A campanha do São Paulo Futebol Clube na Copa do Brasil 2023 tem elementos de puro cinema. Um enredo com reviravoltas, vingança, momentos de desalento, fases de euforia, um “filho” que após viajar o mundo volta para salvar a família, o “caçula” desengonçado que se torna um herói improvável, entre muitas outras histórias saborosas para um autor de romances. Pensando nisso decidi organizar uma compilação de meus textos, na forma de um roteiro cinematográfico, contando essa saga.
Os textos e imagens foram retirados de meus comentários pós jogo registrados no Instagram e Facebook, sem edição. Dessa forma, fica mantida a “temperatura”, e preservada a expectativa, ao longo de cada etapa vencida no percurso até o título.
Prólogo: Dorival Junior e o Clube de Regatas do Flamengo
Dorival foi anunciado como treinador do Flamengo em 10 de junho de 2022, e teve curta, mas vitoriosa passagem à frente do time da Gávea. Como técnico do Rubro-negro, Dorival conquistou os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores da América daquele ano, vencendo, respectivamente, o Corinthians e o Athlético-PR. Quando esperava uma proposta para renovação de contrato, foi comunicado pelos dirigentes do CRF que não seria o comandante da equipe em 2023. Dorival ficou livre no mercado, e voltou para Florianópolis, cidade que escolheu para fixar residência.
Terceira fase – São Paulo x Ituano – jogo de ida – 11/04/2023
São Paulo estreia na Copa do Brasil 2023. Encerrado no Morumbi: São Paulo 0 x 0 Ituano
Sem atuar na capital há quase um mês, o Tricolor voltou a encontrar a sua torcida. As sonoras vaias ao final do jogo mostraram, porém, que não foi um reencontro feliz.
Com mais de três semanas para treinos e recuperar atletas, todos esperavam mais do time.
Rogério colocou o time em campo utilizando um esquema 3-5-2, mais uma vez escalando Michel Araujo como ala esquerda. O limitado Erison foi o companheiro de Calleri no ataque. O Ituano se limitava a fechar os espaços e bloquear qualquer iniciativa do São Paulo. O primeiro tempo terminou sem emoções.
No intervalo o técnico São-paulino fez três substituições, entrando Luciano, Rafinha e David nos lugares de Erison, Nathan e Alan Franco. Com essas alterações, o SPFC voltou a jogar no esquema 4-2-4 que Rogério utilizou no Campeonato Paulista.
As mudanças surtiram pouco efeito. O Tricolor não conseguia criar oportunidades de gol, e passou a ficar mais exposto aos contra-ataques do time do interior. A única chance real de gol do São Paulo só aconteceu nos acréscimos, em cabeçada de Luciano defendida pelo goleiro visitante. O São Paulo não fez por merecer resultado melhor.
A vaga para as oitavas de final será decidida em Itu. O vencedor passará a próxima fase, e qualquer empate levará a uma disputa de pênaltis. Pelo desempenho de hoje, não se pode apontar o Tricolor como favorito. Nosso time é muito limitado. Não temos nenhum meia armador para organizar o jogo, falta um lateral esquerdo para suprir a ausência de Welington, no ataque apenas Calleri se destaca. Muitos dos contratados, como David e Marcos Paulo, não justificaram ainda a vinda para o Tricolor.
No final de semana o São Paulo estreia no Campeonato Brasileiro, enfrentando o Botafogo no Rio de Janeiro. A prioridade deste ano tem que ser para o campeonato em pontos corridos, visando a manutenção da equipe na Série A. Pobre São Paulo!
Nota do autor: Rogério Ceni foi demitido do São Paulo Futebol Clube no dia 19/04/2023, e substituído por Dorival Junior, que teve sua contratação anunciada no dia seguinte.
Terceira fase – Ituano x São Paulo – jogo de volta – 25/04/2023
Noite de Copa do Brasil. Em Itu, encerrado: Ituano 0 x 1 São Paulo
São Paulo classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil. Dorival Junior, em sua segunda partida no comando do SPFC, enfrenta sua primeira decisão e confirma o bom início de trabalho.
O São Paulo começou o jogo pressionando muito o “Galo” de Itu, que por sua vez se defendia bem. Atuando no esquema 4-1-3-2, com Rafael no gol e a defesa formada por Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista, Pablo Maia era o volante de contenção, os 3 meias Gabriel Neves, Nestor e Alisson, com Luciano e Marcos Paulo avançados. Os cinco jogadores de frente do Tricolor se movimentaram muito, mas os ataques foram quase todos pelo lado direito do ataque do SPFC. A melhor oportunidade do primeiro tempo foi um chute de Nestor da entrada da área, que exigiu boa defesa de Jeferson Paulino.
