Sócio ou Cliente?

Durante muitos anos frequentei uma filial da Academia Runner, que ficava perto de casa. Quando ia para lá, tinha expectativa de encontrar os vestiários limpos e organizados, a água da piscina na temperatura ideal, os equipamentos da musculação bem mantidos e ter uma boa oferta de aulas e atividades especiais, conduzidas por professores competentes. Normalmente essas expectativas eram amplamente atendidas. Ao final do mês pagava a mensalidade, e com isso se concluía a relação comercial com a academia da qual eu era CLIENTE.

Figura 1 – Estádio do Morumbi e complexo social do São Paulo Futebol Clube

Essa relação é diferente da relação entre o Clube e seus Associados. Quando entramos no São Paulo Futebol Clube esperamos encontrar os vestiários limpos e organizados, a água da piscina na temperatura ideal, os equipamentos da musculação bem mantidos e ter uma boa oferta de aulas e atividades especiais, conduzidas por professores competentes, entre muitas modalidades e opções de lazer que o Clube oferece, pois para isso pagamos a contribuição mensal e as taxas das atividades. Mas, para um SÓCIO, isso não é suficiente.

Um SÓCIO precisa ser ouvido pela administração. A opinião dos SÓCIOS deve ser respeitada pelos gestores do Clube. O SÓCIO deveria poder escolher o seu presidente, de forma direta e democrática. Um SÓCIO deveria ser consultado quando da indicação de adjuntos ou assessores das modalidades que pratica.

Um SÓCIO tem o direito de conhecer os números do Orçamento Anual aprovado pelo Conselho Deliberativo, e de receber balancetes mensais, ou ao menos trimestrais, para poder acompanhar se o plano está sendo executado corretamente pelos administradores. Hoje, infelizmente, a gestão do SPFC é marcada pela absoluta falta de transparência.

Os resultados financeiros da Instituição interessam diretamente aos SÓCIOS. Os montantes gastos, como é a aplicação do dinheiro, quais os critérios para seleção de fornecedores e fechamento de contratos, entre diversos outros exemplos, são, sim, temas que dizem respeito a todos os sócios. Um SÓCIO não deveria recorrer à imprensa para saber qual o valor real da dívida do Clube a cada mês, apenas para citar um exemplo.

Você se contenta apenas em frequentar um Clube bem cuidado, limpo, seguro, acolhedor, ou gostaria de, além de tudo isso, ter a sua opinião ouvida e seus direitos respeitados?

No dia 25 de novembro você poderá manifestar se está satisfeito com a sua condição de CLIENTE, a que foi relegado por esta administração, ou se pretende defender os seus direitos como SÓCIO!

Vote consciente!

Vote 35 – FLAVIO MARQUES, e nos candidatos da chapa SALVE O TRICOLOR PAULISTA!

4 comentários em “Sócio ou Cliente?

  1. O amigo Flávio, como mais uma vez pode ser observado, se utiliza de uma argumentação sólida e embasada nos princípios da lógica cartesiana, produziu essa tese de tamanha relevância para os associados do São Paulo FC. Quiçá o Conselho Deliberativo possa passar a contar com elementos com esse brilho, inteligência e honestidade de propósitos. Votar no Flávio, penso, é fazer uma escolha consciente e ficar na certeza de que existirá alguém presente naquele órgão, com capacidade para defender o direito dos associados. Reitero, por oportuno, que receber serviços mais qualificados e compatíveis com o valor pago pelo associado, deveria ser uma “obrigação da Diretoria” que, certamente, prevarica e só lembra do associado em anos de eleição. Nada mais a acrescentar…

  2. Parabéns texto reflete bem o q está acontecendo
    Te respondo já o cúmplice/sócio prefere um espetinho/ chopp a ideologia., respeito/amor a instituição
    Parafraseando Cristo , a instituição para essa gente não passa de uma Meretriz

    • Obrigado pelo comentário Lucas.

      Muitos sócios não se manifestam, mas sentem indignação pela falta de transparência e preocupação com a situação financeira do SPFC.

      Eu sou um idealista. Faço a minha parte, e espero que o discurso atinja os sócios que amam a Instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*