Caio Paulista chegou ao São Paulo como aposta, mas vem se consolidando como titular absoluto da equipe. O jogador se adaptou rapidamente à improvisação iniciada quando ainda defendia o Fluminense e hoje é o lateral com mais dribles certos nas duas últimas edições do Campeonato Brasileiro.
Atacante de origem, Caio Paulista virou lateral-esquerdo sob o comando de Fernando Diniz no Fluminense. Sem espaço no clube, o jogador aceitou a proposta para se transferir ao São Paulo por empréstimo e vem sendo extremamente importante para o técnico Dorival Júnior.
De acordo com o Sofascore, nas últimas duas edições de Campeonato Brasileiro Caio Paulista somou 70 dribles certos, 162 duelos ganhos e 29 passes decisivos, números que comprovam sua importância para as equipes que defendeu neste período, sobretudo no setor ofensivo, que é seu ponto forte, já que começou a carreira como atacante, mais precisamente como ponta pelo lado direito.
Caio Paulista disputou 36 jogos, 24 como titular, marcou um gol e anotou cinco assistências, ostentando uma taxa de acerto de passe de 89% entre 2022 e 2023.
Com Rogério Ceni no São Paulo, Caio Paulista também chegou a atuar como atacante. Já sob o comando de Dorival Júnior o atleta sempre foi utilizado como lateral-esquerdo. No último domingo, contra o Grêmio, foi dos pés dele que saiu o cruzamento na medida para Calleri abrir o placar de cabeça.
Caio Paulista atuou em todos os nove jogos do São Paulo neste Campeonato Brasileiro, sete deles desde o início, somando duas assistências. Além do passe para Calleri abrir o placar contra o Grêmio, o lateral-esquerdo também serviu Marcos Paulo contra o Coritiba.