito Cédric Soares, que estava sem clube e não entra em campo desde março de 2024. O jogador assinou um contrato curto, de três meses, para um período de testes no Tricolor, após a aprovação do técnico Luis Zubeldía.
Mas quem é o lateral “misterioso” que chegou quase de surpresa após uma rápida negociação que começou na semana passada?
Cédric desembarcou no São Paulo há poucos dias para iniciar um trabalho de recondicionamento físico. Ele está sem clube desde quando deixou o inglês Arsenal, ao fim da temporada 2023/2024. A última vez que entrou em campo foi no dia 4 de março de 2024, quando saiu do banco de reservas para ajudar a equipe inglesa a vencer o Sheffield United por 6 a 0, pela Premier League.
Desde então, Cédric não jogou mais. O lateral-direito ainda ficou no banco de reservas nas partidas contra Brentford e Porto, mas não foi utilizado. Pouco tempo depois, deixou o Arsenal e estava sem clube até fechar com o São Paulo.
Nascido na Alemanha, mas com nacionalidade portuguesa, Cédric começou a carreira no Sporting, de Portugal. Ele fez todas as categorias de base no seu primeiro clube, até ser negociado com o Southampton, da Inglaterra, em 2015.
Começava, ali, uma aventura inglesa para o lateral-direito.
Até chegar ao Tricolor, Cédric só havia jogado por um clube fora da Inglaterra nos últimos anos, quando foi emprestado à Inter de Milão, da Itália, na temporada 2018/2019. Lá, ele entrou em campo apenas nove vezes e deu uma assistência. Depois, voltou ao Southampton.
No ano seguinte, em 2019, foi para o Arsenal. Entre idas ao profissional e voltas a times inferiores, Cédric jogou pouco até a temporada 2022/2023, quando foi emprestado para o Fullham.
Foram 25 jogos (24 pelo profissional e um pelo sub-23) em 2020/2021, 26 (todos pelo profissional) em 2021/2022 e só cinco (quatro pelo profissional e um pelo time B) na temporada em que foi negociado.
Pouco utilizado pelo Arsenal, Cédric foi emprestado ao Fullham, mas só entrou em campo oito vezes e voltou para o antigo clube. Na temporada seguinte, 2023/2024, disputou apenas seis partidas (cinco pelo profissional e uma pelo time B) e viu seu contrato terminar.
Pela seleção
Com a seleção portuguesa, Cédric chegou a disputar a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O lateral-direito foi titular nos três jogos da fase de grupos, contra Espanha, Marrocos e Irã, mas não enfrentou Uruguai, nas oitavas de final, fase em que seu país foi eliminado.
Cédric também teve convocações para Copa das Confederações em 2017 e Eurocopa em 2016, além de participações em competições de base pela seleção portuguesa.
Com a experiência de uma Copa do Mundo e de uma carreira toda na Europa, Cédric chega ao São Paulo para disputar uma posição na lateral-direito com Igor Vinícius e Moreira.