Fluminense vence SP de virada e conquista título da Copa do Brasil

Nesta quarta-feira, o Fluminense venceu o São Paulo de virada por 2 a 1, no estádio Raulino de Oliveira (RJ), pela final da Copa do Brasil sub-17 e se sagrou campeão do torneio. Os gols da partida foram marcados por Isaque e Riquelme Felipe, para os mandantes, e Gustavo, para os visitantes.

Com o resultado, o Tricolor Carioca conquistou seu primeiro título na competição. Sendo assim, o clube se junta a lista de campeões: Palmeiras, Flamengo, Vitória, Corinthians, Atlético-MG e o próprio São Paulo.

Durante a competição, o Fluminense eliminou o Porto Vitória–ES, América-MG, CRB, Sport e superou o São Paulo na decisão para conquistar a taça.

O jogo

O São Paulo começou a partida pressionando e abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo, com Gustavo. Após sobra na cobrança de escanteio, Samuel cabeceou forte e o goleiro Gustavo Félix defendeu, mas o camisa 9 do Tricolor Paulista marcou no rebote.

Aos 33 minutos, o Fluminense teve uma grande chance de empatar. Matheus Reis fez boa jogada pela esquerda, deslocou o goleiro João e finalizou, porém, Hugo conseguiu cortar e evitar o gol da equipe carioca.

Na etapa final, o Fluminense iniciou pressionando e empatou aos 11 minutos de pênalti. Caio Borges recebeu na área e foi derrubado por Nicolas dentro da área. O árbitro marcou a penalidade e Isaque converteu.

O São Paulo chegou a marcar aos 24 minutos, porém o gol foi anulado por impedimento. Igor recebeu lançamento, driblou o goleiro Gustavo Félix e chutou para balançar as redes, mas ele estava em posição irregular e o gol foi invalidado.

Já no fim do jogo, nos acréscimos do segundo tempo, Nicolas tomou o segundo amarelo aos 49 minutos e foi expulso, deixando o São Paulo com um a menos.

No último lance da partida, aos 52 minutos, o Fluminense aproveitou contra-ataque e virou a partida. Riquelme Felipe recebeu passe na área, finalizou rasteiro e marcou o gol decisivo.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Nota do PP: nos acostumamos a ver gerações que ganharam tanto em Cotia, que sempre dissemos que o garoto quando chega lá aprende o que é vencer. Agora, na gestão Júlio Casares, e tendo Douglas Schwartzmann como diretor de Cotia, infelizmente temos que admitir que o garoto, quando chega lá, aprende o que é perder.

São Paulo faz último treino antes de viagem a Belém para Copa do Brasil

O São Paulo finalizou o treinamento desta quarta-feira no CT da Barra Funda e embarca para Belém no meio da tarde, onde faz sua estreia na terceira fase da Copa do Brasil, no primeiro jogo contra o Águia de Marabá, quinta, às 19h30 (de Brasília), no Mangueirão.

Por causa do desgaste da temporada e com três viagens em sequência em menos de uma semana, a tendência é de que o técnico Luis Zubeldía escale um time bem mesclado.

Na quinta, o São Paulo volta à capital paulista logo depois do jogo. No sábado, viaja a Salvador para o duelo contra o Vitória, domingo, no Barradão, pelo Brasileirão. Na outra semana, a ida é para o Chile, onde o Tricolor encara o Cobresal, em Calama, na quarta, dia 8, pela Conmebol Libertadores.

Caso opte por um time reserva, o São Paulo pode ter Jandrei, Moreira, Diego Costa (Sabino), Ferraresi e Patryck; Luiz Gustavo e Bobadilla; Ferreira (Erick), Galoppo e Nestor; William Gomes.

Entre os poupados está James Rodríguez, que não viajará com o elenco e será preservado.

