O São Paulo tem um novo reforço para a equipe sub-20, semifinalista da Copinha deste ano e comandada pelo ex-meia Alex. Trata-se do nigeriano Azeez Olalekan Balogun, de 18 anos, que assinou contrato nesta quarta-feira com o clube tricolor. O vínculo é válido até fevereiro de 2023.
O empréstimo é gratuito. Caso aprove o atleta, o São Paulo pagará 100 mil dólares (R$ 541 mil, na cotação desta quinta-feira) ao Unique Futbol Academy pelos direitos econômicos do nigeriano.
Balogun chamou a atenção dos dirigentes da base do São Paulo no meio da temporada passada. Em maio, o Tricolor recebeu um convite para assistir a um torneio de base na Nigéria, custeado pela organização da competição, e gostou do futebol do atleta.
O atacante chegou a ter um contrato registrado no balanço financeiro com o São Paulo no meio do ano passado. O compromisso valia até junho deste ano.
A princípio, Balogun chegaria em dezembro a Cotia, mas problemas burocráticos atrasaram o desembarque e obrigaram o clube a reformular todo o contrato.
O jovem está desde a semana passada no Brasil e vai iniciar a trajetória no clube sob o comando de Alex ainda neste mês. A equipe sub-20 está de férias e retorna às atividades no fim de fevereiro.
Boa iniciativa. Ano passado chegaram vários assim.
Tem que insistir nisso. Se o São Paulo vai voltar um dia a ter um craque no elenco, vai ser contratando jovens promissores ou revelando talentos.
Muitos vão decepcionar, como parece ter sido o caso até o momento do Facundo Milan, mas , se o trabalho for honesto, sem escolha orientada pelos interesses de empresários, cedo ou tarde o clube vai obter grandes talentos.
O São Paulo precisa mesmo ir atrás de atletas africanos. Se os europeus são campeões jogando com eles, por que não serviriam para o nosso futebol?