São Paulo chegou longe demais. O duro foi que nossos ídolos nos enterraram.

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, estamos fora da Libertadores. Surpresa? Não. Apenas para os corações mais aficionados e iludidos, como o meu, a vitória seria possível. Mas eu, mesmo com esse coração alucinado, pensava na tese de que o Botafogo era tão favorito, tão favorito, que o São Paulo iria se classificar. Afinal, quando enfrentamos o Barcelona, o Milan e o Liverpool, sempre chegamos como zebra, contra os grandes favoritos. E sempre vencemos.

Mas os tempos são outros. Os tempos são de Casares, Belmontes, Dedés, Schwartzmanns, Sefarins, Oltens, Babys, enfim, são destes que estão destruindo, dia após dia, um clube que nasceu em 1930, fruto de verdadeiros são-paulinos, esses, sim, abnegados, e que nos fizeram chegar onde chegamos. Até 2010, porque depois apareceram esses e os Juvenais, Aidares e Lecos da vida.

Eles não entram em campo? Não. Mas eles colocam o que temos em campo. E o que vemos, apesar de alguns entenderem que temos o 17º pior elenco do campeonato, que ele é abaixo de medíocre; apesar de alguns entenderem que o elenco não se mede por uma derrota, afinal, vários estavam improvisados (então não é sinônimo de elenco fraco?) , o grupo é muito forte. Eu tenho dito que o elenco é medíocre, e o time titular é bom. Mas não tão bom a ponto de poder eliminar um Atlético-MG, na Copa do Brasil ou um Botafogo na Libertadores, mesmo abandonando por completo o Campeonato Brasileiro.

Falando do jogo, Zubeldía, grande responsável por termos chegado até aqui, colocou o que tinha de melhor. Se há uma crítica a fazer é a de que não levou Longo para o banco, e ficamos sem um primeiro volante marcador para ser, eventualmente, usado. Mas em campo constatamos que o Botafogo, o time que não tem camisa, é muito superior ao do São Paulo, o time cuja camisa entorta varal.

E vejam que o Botafogo, em determinado momento do jogo, praticamente pediu para ganharmos. Mas nossos grandes ídolos, de quem o time depende diretamente, nos derrotaram: Lucas perdeu o pênalti no primeiro tempo, Callerei perdeu um gol debaixo da trave e depois perdeu um pênalti na decisão, por mais que tenha marcado o gol de empate.

Fora esses lances, no segundo tempo o Botafogo se encolheu e cansou de errar. Nós não soubemos aproveitar. Depois, quando empatamos o jogo e quase fizemos o segundo gol com Rodrigo Nestor, a “torcida que conduz” resolveu ajudar o combalido Botafogo e acendeu centenas de sinalizadores, propiciando ao banco do Botafogo que causasse aquela confusão no banco do São Paulo. Parabéns, “torcida que conduz….para baixo”. Vocês sabem de que torcida estou falando.

Se eu achava que tínhamos um bom time titular, agora já repenso até isso. Temos um grande goleiro? Temos um grande lateral direito? Temos um grande lateral esquerdo? Temos um grande volante? Temos um grande meia?

O ano para nós acabou. Não sei o que vai acontecer domingo, contra o Corinthians, mas, por mais que eu vá de novo tomar calmantes antes do jogo e sofrer como um demente, entendo que uma derrota para o Corinthians não vai abalar essa “impoluta” diretoria. Afinal, para ela o elenco é ótimo e o que vale são as copas. Ao Brasileiro o limbo. Portanto, cabe a nós a torcida. A diretoria que se recolha, como fez hoje em suas redes sociais, e se cale para sempre.

9 comentários em “São Paulo chegou longe demais. O duro foi que nossos ídolos nos enterraram.

  1. termos um grande time , por isso estou muito triste com a desclassificação

    o que faltou ?

    faltou o principal que é um treinador capaz de mudar um jogo , que tenha conhecimento para enxergar a partida e fazer os ajustes necessário durante o jogo .