Em entrevista coletiva após o empate sem gols contra o Palmeiras, Zubeldía sinalizou um time misto:

– É provável que tenha rotação, tenho que descansar alguns jogadores que vêm com desgaste importante de viagem e jogos. É momento de rodar a equipe para poder jogar quinta em boa condição, domingo em boa condição e depois no jogo da Libertadores em boas condições – destacou.

Com quatro pontos em quatro jogos, o Tricolor entra na 5ª rodada na 14ª colocação.

 

Lesão de Welington expõe falha em planejamento do São Paulo para 2024

Diagnosticado com uma lesão no ligamento do tornozelo direito, o lateral Welington será desfalque no São Paulo pelas próximas semanas. Uma contusão que expõe uma falha no planejamento do clube para essa temporada.

O lateral esquerdo se machucou contra o Palmeiras, segunda-feira, pelo Brasileiro. Não há no elenco um substituto natural – Patryck atua na mesma função, mas o jovem formado em Cotia enfrenta desconfiança e só entrou em campo duas vezes neste ano.

A considerar os últimos jogos, o mais provável é que Michel Araújo ocupe a vaga. Foi o meio-campista quem entrou no lugar do lateral após a lesão no clássico e jogou na ala esquerda quando o técnico Thiago Carpini, demitido recentemente, escalou o time com três zagueiros e colocou Welington no banco.

O problema começou ainda em dezembro, quando Caio Paulista surpreendeu ao se transferir para o Palmeiras, num momento em que sua permanência no São Paulo era dada como certa há meses por dirigentes do clube.

Contratar um lateral não estava nos planos da diretoria àquela altura, mas passou a ser uma necessidade quando o antigo titular trocou de time.

A saída de Caio gerou outro problema: Welington tem contrato só até o fim de 2024 e não tinha sido procurado para renovar até então – o plano era vendê-lo caso o São Paulo recebesse uma proposta. No novo cenário, os dirigentes se viram obrigados a negociar com Welington, que endureceu nas conversas. Um acordo ainda não foi alcançado e é visto como improvável no momento.

Em mais de uma oportunidade, cartolas admitiram a necessidade de buscar um lateral, mesmo com Patryck no elenco.

O garoto de 21 anos só jogou duas vezes: contra o Água Santa, quando Carpini escalou todo o time com reservas, e nos minutos finais da vitória sobre a Inter de Limeira, ambas no Paulista. Todas as outras vezes em que Welington foi substituído ou ficou no banco, outros atletas entraram em campo.

– Nós temos um bom elenco, mas temos duas ou três posições que precisamos reforçar, pontuais, o que não é fácil. Precisamos de um centroavante para ser opção ao Calleri, um lateral-esquerdo, talvez um zagueiro canhoto. Você tem que estabelecer as posições e as possibilidades de mercado – disse o presidente Julio Casares no podcast do ex-jogador Casagrande, em fevereiro.

Depois disso, o clube contratou André Silva para o ataque e Sabino para a defesa.

Ao menos uma sondagem do São Paulo por um lateral-esquerdo foi tornada pública, quando o clube buscou informações sobre Marlon, do Cruzeiro. Os valores foram considerados impeditivos.

Houve uma nova varredura recente em busca de uma opção, quando foi aberta uma janela excepcional para a transferência de jogadores que disputaram os estaduais, mas nada avançou. Agora, o clube terá que esperar o próximo período de registros, em julho.

O São Paulo não informou um prazo para o retorno de Welington, mas espera-se que ele fique até quatros semanas em recuperação – o que pode fazer o técnico Luis Zubeldía improvisar na posição nos três jogos que restam da fase de grupos da Conmebol Libertadores.

 

Fonte: Globo Esporte

 

Nota do PP: poxa, descobriram isso.

Efeito Zubeldía? Bobadilla aproveita espaço, “ressurge” no São Paulo

A chegada do técnico Luis Zubeldía ao São Paulo foi boa para o volante Damián Bobadilla. Antes “esquecido” por Thiago Carpini, o jogador paraguaio de 22 anos foi titular no clássico contra o Palmeiras, na última segunda-feira, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, que terminou 0 a 0, no Morumbis.

