O Lance! publicou na quarta-feira, 17 de agosto, matéria do jornalista Rafael Ribeiro informando que o São Paulo comunicou o Nacional, do Uruguai, que exercerá a prioridade de compra do volante Gabriel Neves, emprestado ao Tricolor até o final do ano.
Segundo o texto, a informação foi revelada ao LANCE! por fontes ligadas à cúpula do futebol do clube do Morumbi. A matéria ainda destaca que o negócio deverá custar quase R$ 9 milhões aos cofres tricolores.
Gabriel Neves chegou ao Morumbi em agosto de 2021, e o negócio foi apresentado à imprensa e torcedores como um empréstimo até o final de 2022, com opção de compra pelo São Paulo.
Ao contrário do que foi amplamente divulgado, porém, o Relatório de Atividades Administrativas de julho e agosto / 2021, documento público disponível no website oficial do São Paulo Futebol Clube, registrava a aquisição em definitivo dos direitos federativos do atleta.
Figura 2: extraído do Relatório da Diretoria de Futebol, referente ao período de julho e agosto de 2021 | |||
Na apresentação dos demonstrativos financeiros do SPFC, referentes ao ano 2021, está registrado na nota explicativa 9.1 que o Clube era o detentor de 100% dos direitos econômicos do jogador, confirmando, em documento público e auditado, a versão do relatório de diretoria.
Figura 3: extraído das Demonstrações Financeiras do SPFC referentes a 31/12/2021, nota explicativa 9.1
Se o São Paulo Futebol Clube já é o detentor de 100% dos direitos econômicos do atleta, e se a informação do jornalista está correta, o SPFC ainda deve desembolsar um valor próximo a R$ 9 milhões para adquirir direitos que já são de sua propriedade. Trata-se de um contrassenso.
Este tema merece um esclarecimento da diretoria ao público. A quem o SPFC pagará para ampliar o vínculo com Gabriel Neves? Por quê? Quanto já foi pago anteriormente?
O espaço aqui está sempre aberto para os esclarecimentos dos responsáveis.
Boa, Flávio. Pegou mais uma “pedalada” na contabilidade tricolor.
É André, infelizmente temos muitos casos em que as informações não batem com o que foi divulgado anteriormente. A gestão do SPFC tem muitas oportunidades de melhoria.
Na minha cabeça acho que tenho a explicação.
Não é diferente de tantas compras efetivadas pelo clube sem nenhuma lógica (como as “conclusões” das compras do goleiro Jean e do Felipe, que voltou a jogar no Sport com salários pagos pelo tricolor), e outras mais, de veteranos em fim de carreira com o tal “sem custas”, mas com comissões altíssimas.
Alguém pode imaginar o porquê de tantos negócios mal explicados???
Olá Paulo,
Os maus negócios continuam, como as contratações de Orejuela e André Anderson, apenas para citar 2 casos recentes. A diretoria segue repetindo os mesmos erros da gestão passada, da qual é continuísmo.
Podem ficar tranquilos, que essa situação será muito bem esclarecida pela diretoria, afinal, transparência é a bandeira desta diretoria. (contem ironia)
Que tal perguntar para o Jack Soberano?????