O Tricolor voltou para o segundo tempo sem alterações. O jogo seguia praticamente o mesmo roteiro do primeiro tempo, mas o Ituano tentava criar algumas jogadas, e não só destruir. Aos 17 minutos Dorival sacou Gabriel Neves para pôr W. Rato em campo. Em sua primeira participação, Rato recebe na intermediária, avança e acerta ótimo chute de perna esquerda para abrir o placar – 0 x 1 – aos 18 minutos. Após o gol o Tricolor recuou e limitou-se a trocar passes e “cozinhar o Galo”. O Ituano partiu para o ataque, mas de forma desordenada, não ameaçou o SPFC e ainda deu espaço para contra-ataques desperdiçados pelos atacantes do Tricolor.
No final de semana as atenções voltam para a competição mais importante do ano, o Brasileiro da Série A, e o Tricolor enfrentará o Coritiba no Couto Pereira. Vamos São Paulo!
Oitavas de Final – Sport Recife x São Paulo – jogo de ida – 17/05/2023
Na Ilha do Retiro, encerrado: Sport 0 x 2 São Paulo
Esta foi uma noite de fazer barba e cabelo nos rubro-negros.
No Ginásio do Morumbi nosso time de basquete depenou o “Urubu”, eliminando o Flamengo por 3 x 0 na semifinal, garantindo vaga nas finais do NBB 2022/23. E pela Copa do Brasil o time de Dorival Junior tosou a juba do “Leão do Nordeste”, abrindo uma vantagem considerável para o jogo de volta.
No primeiro tempo Rafael foi decisivo em duas oportunidades, garantindo o zero no placar parcial. Os gols do Tricolor vieram com dois atacantes que entraram durante o jogo. Luciano, aos 25 minutos, e Marcos Paulo, aos 43, deram os números finais ao placar.
No Sábado nossas atenções se voltam para o Campeonato Brasileiro, com o Tricolor recebendo o Vasco da Gama no Morumbi. Vamos São Paulo!
Oitavas de Final – São Paulo x Sport – jogo de volta – 01/06/2023
No Morumbi, pela Copa do Brasil, encerrado:
São Paulo 1 x 3 Sport Recife (5 x 3 nos pênaltis)
São Paulo classificado para as quartas de final da Copa do Brasil.
Dorival escalou o time titular para o confronto de volta da Copa do Brasil. E como é triste ver que Alisson está entre os titulares do SPFC.
O Tricolor começou muito bem no jogo, e o goleiro visitante já havia feito três grandes defesas antes de Michel Araújo marcar um golaço, 1 x 0, aos 26 minutos. O SPFC continuou bem na partida, e criou pelo menos mais duas chances reais de gol antes dos 40 minutos de jogo. O Sport empatou em lance isolado, aos 44 minutos, em que o atacante se aproveitou de um rebote de Rafael após chute forte da entrada da área. O placar de 1 x 1 no primeiro tempo foi um castigo para o São Paulo, que não pode perder tantas oportunidades em um jogo decisivo.
O segundo tempo, porém, foi todo do “Leão do Nordeste”. O Rubro-negro virou aos 6 minutos, 1 x 2, em escanteio cobrado de forma venenosa no primeiro pau. O jogador do Sport apenas desviou a bola de Rafael para marcar. O Tricolor não conseguia jogar, pressionado pelos Pernambucanos, que não desistiam. O Rubro-negro ampliou aos 49 minutos, 1 x 3, em escanteio cobrado de forma venenosa no primeiro pau. O jogador do Sport apenas desviou a bola de Rafael para marcar. Não, não errei no meu texto, os gols foram idênticos. Apito final. Decisão por pênaltis.
Na decisão por pênaltis o São Paulo teve mais competência, acertou suas cinco cobranças e venceu por 5 x 3. Tricolor classificado, para alegria dos quase cinquenta mil torcedores presentes.
Caiu a invencibilidade de Dorival Jr., que perdeu também os 100% de aproveitamento no Morumbi. Por pouco o desastre poderia ter sido ainda maior. No final de semana o jogo é em Porto Alegre, contra o Grêmio, pelo Brasileiro. Vamos São Paulo!
