Tri Brasileiro: desafio para o Marketing

Tricampeonato Brasileiro: desafio para o marketing do São Paulo

No final deste ano o São Paulo comemorará dez anos de uma grande e expressiva conquista do futebol: o tricampeonato brasileiro de 2006, 2007 e 2008. A conquista do último Campeonato Brasileiro pelo São Paulo teve contornos épicos: tínhamos 1% de chances na virada da tabela e, com uma arrancada impressionante, conquistamos o campeonato no último jogo, diante do Goiás.

A fase atual do Tricolor está longe de ser boa como na década passada mas para o marketing do clube, rentabilizar com os títulos conquistados não é apenas saudosismo e sim obrigação diante de um desafio tão grande como o futebol retomar a fase das vacas gordas.

O que fazer para lembrar este período e tangibilizar produtos para a torcida? Minha sugestão seria a criação de uma ‘tagline’ (slogan) que sintetizasse o que foi aquela época para os Tricolores e, depois da tagline criada, desenvolver uma série de produtos que vão do popular ao premium, para todos os gostos e bolsos.

Para a tagline, nada de ‘soberano’ ou adjetivos do gênero. O desafio será construir uma comunicação de são-paulino para são-paulino, sem se importar ou provocar as outras agremiações. É também fundamental não demonstrar nenhuma soberba ou arrogância, até porque esse nunca foi o DNA do nosso clube.

Produtos? Camisetas, faixas retrô de campeão (isso seria inédito) um filme comemorativo para ser distribuído via streaming, medalhas comemorativas e até um churrasco ou jantar ‘meet and greet’ (encontro com os heróis da época) seriam ideias bem vindas. Cada uma com o seu preço e público, mas que o torcedor tenha acesso a pelo menos uma lembrança de uma sequência que dificilmente alguém repetirá.

Um período como esse não pode passar em branco. Além dos grandes players como a conquista de patrocinadores, melhoria do Sócio Torcedor e ações no nosso estádio, o marketing do São Paulo também precisa materializar e rentabilizar com as glórias do passado.

 

 

***O publicitário e jornalista Daniel Perrone passou pelo portal SPNet e do blog do São Paulo no Globoesporte.com até fundar seu próprio espaço: o São Paulo Sempre. É autor do Livro “TRI Mundial” (licenciado pelo SPFC), diplomado no Curso de Gestão do Clubes em 2007 (ESPN), professor de comunicação digital na Instituto Europeo di Design e palestrante da Social Media Week (SP). Frequenta o Morumbi desde os 04 anos de idade e também costuma acompanhar o clube em jogos fora do Morumbi, sua segunda casa.

10 comentários em “Tri Brasileiro: desafio para o Marketing

  1. genial.. acompanhava o blog no globoesporte.com e agora aqui

    as ideias são ótimas, mas devido a nossa seca de títulos sempre vai ter um reclamando dizendo que a gente tem que parar de viver do passado ¬¬ … eu apoio 😉

    • mas não boto muita fé na atual diretoria… então acho q nenhuma dessas boas ideias (e nem outra ideia qualquer) se tornem realidade

  2. Alguns dos Ícones daquele São Paulo:
    Muricy batendo no braço…
    Leandro Guerreiro de pé em cima da travessão…
    A muralha de 3 zagueiros…
    Rogerio Ceni…

    Sobre a frase, a mais antigas que me lembro:
    O mais querido
    O time da fé (por causa da lenda da moeda)

    Mas realmente precisamos de um marketing melhor.
    O curica renasceu na marketing de “Bando de Loucos”

    Acho que o são paulino sempre teve um carinho diferenciado por ídolos que jogavam com garra e raça… Chicão, Dario Pereyra, Lugano até Pintado virou ídolo no SP. E acho que podemos criar uma identidade nesse caminho.

  3. Daniel, bem-vindo ao Tricolornaweb.

    A tagline eu já tenho: “Era feliz e não sabia.” Esse é verdadeiro o sentimento que permeia a todos nós, tricolores.

    A ideia é boa. Mas, infelizmente, acho que perdemos o bonde da história. Isso deveria ter sido feito logo em 2010, 2011. Agora, até pelo atual momento, perdeu um pouco o sentido. Vamos comemorar títulos do passado porque não somos capazes de conquistá-los no presente? Na cultura imediatista brasileira, que não tem muito apelo o culto às conquistas e atletas do passado, não vejo a torcida se envolvendo.

    Daniel, você tocou em um ponto importante. Nossos cartolas destilaram soberba e arrogância nas últimas décadas. Em conseqüência, hoje, o São Paulo é percebido como um clube esnobe, não popular. Isso foi suficiente para afastar qualquer patrocinador “de massa”, que são os que financiam o futebol.
    Se você concorda, quais ações poderiam ser feitas para remediar essa situação. Abraço.

  4. Sempre escrevemos aqui que o marketing tem que agilizar boas idéias para, em seguida, conquistar patrocínios. Antigamente dizíamos que “é de grão em grão que a galinha enche o papo”. Não podemos desprezar nenhuma oportunidade criativa para trazer recursos para o nosso SPFC. O marketing inteligente faz as coisas acontecerem em todos os setores da vida. Daniel Perrone trará sempre boas idéias para este site. Seja benvindo.
    Nunca fomos soberanos. SEMPRE FOMOS “O MAIS QUERIDO”.

  5. Mentes brilhantes costumam produzir ideias e teses também brilhantes. Parabéns a você Paulo, pela iniciativa, e ao Daniel Perrone pelo brilhantismo e clareza da ideia.

  6. Perfeita analise e as idéias citadas!!!!!!!

    Essa pecha de “Soberba” realmente não é DNA do S.P.F.C mais sim dos que estão a frente da gestão do clube hoje!!!!

    As idéias acima citadas nos traria uma arrecadação extra e mais que isso, nos traria a memoria o Respeito a quem realmente ama o clube que são os Torcedores!!!!!

  7. Parabéns pela estreia. Tenho certeza que vai enriquecer muito o conteúdo do Tricolornaweb, além de incrementar ainda mais o debate de opiniões. Agradeço muito por ter aceito o convite.

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