Base em Diadema e carreira na Europa: quem é André Silva

O São Paulo acertou a contratação de um jogador até então pouco discutido no futebol brasileiro, mas que se tornou motivo de disputa com o Vasco. O atacante André Silva, de 26 anos, chega ao Tricolor para aumentar a concorrência de Calleri, centroavante mais experiente do elenco comandado por Thiago Carpini.

Destaque em Portugal, André Silva quase não jogou no Brasil. O atacante recém-contratado pelo São Paulo fez categorias de base no Atlético Diadema, vizinho do Água Santa, que hoje disputa a primeira divisão do Campeonato Paulista. Antes de jogar em Portugal, o reforço tricolor teve uma breve experiência europeia: passou pelo time B do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

Ainda nas categorias de base, André Silva voltou ao Atlético Diadema e teve outra passagem rápida, desta vez pelo Internacional. Foi no Colorado a última experiência do atacante no Brasil. A partir dali, trilhou carreira no futebol europeu.

Aos 20 anos, André Silva chegou à Europa para jogar no time B do Rio Ave, de Portugal. Em sua primeira temporada no clube, foram 21 jogos e cinco gols. Na temporada 2018/19, o ainda garoto disputou duas partidas pela equipe principal, mas se destacou novamente pela B, com 28 confrontos e quatro gols.

O período em categorias de base e times B acabou ali, em 2019. Na temporada seguinte, André Silva foi para o Arouca, também de Portugal, e marcou um gol em 15 partidas. Foi o pior ano dele como atleta profissional.

Ainda no Arouca, disputou 31 jogos e fez 10 gols em 2020/21 e 34 jogos e 10 gols em 2021/22. Já consolidado em solo europeu, André Silva foi para o Vitória de Guimarães, clube que defendeu até ser comprado pelo São Paulo.

Em 2022/2023, o atacante disputou 32 jogos e fez seis gols. Mas foi na atual temporada que ele mais se destacou. Com 13 gols em 28 partidas, André Silva chamou atenção de clubes brasileiros em busca de atacantes. O São Paulo e o Vasco entraram no páreo para um deles dar a primeira grande oportunidade do atleta no Brasil.

De olho na Libertadores, André Silva priorizou o São Paulo. Apesar de as negociações com o Vitória de Guimarães terem se arrastado, o Tricolor concretizou a compra e aguarda apenas exames médicos e assinatura do contrato para anunciar o reforço, que tem viagem marcada para o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*