Quartas de Final – São Paulo x Palmeiras – jogo de ida – 05/07/2023
Pela Copa do Brasil, fase quartas de final, jogo de ida, encerrado no Morumbi:
São Paulo 1 x 0 Palmeiras
Ao vencer o “Choque Rei” o Tricolor dá um importante passo na busca da vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Se repetir no Palestra Itália o bom desempenho desta noite, o SPFC terá boa probabilidade de garantir a classificação, mas será uma tarefa difícil e nada está decidido.
O técnico Dorival Junior surpreendeu a todos ao escalar Calleri entre os titulares. O atacante argentino não treinou esta semana com o time, pois estaria se recuperando de dores nas costas.
O São Paulo iniciou pressionando o Palmeiras em seu campo, mas o goleiro Weverton quebrava essa pressão com chutões para bem longe da área alviverde. O time de Parque Antartica atacava pela direita, explorando com muita velocidade os espaços nas costas de Caio Paulista. O Tricolor começou a melhorar ofensivamente a partir dos 25 minutos e teve boas chances com Calleri e Rato, mas não conseguiu abrir o placar no primeiro tempo.
O São Paulo voltou para o segundo tempo sem Calleri, Luciano e Gabriel Neves. Entraram Juan, Alisson e Rodriguinho. Uma bela lua cheia surgiu de trás das arquibancadas para iluminar o desfile Tricolor. Wellington Rato posicionou-se como segundo atacante, com Juan de centroavante, Rodriguinho e Alisson deram mais mobilidade ao meio campo, e o Tricolor fez um ótimo segundo tempo. O golaço de Rafinha, 1 x 0 aos 37 minutos, veio quando o Palmeiras já estava satisfeito com o empate. Um excelente público de 54.593 torcedores apoiou o time do começo ao fim e comemorou o importante resultado.
No final de semana o São Paulo vai a Bragança Paulista para enfrentar o Red Bull pelo Campeonato Brasileiro. Vamos São Paulo!
Quartas de final – Palmeiras x São Paulo – jogo de volta – 13/07/2023
Encerrado no Palestra Itália: Palmeiras 1 x 2 São Paulo
São Paulo classificado para as semifinais da Copa do Brasil.
Dorival Junior surpreendeu ao escalar Alisson na vaga de Pablo Maia. Alisson surpreendeu ao fazer uma boa partida como volante, até ser substituído.
As reclamações da direção do Palmeiras fizeram efeito, e antes dos 25 minutos o São Paulo já tinha dois jogadores “amarelados” – Alisson e Luciano. Após uma pressão inicial do time da casa, o São Paulo equilibrava o jogo quando, aos 33 minutos, Piquerez tentou cruzar, errou, e, sem querer, abriu o placar, 1 x 0. Apesar do gol sofrido, o Tricolor seguiu bem e só não chegou ao empate devido a uma grande defesa de Weverton. Gol sem querer também vale, e o 1 x 0 foi fruto do imponderável. Coisas do futebol.
O Tricolor fez uma exibição de gala no segundo tempo. Logo aos 4 minutos Caio Paulista empatou, 1 x 1, após receber assistência de Luciano. O SPFC marcou logo em seguida o que seria o gol da virada, anulado pela arbitragem apesar da interpretação contrária do VAR. Após os 30 minutos o alviverde partiu para o abafa. O time todo avançado deu espaço ao contra-ataque do São Paulo, que aproveitou para dar números finais ao placar aos 44 minutos, com David, 1 x 2.
O São Paulo venceu, com autoridade, os dois jogos contra a equipe que tem o suposto melhor elenco do Brasil, e agora espera o vencedor do confronto entre Corinthians e América MG. O Tricolor, em qualquer hipótese, entrará como favorito nas semifinais.
No Domingo o jogo será contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro, e uma vitória poderá colocar o Tricolor no G6. Vamos São Paulo!
Semifinais – Corinthians x São Paulo – jogo de ida – 25/07/2023
Pela Copa do Brasil, jogo de ida das semifinais, encerrado o Majestoso em Itaquera:
Corinthians 2 x 1 São Paulo
Corinthians sai na frente na disputa por uma vaga na final, mas não há nada decidido.
O jogo começou muito nervoso, com os dois times cautelosos, com medo de errar. As coisas se complicaram para o Tricolor aos 25 minutos, quando perdeu Calleri com aparente contusão muscular. Juan, formado na base do São Paulo, entrou em campo sob muita pressão. O empate sem gols foi um retrato preciso da partida na primeira etapa.