Bobadilla superou a concorrência e ganhou a oportunidade contra o Palmeiras por causa da lesão de Pablo Maia. O volante, titular absoluto do São Paulo, teve uma lesão do tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda. Agora, o jovem paraguaio deve ter sequência como titular – o que nunca aconteceu no Tricolor.

Sem Pablo Maia, Zubeldía poderia ter optado por outros jogadores no meio de campo do São Paulo. No banco de reservas, o Tricolor tinha, no clássico, Galoppo, Michel Araujo, Luiz Gustavo e James Rodríguez, que poderiam ser titulares do setor – Luiz Gustavo e James voltavam de lesões e não aguentariam jogar os 90 minutos.

Agora, Bobadilla deve ter, finalmente, a inédita sequência no São Paulo. Contratado no início da temporada, o volante participou de sete dos 18 jogos sob o comando de Thiago Carpini, mas apenas dois como titular – com um intervalo de sete partidas.

Depois da vitória por 3 a 2 sobre o Ituano, porém, na qual foi titular e acabou substituído no intervalo, no dia 10 de março, Bobadilla não jogou mais com Thiago Carpini. O volante ficou apenas no banco de reservas nos cinco jogos que foram disputados até a demissão do antigo treinador tricolor.

Depois do período sem atuar, Bobadilla voltou a ser utilizado no São Paulo no jogo seguinte à saída de Carpini: entrou nos minutos finais da vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro.

Enquanto ainda busca mais espaço no São Paulo, Bobadilla acompanha, de longe, seu pai comandar o Tacuary, do Paraguai, clube no qual atua o lateral-direito brasileiro Victor Ferraz. O volante costuma chamar companheiros tricolores para assistir às partidas no CT da Barra Funda.

São Paulo decide Copa do Brasil Sub-17 com Fluminense

O São Paulo entra em campo nesta quarta-feira, às 11h, no feriado de 1º de maio, em busca do título inédito da Copa do Brasil Sub-17, em decisão em jogo único, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. A partida tem transmissão do sportv.

Comandante da equipe, o gaúcho Allan Barcellos luta pelo seu primeiro título com a camisa do Tricolor. Depois de anos trabalhando no Grêmio, chegou ao CFA de Cotia em 2022, foi vice-campeão brasileiro e vice-campeão paulista em 2023 e, desta vez, usa os tropeços como passos de amadurecimento:

– Essa é uma geração protagonista, competitiva e vencedora. Chegamos a duas finais em 2023, essa é nossa terceira e esperamos conseguir o título. O São Paulo nos oportuniza estar competindo sempre. Muitos deste time jogaram o Paulistão Sub-17 do ano passado, alguns o Brasileiro, então já vivenciaram esse aspecto emocional que a competição traz. As derrotas trazem aprendizados.

Desde que chegou ao clube, Allan tem 96 Jogos, com 59 vitórias, 20 empates e 17 derrotas. Na categoria sub-17, são 52 jogos, com 30 vitórias, 12 empates e dez derrotas.

O técnico, que possui Licença Pro da CBF Academy e um MBA em Gestão de Pessoas pela USP, aponta o que, na sua visão, faz de Cotia um território fértil para o surgimento de craques:

– Paciência. Essa é a principal clareza desenvolvida no São Paulo. Ter paciência com a formação e equidade. Os atletas são diferentes, têm problemas diferentes e qualidades diferentes. Então você precisa tratá-los de forma individual, cada um com o que tem de ser desenvolvido. Vencer é importante, temos atletas vencedores, mas cada atleta tem seu tempo de desenvolvimento, e o São Paulo respeita isso. Tudo o que o São Paulo oferece em estrutura e qualidade de profissionais é significativo, mas com certeza o que faz diferença é ter essa clareza, paciência e equidade.