  2. Aqueles que acompanham futebol o botafogo ja veio para morumbis sabendo da nossa fragilidade de todos os nossos problemas um time previsivel ate pq nem todos os titulares do botafogo estava em campo, e vemos o botafogo como joga intenso, atacando o tempo todo, muito forte e no entanto de novo esta na ponta do brasileiro com folga entao eles só esperavam os erros dos nossos jogadores e assim saiu o gol e tivemos muitos outros erros e como nosso meio de campo e ataque é inoperante o botafogo ficou de boa como estivesse fazendo um jogo treino, só tivemos mudança quando houve uma mudança que melhorou um pouco ate o gol do calleri praticamente unico lance em que ele levou vantagem, logico perdeu um gol que nao costuma perder, infelizmente a lição a ser aprendida é que nao temos elenco e nem time para estar disputando jogos de mata mata, logico ganhamos o copa do brasil 2023 mas foi uma coisa fora da curva e tb tinhamos um treinador um pouco melhor que sabia o que cada jogador podia render zubeldia nao sabe ate pq todo jogo ele faz a mesma coisa nao sabe fazer nada diferente, exemplo sera que ele ainda nao percebeu que Rafinha e Luiz Gustavo nao podem ser titulares em jogos grandes de mata mata se nao sabe ainda é muita lerdeza, nao sabe que welington nao pode ser titular, que lucas nao pode ter que fazer tudo no time outro que nao tem idade para isso, e nao vê isso, outra coisa nao vê que arboleda apesar de ser selecionavel do equador tem mostrado muito nervoso e instavel nao sei o que acontece com ele eu nao arriscaria com ele sabino esta melhor que ele, entao a lição foi aplicada nao soubemos como aprender por incompetencia .
    Agora so restou brasileirao que ser campeao é impossivel mas quem sabe ficar entre os 4 ou ate 6 lugar mas que abra o olho pq abaixo de nos tem muitos times melhores que o nosso, domingo vai ser uma outra licao perder para o curintias sera uma tragedia pq o risco de cairmos mais no brasilleiro que restou e ai o comecar a caida cada vez mais na tabela.

  3. Um ano que termina de forma miserável, o time que ficou sem lateral esquerdo toda a temporada… que vai jogar um clássico em Brasília, esse é o presente que recebemos dessa diretoria incompetente.

    Ademais, eu já tinha dito desde o ano passado, pra ganhar Libertadores precisa de goleiro. Ninguém vai ganhar essa competição com um goleiro nota 5 e que não pega pênalti, porque em algum momento você vai enfrentar disputas de penais. E pra completar a cereja do bolo foi mais uma falha do Rafael.

    Dos últimos gols que sofremos praticamente todos foram falhas do Rafael, ontem, Atlético, Fluminense, Palmeiras…. é um goleiro pra reserva e não para quem almeja títulos.

    Lucas não pode perder pênalti, quando foi pra direita comeu a bola ontem. Calleri não pode perder os 2 gols que perdeu no confronto, gols fáceis de se fazer.

    Também é preciso diminuir a idade do time, não dá pra usar mais Rafinha e Luiz Gustavo, eles não tem ritmo para jogos desse nível e o entorno é muito velho, já acima dos 30 anos. Por isso somos um time lento, previsível e que passa o maior tempo tocando a bola para trás.

    Acabou o ano e essa diretoria maltrata demais o seu torcedor. Aliás, o último jogo é domingo, depois só volto ano que vem aqui com os amigos.

  4. Depois de algumas horas de cabeça mais fria e com discernimento e mais fácil fazer uma análise mais racional, o São Paulo precisa com urgência achar o seu lugar neste novo momento do futebol brasileiro, das divisões de cotas e SAFs, o primeiro passo é brigar de forma acirrada para estar no mesmo patamar que Flamengo, Palmeiras e Corinthians por cotas televisivas parelhas, não podemos aceitar passivamente ficar uma patamar abaixo destes clubes..é preciso outras formas de aumentar a arrecadação e diminuição da divida para em médio prazo ter um elenco competitivo de primeira prateleira.
    No campo, é preciso fazer uma avaliação bem critica, jogadores importantes e idolos destes tempos dificeis como Calleri, Arboleda, Luciano, Lucas e Rafinha estão envelhecendo e perdendo o vigor fisico e competividade, é preciso mesclar mais o time com jogadores mais jovens e com intensidade física, o time é muito lento e previsivel, mas isso tem que ser feito com cuidado, aos poucos, ajustando as peças