O segundo tempo começou com gol do time da casa logo aos 2 minutos. Renato Augusto chutou da entrada da área, com muitos jogadores na frente, e bateu Rafael que estava com a visão encoberta (1 x 0). O Tricolor passou a buscar mais o gol, e conseguiu o empate aos 9 minutos, 1 x 1, em finalização de média distância de Luciano, bola que bateu na trave e na perna de Cassio antes de entrar. O jogo seguiu mais aberto dos dois lados, mas o SPFC tinha mais volume de jogo e criava mais oportunidades. O segundo gol alvinegro veio aos 36 minutos, quando Caio Paulista falhou ao tentar cortar um passe longo, Renato Augusto recebeu livre na área e fuzilou na saída de Rafael (2 x 1), fechando o placar.
Hoje tivemos uma amostra das limitações técnicas do elenco Tricolor. Ao perder Calleri não tínhamos um suplente para a posição de centroavante, quando Dorival começou a fazer as substituições por cansaço, o time caiu muito de produção. O cartão amarelo recebido hoje tira Luciano do jogo de volta, dia 16/08 no Morumbi.
Agora é voltar o foco para o Brasileiro, competição mais importante do ano, em que o Tricolor receberá o Bahia no Domingo. Vamos São Paulo!
Nota do autor: o São Paulo Futebol Clube anunciou em 02 de agosto de 2023 a contratação de Lucas Moura, que havia ficado sem contrato na Europa. Foi uma cartada ousada e certeira da diretoria de futebol, trazendo, ainda que por um curto período de tempo, um atleta que veio indiscutivelmente reforçar o time.
Semifinais – São Paulo x Corinthians – jogo de volta – 16/08/2023
Semifinais da Copa do Brasil 2023, jogo de volta, encerrado no Morumbi:
São Paulo 2 x 0 Corinthians
Classificação com emoção!!!
Lucas entrou como titular no lugar de Luciano, suspenso. James Rodriguez iniciou no banco, e não entrou. Dorival manteve seu time titular, com Wellington na lateral esquerda substituindo Caio Paulista, contundido.
Antes do jogo começar houve um espetáculo de luzes e fogos de artifício. Com a bola rolando o show foi de Rato, que marcou um golaço aos 13 minutos, 1 x 0, e Lucas. Lucas marcou o segundo gol, de cabeça, aos 32 minutos, 2 x 0, e quatro minutos depois fez jogada espetacular, mas Cassio salvou com os pés. O Tricolor dominou totalmente a primeira etapa e poderia ter aberto vantagem mais confortável.
O São Paulo jogou bem os primeiros minutos do segundo tempo, e Rato desperdiçou uma excelente oportunidade aos 15 minutos. A partir daí, entretanto, o time visitante começou a pressionar em busca do empate, e o gol que levaria à disputa de pênaltis não saiu graças ao trabalho de Rafael. O sufoco durou até o apito final do árbitro.
Há tempos que eu não sentia tanta vibração, do concreto e da torcida, no Morumbi. Os 62.093 pagantes deixaram uma renda bruta de R$ 8,5 milhões nos cofres do SPFC. Agora o Tricolor enfrentará o Flamengo pela final da Copa do Brasil. Com Lucas Moura no time o futebol do São Paulo cresce muito, e chegamos à decisão em igualdade de condições com o adversário. Vamos São Paulo!
Final – Flamengo x São Paulo – primeiro jogo – 17/09/2023
No Estádio Mário Filho, o Maracanã, encerrado: Flamengo 0 x 1 São Paulo
São Paulo vence e dá um grande passo em busca de sua primeira Copa do Brasil.
Dorival Junior foi cauteloso, deixou Luciano no banco para regressar com Nestor no time titular. A presença de Arboleda surpreendeu a todos, devido à rápida recuperação de uma contusão muscular.
O jogo no primeiro tempo foi muito tático. O Flamengo com marcação avançada tentava tomar a bola na saída de jogo do São Paulo, mas sem sucesso. O setor defensivo do Tricolor fazia uma grande partida e não dava chances ao rubro-negro. O SPFC, passada a pressão inicial, tocava bem a bola no meio-campo e ataque. Nos acréscimos, Nestor cruzou da esquerda para Calleri marcar, de cabeça, abrindo o placar, 0 x 1 aos 46 minutos.
O Flamengo voltou para o segundo tempo com mais ímpeto, empurrando o Tricolor para o campo de defesa. O domínio territorial e de posse de bola, entretanto, não resultou em criação de oportunidades. A rigor, Rafael não fez nenhuma defesa difícil na partida.
A vitória do Tricolor premiou Calleri, artilheiro dos gols decisivos, e um time que seguiu à risca um plano tático bem elaborado. O Flamengo não conseguiu em nenhuma oportunidade levar vantagem sobre a defesa Tricolor.
