Na noite da última quinta-feira, o São Paulo garantiu a tão desejada vaga nas quartas de final da Copa Libertadores. O Tricolor venceu o Nacional-URU por 2 a 0, no Morumbis, e conquistou a classificação para a próxima fase, em que enfrentará o Botafogo.
Os comandados de Luis Zubeldía tiveram atuação segura e abriram o placar no primeiro tempo, com um belo gol de Bobadilla. Já na etapa final, Calleri aumentou a vantagem tricolor no marcador ao anotar o segundo gol de cabeça.
A noite foi especial para o argentino, que ao balançar as redes, se aproximou de uma marca histórica do São Paulo em Libertadores. Agora, Calleri está a um gol de igualar Rogério Ceni e Luis Fabiano como maiores artilheiros do clube no torneio continental.
Essa é a segunda edição de Libertadores que o centroavante disputa com a camisa do São Paulo. A primeira foi em 2016, quando também teve boa exibição e terminou a competição como principal artilheiro, com nove gols marcados em 12 jogos.
Naquele ano, o camisa 9 abriu os trabalhos ao balançar as redes contra o César Vallejo-PER. Em seguida, passou em branco por três partidas e fez logo quatro gols contra o Trujillanos-VEN. Depois, marcou dois diante do River Plate-ARG, um contra o The Strongest-BOL e um diante do Atlético Nacional-COL.
Já na atual edição, Calleri entrou em campo em seis partidas e anotou gols em quatro oportunidades: marcou nos dois embates contra o Cobresal-CHI, fez contra o Barcelona de Guayaquil-EQU, e agora voltou às redes contra o Nacional-URU.
Ao todo, Calleri soma 13 gols com a camisa do São Paulo na história da Libertadores. Ele já é o segundo maior artilheiro da história do clube na competição, ficando atrás apenas de Rogério Ceni e Luis Fabiano, que balançaram as redes 14 vezes.
Vale lembrar também que o centroavante argentino já o maior goleador estrangeiro do Tricolor em Libertadores. Também nesta edição da competição, ele ultrapassou os dez gols do uruguaio Pedro Rocha ao marcar contra o Barcelona-EQU, na quarta rodada da fase de grupos.
Calleri vem fazendo grande temporada com a camisa do São Paulo. O jogador é peça fundamental da equipe de Luis Zubeldía e é o vice-artilheiro do time no ano, com 13 gols marcados e cinco assistências distribuídas em 38 partidas.
Com Calleri à disposição, o São Paulo volta a campo neste domingo, quando encara o Vitória pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 18h30 (de Brasília), no Morumbis.
Veja os artilheiros do São Paulo em Libertadores:
1º – Rogério Ceni e Luis Fabiano: 14 gols
2º – Jonathan Calleri: 13 gols
3º – Muller, Pedro Rocha e Palhinha: 10 gols