  5. Estamos sem goleiro de qualidade, sem laterais — nem direito, nem esquerdo. Nossa defesa é um fiasco, especialmente o zagueiro equatoriano, que já cometeu falhas decisivas. O argentino ao lado dele ainda se salva, mas está longe de atingir o nível dos grandes do passado, como Roberto Dias, Arlindo ou Dario Pereira. O meio de campo é uma piada: lento, sem criatividade, parece mais um asilo. Quanto ao ataque, o que temos? Nada. Quando mais precisamos, eles falham e enterram o time.
    A comissão técnica também é um desastre, embora eu não concorde com a demissão de Zubeldía — ele é, de longe, o menos culpado nesse caos. O departamento médico? Inútil. Nenhum jogador se recupera como deveria, mas eles estão lá, confortáveis e impassíveis. E a gestão do clube? Tudo o que planejam fracassa. Conselheiros? Temos sim, mas parecem mais preocupados em soltar fogos e compartilhar memes nas redes sociais. Eles estão felizes, claro, aproveitando as vantagens dos cargos que ocupam.
    A presidência? Minúscula, tanto na letra quanto na liderança. O presidente não tem presença, a não ser nas redes sociais, não tem pulso, não tem competência nenhuma. A gestão como um todo é ultrapassada, presa no século passado. Enquanto nossos rivais evoluem, investem e se modernizam, com gestões profissionais e gente lúcida, nossos “comandantes” se acomodam nos seus postos, felizes, vivendo no passado. Aposto que seus computadores ainda são aquelas relíquias com telas de fósforo verde e impressoras matriciais. Devem usar o DOS, com certeza. São os mesmos compadres de sempre, organizando churrascos regados a cerveja e bate-papo, com as famílias e os filhos nas piscinas do clube, nos finais de semana. Fico imaginando a cena: vai mais uma linguicinha aí? No fim do dia, voltam para casa contentes, enquanto a dívida do clube só cresce. E o pior? Eles nem se importam. A impressão que dá é que nem sabem o que São Paulo Futebol Clube representa e significa de verdade. Estão ocupados demais curtindo a vida, as linguicinhas e salsichas do domingão, imunes às consequências de sua incompetência. E assim, o clube afunda. Que tristeza.

    • Parte do texto acima saiu cortado. Não quis generalizar todos os conselheiros, mas sobretudo aquela que sabidamente torcem para nossos rivais. E que devem estar no momento vibrando com o resultado.

  6. Doeu mas até que foi melhor que eu esperava.
    A decepção de muitos com o Lucas não me contempla, já que, a alguns jogos venho comentando seu pouco compromisso com o time. O Calleri, idem, só dentro da área e, contra o Botafogo, perdeu duas bolas de dentro da área pequena e sem marcado algum.
    O demais, exceção ao Rafinha e o Rato, acho que foram muito bem; afinal, qual foi o momento em que o Botafogo ameaçõu a meta do Rafael. Exceção às falhas no gol adversário, não me lembro de mais nenhuma vez que chegaram com perigo, apesar da rasgação de seda do locutor global.
    Já o SP perdeu pênalti; bola na cara do goleiro; obrigou o goleiro e zagueiros a defenderem bolas que tinham a rede como fim, enfim, o time perdeu para ele mesmo, e ainda atrapalhado pela confusão em um momento que o botafogo estava assustado e acuado, confusão iniciada pelo treneiro marqueteiro, responsavel direto pela queda.

  7. Grande culpada a diretoria essa gestao desastrosa que contrata por contratar, digo isso trouxe Jamal , Santiago e Sabino para que? ficar no banco, sera que sao tao ruins que os atuais?
    E seu Zubeldia, só consegue fazer o arroz com feijao bem fuleiro, pra que escalar Rafinha e Luiz Gustavo 2 jogadores velhos em posicoes importantes que necessita de vigor fisico, qualidade e esses 2 nao tem, inclusive Luiz gustavo culpado direto pelo gol que tomamos e mesmo depois disso ainda continuou errando.
    Botafogo nem precisou se esforçar muito so ficou esperando o erro que foram muitos e muitos, e como um time desse quer chegar a final e ate ganhar uma libertadores desse jeito, é uma vergonha.
    Agora domingo contra o Curintias naquele pasto de brasilia, com esse time que vem jogando titular, reserva ou mesclado vai levar um pau deles pq eles estao voando baixo mesmo estando no Z4, e digo mais como eles estao serao campeoes da copa do brasil e da sul americana e vai sair do Z4.
    Nao vejo esperança no sao paulo pq precisa mudar tudo desda gestao ate a equipe e se for preciso mandar embora esse aprendiz de treinador que nao sei o que ele esta fazendo, precisa fazer uma limpa de novo nesse elenco pq tem muito come e dorme que nao justifica ter no elenco reserva do reserva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*