O empate no Morumbi, no próximo Domingo, dará ao SPFC sua primeira Copa do Brasil. Se repetirmos a atuação de hoje estaremos muito perto do título.
Vamos São Paulo!
Final – São Paulo x Flamengo – finalíssima – 24/09/2023
Tomada 1
É CAMPEÃO!!!!
É CAMPEÃO!!!!
É CAMPEÃO!!!
Tomada 2
Encerrado no Morumbi: São Paulo 1 x 1 Flamengo
São Paulo CAMPEÃO da Copa do Brasil 2023!
Como em um roteiro de filme, antes dos dez minutos o time perdeu seu zagueiro mais experiente, Arboleda, contundido. Diego Costa, jovem formado na base Tricolor, entrou em campo com toneladas de responsabilidade nas costas e foi muito bem.
Nesse filme, dois personagens merecem citação especial, Dorival Junior e Rodrigo Nestor.
Dorival Junior, com discrição e muito trabalho, organizou um time “operário” que derrotou na sequência Palmeiras, Corinthians e Flamengo, três dos elencos mais qualificados do país. Com toques de drama, Dorival superou na final o mesmo clube que o havia demitido após conquistar dois títulos – Copa do Brasil e Libertadores – em 2022.
Rodrigo Nestor, sempre muito criticado pela torcida e imprensa, está no elenco principal do SPFC desde 2019 e foi titular com Diniz, Crespo, Ceni e agora Dorival. Nestor deu a assistência para Calleri marcar o gol da vitória no Maracanã, e marcou o golaço de empate que arrefeceu os ânimos rubro-negros e, por fim, nos deu um título inédito.
A volta de Lucas foi importante para dar mais qualidade e maturidade ao time. A contratação de Lucas Moura, ainda que por um prazo reduzido, foi uma grande cartada da diretoria de futebol. Lucas, jovem, deixou o Morumbi em 2012 após protagonizar a conquista da Sul-Americana, e retorna para ser decisivo na reta final desta Copa do Brasil.
Todos os méritos para a comissão técnica e atletas que compõem um elenco comprometido.
Parabéns para a TORCIDA que vem dando show com grandes públicos em todos os jogos, e hoje teve uma retribuição.
Hoje o torcedor São-paulino pode comemorar e gritar que é CAMPEÃO DE TUDO!
SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL 2023!
Pós Epílogo – Cruzeiro Esporte Clube
O Cruzeiro Esporte Clube, associação que encerrou suas atividades no futebol profissional em 2021, e foi substituída nas competições por uma SAF fundada naquele ano, conquistou a Copa do Brasil nos anos de 2017 e 2018, sagrando-se hexa campeão do torneio eliminatório nacional.
O Cruzeiro segue como o maior vencedor da Copa do Brasil. À medida que apresentava bons resultados no campo, porém, a direção do Cruzeiro seguia aumentando a dívida do clube. Desestruturado administrativa e financeiramente, o Cruzeiro Esporte Clube foi rebaixado para a série B em 2019, divisão em que permaneceu até o fim de suas atividades no futebol. O clube de Minas atingiu um estágio de insolvência absoluta, e não teve outra alternativa senão entregar seu patrimônio futebolístico, pelo valor da dívida, para uma SAF liderada pelo ex-jogador Ronaldo Nazário.
Os dirigentes do São Paulo Futebol Clube precisam ficar atentos, para evitar que ocorra no Morumbi o que aconteceu com o Cruzeiro. Para ser vitoriosa no longo prazo, uma equipe necessita ter equilíbrio em sua administração.
Vamos São Paulo!
Flávio Marques um tricolor ilustre, o homem dos números e também de uma paixão imensurável pelo nosso SPFC, suas fotos são momentos de um filme que boa parte também se passou comigo. Eu mesmo não consigo colocar pra fora o tamanho da minha felicidade atual.
Obs: o que vai nos diferenciar do Cruzeiro é ter um estádio próprio e grande, um poder muito maior de arrecadação e uma base que sempre nos salva, seja no campo ou nas finanças.
Vamos SPFC!
Muito obrigado pelas palavras, Danilo,
O SPFC tem, sem dúvida, um potencial de arrecadação muito maior de arrecadação do que o Cruzeiro, e isso vem nos salvando. Mas eu fico preocupado.
Um abraço e ótima semana.
Flavio
Muito bom! Texto esmerado com assinatura desse excelente redator!
Obrigado Waldir!