Para chegar à final, o São Paulo eliminou o PSTC, do Paraná, na terceira fase, o Athletico-PR nas oitavas, passou nos pênaltis pelo Corinthians nas quartas e derrotou o Cruzeiro na semifinal. Para a decisão, a equipe terá o reforço do lateral-direito Igor Felisberto, de 17 anos, que desce do sub-20 para reforçar a equipe. Na visão do treinador, a campanha foi feita com vários destaques:

– Temos uma geração equilibrada, cada setor tem um protagonista. Nosso goleiro João está muito bem, temos um zagueiro Igor que é extremamente competente e protagonista, inclusive já com passagem no sub-20, temos no meio-campo o Pedro Ferreira que é um dos nossos capitães e destaque da geração, nosso camisa 10 e um dos artilheiros do torneio, e na frente o Lucca, nosso extremo que vem decidindo jogos importantes, além de outros. Contamos com excelentes nomes.

Do sub-17 para o profissional
Desde que chegou ao clube, dois atacantes passaram pelas mãos do treinador e já fazem parte do elenco profissional: William Gomes, de 18 anos recém completos, e Henrique Carmo, que faz 18 em novembro. O técnico falou o impacto no salto da formação quando se pula o sub-20.

– Tivemos dois nesta situação, William e Henrique, o primeiro que acabou vivenciando parte da Copinha e o segundo nem isso. Há sim um pulo no conteúdo que o atleta precisa, mas a gente respeita o que o profissional solicita, já que na visão deles os jogadores já estão prontos.

– Quem tem performance de fato pula, mas nosso trabalho no sub-17 é preparar o atleta para o 20, entregar um atleta competitivo e técnico para a função dele, desenvolver os aspectos ofensivos e defensivos com cada funcionalidade. É hora de equilibrá-lo em todas as fases do jogo e deixar o jogador mentalmente muito resistente, para ele que suporte bem a exigência da categoria de cima.

São Paulo coloca à prova bom retrospecto em Belém

O São Paulo voltará a jogar na cidade de Belém depois de 12 anos. Nesta quinta-feira, a equipe enfrentará o Águia de Marabá, no Mangueirão, às 19h30 (de Brasília), pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

A última vez que o Tricolor atuou em Belém foi em 2012, em duelo contra o Independente de Tucuruí, pela primeira fase da Copa do Brasil. O time paulista venceu a partida por 1 a 0, com gol de Cícero. Na volta, a equipe goleou por 4 a 0.

Nesta quinta, o São Paulo colocará à prova um bom retrospecto na cidade de Belém. O time atuou 14 vezes na cidade. No total, foram cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas – todas para o Paysandu.

Desta vez, a equipe comandada por Luis Zubeldía enfrentará um clube em ascenção. O Águia de Mabará faz a melhor campanha de uma equipe paraense na atual edição da Copa do Brasil. Outros representantes do estado, Paysandu e o Remo já foram eliminados.

A equipe marabense também chegou à terceira fase da Copa do Brasil no ano passado, mas caiu para o Fortaleza por 8 a 1 no placar agregado.

O Águia de Marabá tem alguns trunfos para bater o São Paulo. O time conta com um dos artilheiros do torneio neste ano, o atacante Braga, de apenas 22 anos. Ele marcou três gols na atual edição da competição. Um na vitória sobre o Coritiba, na primeira fase, e dois no triunfo contra o Capital-TO, na fase seguinte.

Além disso, o clube tem como seu comandante o técnico revelação, de apenas 37 anos, Matheus Sodré. Ele voltou ao time no início deste ano, após conquistar, de maneira inédita para o Águia, o título do Campeonato Paraense do ano passado. Em 2024, a equipe caiu nas semifinais, para o Paysandu.

 

O time, porém, não poderá jogar no seu estádio, o Zinho de Oliveira, em função da exigência mínima de capacidade na terceira fase da Copa do Brasil, de dez mil pessoas. O palco tem apenas cinco mil lugares destinados para torcida. Por isso, o jogo foi transferido para o Mangueirão, que comporta mais de 50 mil torcedores.

