Renato Rodrigues

Renato C. Rodrigues (Renatão)

Associado nº 675

Formação acadêmica: Engenheiro e bacharel em Direito

Atividade principal: Servidor Público

Princípios e valores: Respeito, lealdade, responsabilidade, disciplina, compromisso e confiança.

Minha paixão pelo São Paulo Futebol Clube cresceu na metade dos anos 70, época em que meu Tio, torcedor ardente do SPFC, começou a me levar ao Morumbi para assistir os jogos do tricolor. Desde então, não parei mais. Atualmente vou ao estádio acompanhado do meu filho e da minha filha.  Os dois herdaram o amor do pai pelo SPFC.

Em 1980, meu saudoso pai adquiriu o título social do SPFC e, a partir daí, começamos a frequentar o complexo social ininterruptamente. São 07 anos como dependente e 36 anos como titular.

No decorrer desse longo período como associado, aproximadamente 43 anos, sempre participei ativamente das principais atividades sociais e esportivas desenvolvidas no clube, juntamente com a minha família.

Na área política, participei ativamente da histórica e vitoriosa campanha do “Não” em 2022, campanha que teve o escopo de combater a tentativa da atual diretoria de alterar o Estatuto Social, com efeitos imediatos, de modo a viabilizar, dentre outras propostas, a reeleição do atual Presidente, estender o mandado dos conselheiros eleitos de 3 para 6 anos, bem como conferir amplos poderes ao Presidente da Comissão Disciplinar ou ao Diretor Geral Social para suspender preventivamente os direitos associativos do sócio que for acusado de cometer alguma infração disciplinar, afastando-o de imediato sem direito a ampla defesa e a conclusão do devido processo legal.

Atualmente, o que mais preocupa é o exponencial aumento do déficit financeiro do SPFC, visto que frequentemente novos empréstimos são contraídos para cobrir dívidas anteriores e a geração de novas despesas. É necessário que haja um controle austero das finanças do clube, buscando reduzir ao máximo o endividamento e a ocorrência de novas despesas, pois não se pode gastar mais do que se arrecada.

Meus objetivos como candidato ao conselho:

  • Atuar na fiscalização e transparência dos atos da Presidência e Diretoria: cumprimento do orçamento, demonstrativos financeiros e análise e acompanhamento dos contratos em geral;
  • Atuar para que o associado conquiste o direito de eleger pelo voto direto o Presidente do SPFC;
  • Atuar para que os próprios usuários das atividades esportivas escolham os respectivos diretores, a fim de evitar indicações políticas;
  • Contribuir com propostas e sugestões com vistas a buscar soluções para ampliar o número de vagas de estacionamento para os associados e associadas.
  • Combate a política de favorecimento de interesses pessoais e privilégios.

10 comentários em “Renato Rodrigues

  1. Renatão, não voto, mas gostaria de deixar alguns questionamentos também ao amigo assim como foi para o Flávio, Valter, Wolney, Fábio e Paulo.

    Estamos tendo problemas pra acessar o estádio com o QR CODE, muita demora, tem pessoas entrando no fim do primeiro tempo. O que podemos fazer pra evitar isso?

    Pra evitar o cambismo tem que acabar com esse negócio de planos sócio torcedor comprar 5 ou 3 ingressos na minha opinião, qual a sua?

    Gerir o clube como uma empresa funciona mesmo? Ou seja, apenas olhando o $ não seria uma linha muito tênue entre o rebaixamento? Se o time ficar um pouco abaixo da média acaba sendo rebaixado e isso acarreta uma diminuição drástica na arrecadação.

    Sei que a dívida está alta, tínhamos um elenco ruim e caro (aí a conta não fecha mesmo) agora temos um elenco melhor e também caro, mas capaz de levantar títulos. Com as premiações extremamente altas, Morumbi lotado com ticket médio alto, consequentemente valorização dos atletas, possibilidade de patrocínio maiores pela exposição, não é um caminho pra sair do buraco financeiro e esportivo?

    Qual a sua visão sobre deixar o Morumbi perto do campo, obra semelhante ao que o River fez? Como captar esse recurso?

    • Boa tarde Danillo Brida,

      Em relação ao “QR CODE”, temos que os problemas que evolvem essa tecnologia são variados, tais como: incompatibilidade entre a tela do celular com o leitor da catraca, catraca com leitor defeituoso, etc. Assim, entendo que o torcedor não pode ficar à mercê de tecnologias que apresentam tal instabilidade. É necessário implantar uma tecnologia que viabilize o acesso do público com mais celeridade e segurança. Por isso, também sou favorável que esteja disponível a tecnologia de reconhecimento facial, sendo que esta última também reduziria a atuação dos cambistas.
      No tocante ao programa sócio torcedor, entendo que o programa deveria ser revisto com a máxima urgência, a fim de implementar mudanças que contemplem uma cota de ingressos para cada um dos planos, pois o maior patrimônio do SPFC é o seu torcedor.
      Diferencialmente das empresas, é necessário levar em conta que um clube de futebol tem uma característica peculiar que é a paixão envolvida, onde a pressão exercida pela torcida e pela impressa é elevada, tanto para evitar o rebaixamento como em relação à conquista de títulos. Assim, ao se falar em controle financeiro, muitos equívocos do ponto de vista administrativo/financeiro foram cometidos, e, dentre eles, é importante destacar que, no desespero para tirar o SPFC da fila, muitas contrações foram desastrosas para as finanças do clube, pois investiram em jogadores “medianos” por um custo muito elevado, contribuindo ainda mais com a oneração do clube. Portanto, entendo ser importante conjugar o controle financeiro com ações responsáveis e transparentes, bem como ações que promovam o aumento das receitas.
      Por fim, em relação à ampliação da capacidade do Morumbi (aproximando o público do gramado), entendo que qualquer iniciativa que contribua para aumentar o conforto do torcedor no estádio é bem-vinda, desde que não onere o clube e que a obra seja financiada por investidores.

  2. Parabéns Renatão por essa declaração de objetivos, todos alinhados com as necessidades do SPFC e seus sócios.

    Você tem muito a colaborar com o São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*