Do lado do São Paulo, Zubeldía precisará superar a sequência pesada de jogos e viagens, além de um alto número de lesionados. Atualmente, ele não conta com Lucas, Rafinha, Wellington Rato, Welington e Pablo Maia. Este último se lesionou na véspera do clássico contra o Palmeiras e precisará passar por cirurgia.

Por esse motivo, a tendência é que o Tricolor entre em campo com um time modificado. Zubeldía pretende preservar alguns jogadores e dar oportunidade a outros.

Hoje tem Somos Todos São-Paulinos

Hoje é quarta-feira. Estará no ar logo mais, às 20h, o programa Somos  Todos São-Paulinos. Esse programa junta vários veículos ligados ao torcedor são-paulino, que defende eleições diretas para presidente do clube e, mais do que isso, moralidade na administração.

O comando é meu. Estão comigo o Ramoni Artico, da São Paulo Digital, o Dario Campos, do Agonia Tricolor e o Alexandre Giesbrecht, do Anotações Tricolores.

Esses já participaram do programa. Existem mais de 15 influencers participando das ações, que visa dar suporte ao São Paulo e tirar da frente esses usurpadores do clube.

Web Rádio São Paulo

YouTube

Facebook

 

Paulo Pontes

Programação da Rádio São Paulo nesta quarta-feira

Horários da programação:

Ao vivo: a qualquer momento podemos entrar ao vivo com uma informação, no momento em que ela acontece.

Jornal das 8: os fatos que estão acontecendo, as notícias do momento, com repórteres espalhados por todos os cantos, por uma rede de rádios, com Paulo Pontes. Às 8h

Somos Todos São-Paulinos: edição extraordinária do programa, que originalmente vai ao ar às segundas-feiras, com revelações dos bastidores do São Paulo. Às 20h

Reclames: comerciais antigos que marcaram época no rádio, às 07h57 e sempre de duas em duas horas.

Além de uma play list musical de extrema qualidade, mostrando que a boa música não tem idade.

Curtam e me digam o que estão achando da programação.

 

Pablo Maia passará por cirurgia, e Welington tem lesão constatada

O São Paulo atualizou nesta terça-feira o quadro clínico do volante Pablo Maia e do lateral esquerdo Welington. Fora do Choque-Rei da última segunda-feira, o primeiro precisará por uma cirurgia para a reinserção do tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda.

Pablo Maia se machucou no último lance da atividade da véspera do clássico contra o Palmeiras. O clube analisava o caso e não descartava a possibilidade de um tratamento convencional, sem necessidade de cirurgia, mas ele realizou novos exames e consultou especialistas, que indicaram a operação.

Já Welington realizou exames de imagem que detectaram uma lesão ligamentar no tornozelo direito. O atleta sentiu dores no local e foi substituído no segundo tempo do Choque-Rei da última segunda-feira, no Morumbis.

O ala já iniciou o processo de recuperação com os fisioterapeutas no CT da Barra Funda. Conforme apurou a Gazeta Esportiva, o problema é considerado mais leve e ele deve ficar de fora por cerca de 15 a 20 dias. Pablo Maia, por sua vez, fará a cirurgia nesta quarta-feira.

A dupla se junta a Lucas Moura (lesão na região posterior da coxa esquerda), Rafinha (fratura na fíbula esquerda) e Wellington Rato (lesão de sindesmose no tornozelo esquerdo), também entregues ao departamento médico.

Em contrapartida, Luiz Gustavo, Moreira e James Rodríguez voltaram a ser relacionados no São Paulo depois de se recuperarem de suas respectivas lesões.

Com DM cheio, o São Paulo volta a campo nesta quinta-feira para enfrentar o Águia de Marabá, pelo duelo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. A partida está agendada para as 19h30 (de Brasília), no Mangueirão, em Belém.